Pular para o conteúdo principal

Mercado de trabalho dá sinais de melhora

O triênio de 2015 a 2017 foi extremamente danoso para o mercado de trabalho formal na Feira de Santana. No intervalo, foram extintos, no saldo, 12.208 postos. Quando se considera que 2014 também não foi nada auspicioso – 914 vagas evaporaram, no saldo – chega-se a uma cifra impressionante: 13.122 vagas extintas, no saldo. A catástrofe reflete a mais aguda crise econômica enfrentada pelo País em décadas, com forte efeito sobre o município, conforme atestam as estatísticas.
Mas parece que, de fato, a crise começa a arrefecer por aqui. É o que mostram os números mais recentes sobre o desempenho do mercado de trabalho. A recuperação vem sendo consistente: em 2017, o saldo final foi positivo em apenas 389 postos. Mas isso graças ao desempenho do último trimestre do ano, quando foram criados 1.076 empregos, no saldo.
A arrancada prosseguiu no primeiro bimestre de 2018: em janeiro e fevereiro foram gerados, no saldo, 703 empregos. Janeiro foi o mês com resultado mais favorável: 502 novos postos. Desde outubro – são cinco meses contabilizados – o único mês com queda foi dezembro, com menos 56 vagas. E os dois primeiros meses do ano, tradicionalmente áridos para o mercado de trabalho, surpreenderam positivamente.
Em circunstâncias normais, haveria razões para indicar que a crise econômica, finalmente, findou. O interminável quiproquó político, porém, exige cautela: é difícil apostar nas eleições que podem, simplesmente, produzir mais instabilidade. Isso retardaria a retomada da produção, com efeitos danosos sobre o emprego.

Construção Civil

Os números sobre a Feira de Santana trazem um alento para os profissionais da construção civil: é que, no bimestre, os serventes de obra – os ajudantes de pedreiro – contaram com a abertura de 101 vagas, no saldo; os pedreiros, por sua vez, foram contemplados com 86 oportunidades, também no saldo. O desempenho representa um alento para os profissionais duramente castigados pela crise econômica.
No fatídico triênio 2015/2017 só os serventes de pedreiro testemunharam o encolhimento de 2.123 postos de trabalho; os pedreiros, mais 1.429 oportunidades a menos. O desastre decorreu da exaustão do boom imobiliário que absorveu quantidade significativa de mão de obra e que era sustentado, sobretudo, pelos investimentos públicos em habitação popular.
É óbvio que enxergar a retomada daqueles níveis de investimentos é ilusão, sobretudo em função da situação das contas públicas. Mas é possível que, após a suspensão de novos lançamentos por longo intervalo, a demanda reflita algum consumo que se restabelece. É pouco em relação àquilo que foi perdido, mas é um alento.

Demais setores

Quem também impulsionou a geração de postos de trabalho foi o telemarketing. No total, foram gerados 303 postos no saldo, entre o atendimento ativo e o receptivo. É o setor que, na Feira de Santana, vem passando ao largo da crise, com a geração contínua de oportunidades. Os salários é que não são nada atraentes: R$ 784,21, na média, para as funções ativa e receptiva; e R$ 888,56 para o telemarketing ativo.
Note-se que as mudanças trabalhistas promovidas por Michel Temer (MDB), o mandatário de Tietê, ainda não surtem efeito pleno. A redução salarial, por exemplo, não foi sentida em sua plenitude. É algo que futuras investigações vão desnudar melhor.
Não deixa de ser alvissareiro – depois de uma tenebrosa recessão – constatar que, finalmente, a Feira de Santana começa a sair do atoleiro econômico. Isso, claro, se as incertezas políticas se desfizerem, o que não parece garantido. Vai ser necessário apurar, também, a qualidade dos postos de trabalho que estão sendo gerados.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Parlamento não digere a democracia virtual

A tentativa do Congresso Nacional de cercear a liberdade de opinião através da Internet é ao mesmo tempo preocupante e alvissareira. Preocupante por motivos óbvios: trata-se de mais uma ingerência – ou tentativa – da classe política de cercear a liberdade de opinião que a Constituição de 1988 prevê e que, até recentemente, era exercida apenas pelos poucos “privilegiados” que tinham acesso aos meios de comunicação convencionais, como jornais impressos, emissoras de rádio e televisão. Por outro lado, é alvissareira por dois motivos: primeiro porque o acesso e o uso da Internet como meio de comunicação no Brasil vem se difundindo, alcançando dezenas de milhões de brasileiros que integram o universo de “incluídos digitais”. Segundo, porque a expansão já causa imensa preocupação na Câmara e no Senado, onde se tenta forjar amarras inúteis no longo prazo. Semana passada a ingerência e a incompreensão do que representa o fenômeno da Internet eram visíveis através das imagens da TV Senado:

Cultura e História no Mercado de Arte Popular

                                Um dos espaços mais relevantes da história da Feira de Santana é o chamado Mercado de Arte Popular , o MAP. Às vésperas de completar 100 anos – foi inaugurado formalmente em 27 de março de 1915 – o entreposto foi se tornando uma necessidade ainda no século XIX, mas só começou a sair do papel de fato em 1906, quando a Câmara Municipal aprovou o empréstimo de 100 contos de réis que deveria custear sua construção.   Atualmente, o MAP passa por mais uma reforma que, conforme previsão da prefeitura, deverá ser concluída nos próximos meses.                 Antes mesmo da proclamação da República, em 1889, já se discutia na Feira de Santana a necessidade de construção de um entreposto comercial que pudesse abrigar a afamada feira-livre que mobilizava comerciantes e consumidores da região. Isso na época em que não existia a figura do chefe do Executivo, quando as questões administrativas eram resolvidas e encaminhadas pela Câmara Municipal.           

“Um dia de domingo” na tarde de sábado

  Foi num final de tarde de sábado. Aquela escuridão azulada, típica do entardecer, já se irradiava pelo céu de nuvens acinzentadas. No Cruzeiro, as primeiras sombras envolviam as árvores esguias, o casario acanhado, os pedestres vivazes, os automóveis que avançavam pelas cercanias. No bar antigo – era escuro, piso áspero, paredes descoradas, mesas e cadeiras plásticas – a clientela espalhava-se pelas mesas, litrinhos e litrões esvaziando-se com regularidade. Foi quando o aparelho de som lançou a canção inesperada: “ ... Eu preciso te falar, Te encontrar de qualquer jeito Pra sentar e conversar, Depois andar de encontro ao vento”. Na mesa da calçada, um sujeito de camiseta regata e bermuda de surfista suspendeu a ruidosa conversa, esticou as pernas, sacudiu os pés enfiados numa sandália de dedo. Os olhos percorriam as árvores, a torre da igreja do outro lado da praça, os táxis estacionados. No que pensava? Difícil descobrir. Mas contraiu o rosto numa careta breve, uma express