Pular para o conteúdo principal

O futuro das feiras-livres


Os rumos das atividades comerciais são ditados pelos hábitos dos consumidores. A constatação, que é óbvia, se aplica até mesmo aos gêneros de primeira necessidade, como os alimentos. As mudanças no comportamento dos indivíduos favorecem o surgimento de novas atividades comerciais, assim como põem em xeque antigas estratégias de comercialização. A maioria dessas mudanças, porém, ocorre de forma lenta, diluindo a percepção sobre a profundidade e a extensão. Atualmente, por exemplo, vivemos a prolongada transição que tirou as feiras-livres do centro das atividades comerciais.
A origem das feiras-livres como estratégia de comercialização surgiu na Idade Média, quando as cidades começavam a florescer. Algumas das maiores cidades européias modernas são frutos das feiras que se organizavam com o propósito de permitir que produtores de distintas localidades comercializassem seus produtos.
As distâncias, as dificuldades de locomoção e a intermitência das safras exigiam uma solução que as feiras-livres contemplavam com plenitude: realizavam-se em uma localidade determinada (cujo acesso de dava pelas estradas que iam surgindo) e em datas determinadas, acomodando as difíceis (e arriscadas) locomoções.
Com o desenvolvimento das cidades, porém, surgiram os mercados, o transporte foi facilitado, a atividade comercial sobrepujou a agricultura e as feiras primitivas foram perdendo importância para os centros comerciais, onde surgiam inúmeros estabelecimentos.

FEIRA DE SANTANA

Feira de Santana também já foi uma feira-livre e, como muitas outras, surgiu graças à localização estratégica privilegiada. A antiga feira de gado incorporou produtos, originou pequenos estabelecimentos comerciais, atraiu moradores e se tornou a maior cidade do interior do Nordeste, conservando sua tradição mercantil até os dias atuais através de um comércio pujante.
A evolução, porém, promoveu transformações. A antiga feira, existente no centro comercial da cidade, foi transferida há 30 anos para o Centro de Abastecimento. As feiras-livres dos bairros se expandiam, normalmente acontecendo nos finais de semana. Foi também um reflexo do crescimento da cidade, que tornou as distâncias maiores e dificultou deslocamentos.
Mas mais adiante vieram outras transformações, com a proliferação dos supermercados de dimensões variadas, oferecendo uma maior variedade de produtos e funcionando durante todo o dia. Esses estabelecimentos, inclusive, entraram em concorrência direta com as feiras-livres, já que vendiam também produtos semelhantes.

URBANIZAÇÃO

O processo descrito acima caminha paralelo com a expansão urbana. Tanto que à medida que as cidades crescem, a importância relativa das feiras-livres se reduz. É o caso de Salvador: feiras-livres como São Joaquim hoje sobrevivem graças às atividades no atacado, embora ainda existam atividades que sobrevivam do comércio no varejo. No restante da cidade sobrevivem poucas feiras, como no Rio Vermelho e em Itapuã, mas que persistem vendendo no varejo.
O paradigma da distribuição de hortifrutigranjeiros, porém, é a central de distribuição (Ceasa) que funciona na rodovia CIA-Aeroporto e que fornece os produtos comercializados em boa parte dos bairros populares da capital. Esse sistema concorre com os grandes, médios e pequenos supermercados disseminados pela capital baiana e que, parcialmente, se abastecem na própria Ceasa.
É claro que Feira de Santana ainda não possui dimensões urbanas capazes de comportar um sistema organizado nesses moldes, já que aqui o varejo possui força e as distâncias são menores que em Salvador e na Região Metropolitana. Mas é indiscutível que o papel secundário desempenhado pelas feiras-livres frente à rede de supermercados é irreversível.
Culturalmente é algo lastimável. As feiras-livres são parte da herança cultural do Nordeste, fazem parte da essência do povo nordestino, moldado no enfrentamento das agruras climáticas e das limitações econômicas. Mas mesmo essa cultura viva parece fadada a sucumbir ante a lógica dos grandes supermercados, gestada na frieza dos escritórios dos Estados Unidos e da Europa. A evolução da História é irrefreável, diriam alguns, com razão. Mas no que se aplica às feiras-livres existentes Nordeste afora, seria desejável que essa evolução não fosse tão implacável.

Comentários

  1. Cara, seu texto é muito bom, e seria bastante útil numa matéria que estou produzindo. Posso citá-lo?

    ResponderExcluir
  2. Eduardo: Seu texto é muito bom, retrata a realidade das nossas feiras, um patrimonio que esta se perdendo no meio de um mundo capitalista tão moderno.

    ResponderExcluir
  3. Andre, sou aluno da Fac III Campinas - SP. e estou fazendo um trabalho de faculdade onde estamos abordando extatamente a importancia da conservação da cultura de feiras, visando não só o lucro, mas tambem a preservção da tradição, o objetivo é aprimorar as feiras existentes, tornado-as mais agradaveis a todos os publicos.
    caso tenha disponibilidade para conversar sobre o assunto e dar uma "mãozinha" com o trabalho ficarei grato.
    meu e-mail/msn é, aurissol@hotmail.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O Parlamento não digere a democracia virtual

A tentativa do Congresso Nacional de cercear a liberdade de opinião através da Internet é ao mesmo tempo preocupante e alvissareira. Preocupante por motivos óbvios: trata-se de mais uma ingerência – ou tentativa – da classe política de cercear a liberdade de opinião que a Constituição de 1988 prevê e que, até recentemente, era exercida apenas pelos poucos “privilegiados” que tinham acesso aos meios de comunicação convencionais, como jornais impressos, emissoras de rádio e televisão. Por outro lado, é alvissareira por dois motivos: primeiro porque o acesso e o uso da Internet como meio de comunicação no Brasil vem se difundindo, alcançando dezenas de milhões de brasileiros que integram o universo de “incluídos digitais”. Segundo, porque a expansão já causa imensa preocupação na Câmara e no Senado, onde se tenta forjar amarras inúteis no longo prazo. Semana passada a ingerência e a incompreensão do que representa o fenômeno da Internet eram visíveis através das imagens da TV Senado:

Cultura e História no Mercado de Arte Popular

                                Um dos espaços mais relevantes da história da Feira de Santana é o chamado Mercado de Arte Popular , o MAP. Às vésperas de completar 100 anos – foi inaugurado formalmente em 27 de março de 1915 – o entreposto foi se tornando uma necessidade ainda no século XIX, mas só começou a sair do papel de fato em 1906, quando a Câmara Municipal aprovou o empréstimo de 100 contos de réis que deveria custear sua construção.   Atualmente, o MAP passa por mais uma reforma que, conforme previsão da prefeitura, deverá ser concluída nos próximos meses.                 Antes mesmo da proclamação da República, em 1889, já se discutia na Feira de Santana a necessidade de construção de um entreposto comercial que pudesse abrigar a afamada feira-livre que mobilizava comerciantes e consumidores da região. Isso na época em que não existia a figura do chefe do Executivo, quando as questões administrativas eram resolvidas e encaminhadas pela Câmara Municipal.           

“Um dia de domingo” na tarde de sábado

  Foi num final de tarde de sábado. Aquela escuridão azulada, típica do entardecer, já se irradiava pelo céu de nuvens acinzentadas. No Cruzeiro, as primeiras sombras envolviam as árvores esguias, o casario acanhado, os pedestres vivazes, os automóveis que avançavam pelas cercanias. No bar antigo – era escuro, piso áspero, paredes descoradas, mesas e cadeiras plásticas – a clientela espalhava-se pelas mesas, litrinhos e litrões esvaziando-se com regularidade. Foi quando o aparelho de som lançou a canção inesperada: “ ... Eu preciso te falar, Te encontrar de qualquer jeito Pra sentar e conversar, Depois andar de encontro ao vento”. Na mesa da calçada, um sujeito de camiseta regata e bermuda de surfista suspendeu a ruidosa conversa, esticou as pernas, sacudiu os pés enfiados numa sandália de dedo. Os olhos percorriam as árvores, a torre da igreja do outro lado da praça, os táxis estacionados. No que pensava? Difícil descobrir. Mas contraiu o rosto numa careta breve, uma express