Pular para o conteúdo principal

Venda de armas impulsionará Faroeste Caboclo

A reforma da Previdência subiu no telhado: o tema, impopular em ano eleitoral, sai de cena. A segurança pública – problema com forte apelo junto à sociedade – foi alçada à condição de grande mote das eleições 2018. Michel Temer (MDB-SP), o mandatário de Tietê – que alimenta o delirante sonho da reeleição – decretou intervenção federal no Rio de Janeiro e, agora, aguarda os aplausos de cariocas e fluminenses. Caso a medida resulte de fato na redução transitória da violência, a tendência é que seja replicada em outros estados.
Nesse novo cenário quem se movimenta com desenvoltura é a bancada da bala, lá no Congresso Nacional. E começa a se equipar para impor sua agenda ao longo de 2018, aproveitando-se do terror que a violência vem provocando nos brasileiros. A lista de projetos é extensa e, caso avance, vai, na prática, significar a revogação do estatuto do desarmamento.
O discurso beligerante, da autoafirmação pela força das balas, é verniz para encobrir o poderoso lobby da indústria bélica, aqui e lá de fora. Essas empresas financiam candidaturas, labutam pela comercialização, porte e posse de armas e são beneficiárias do discurso do terror nos centros urbanos. E, evidentemente, principais interessadas no apelo pela liberação da venda de armas.
Há, já, projetos engatilhados que podem ser votados em breve. Entre as hipotéticas mudanças, está a redução da idade mínima exigida para a posse de 25 para 21 anos e a dispensa da comprovação da necessidade de dispor da arma. Atualmente, há outras exigências como comprovar residência e emprego fixo, ausência de antecedentes criminais, além de não ser investigado em inquérito e apresentar capacidade técnica e aptidão psicológica para manusear arma de fogo.

Cidadão armado

Revogando esses obstáculos, vai ficar moleza conseguir uma arma de fogo para “se defender dos bandidos”. Como o cidadão se julga mais inseguro nas ruas que em casa, não vai hesitar em sair armado por aí, mesmo sem a permissão formal. Na tensão das grandes cidades, desavenças no trânsito começarão a ser resolvidas a bala, como era muito comum no passado, quando havia mais facilidade para comprar arma.
Mas não vai parar por aí: os finais de semana também ficarão arriscados. O som alto do vizinho, um mal-entendido no meio da farra, um olhar indiscreto para a mulher do outro, uma dívida, rixas pessoais, tudo poderá ser resolvido indo buscar o revólver em casa, rapidamente. Hoje, inclusive, não é difícil encontrar episódios do gênero no noticiário. Mas isso vai se tornar ainda mais comum.
Reza o senso das ruas que, com arma em casa, o cidadão pode se defender da malandragem. São raros os registros do gênero: o mais comum é a reação do criminoso e a morte de quem tentou reagir. Ou a execução – o que também é crime – daqueles que, suspeitos de roubos e assaltos, são surpreendidos numa emboscada e eliminados.

Arsenal inesgotável

Para as facções e os criminosos avulsos, a liberalização do comércio de armas vai trazer vantagens sob duas perspectivas. A primeira é que um enorme arsenal vai ser apropriado pelos marginais das vítimas dos assaltos. Por outro lado, nada vai impedir que, mobilizando um exército de laranjas, os criminosos não tenham acesso legal ao armamento.
Protegidos por exércitos de capangas, jagunços e trogloditas, a salvo em possantes automóveis blindados, encastelados em fortalezas com vigilância eletrônica, parlamentares e empresários do setor têm poucas preocupações. Seguirão agadanhando benesses com a prometida prosperidade da indústria da violência. Muitos, caso queiram, podem mudar de País.
O cidadão comum, porém, vai seguir engordando as tristes estatísticas de homicídios e latrocínios. Foram mais de 60 mil somente no ano passado. Quantos seriam, caso houvesse a almejada ampla liberdade na venda de armas? Provavelmente muito mais. Mas isso é irrelevante: o que importa é aproveitar 2018 para atender a bancada da bala, já que as do boi e do dízimo foram fartamente atendidas desde que o mandatário de Tietê ascendeu à presidência da República, após a rasteira no petismo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Parlamento não digere a democracia virtual

A tentativa do Congresso Nacional de cercear a liberdade de opinião através da Internet é ao mesmo tempo preocupante e alvissareira. Preocupante por motivos óbvios: trata-se de mais uma ingerência – ou tentativa – da classe política de cercear a liberdade de opinião que a Constituição de 1988 prevê e que, até recentemente, era exercida apenas pelos poucos “privilegiados” que tinham acesso aos meios de comunicação convencionais, como jornais impressos, emissoras de rádio e televisão. Por outro lado, é alvissareira por dois motivos: primeiro porque o acesso e o uso da Internet como meio de comunicação no Brasil vem se difundindo, alcançando dezenas de milhões de brasileiros que integram o universo de “incluídos digitais”. Segundo, porque a expansão já causa imensa preocupação na Câmara e no Senado, onde se tenta forjar amarras inúteis no longo prazo. Semana passada a ingerência e a incompreensão do que representa o fenômeno da Internet eram visíveis através das imagens da TV Senado:

Cultura e História no Mercado de Arte Popular

                                Um dos espaços mais relevantes da história da Feira de Santana é o chamado Mercado de Arte Popular , o MAP. Às vésperas de completar 100 anos – foi inaugurado formalmente em 27 de março de 1915 – o entreposto foi se tornando uma necessidade ainda no século XIX, mas só começou a sair do papel de fato em 1906, quando a Câmara Municipal aprovou o empréstimo de 100 contos de réis que deveria custear sua construção.   Atualmente, o MAP passa por mais uma reforma que, conforme previsão da prefeitura, deverá ser concluída nos próximos meses.                 Antes mesmo da proclamação da República, em 1889, já se discutia na Feira de Santana a necessidade de construção de um entreposto comercial que pudesse abrigar a afamada feira-livre que mobilizava comerciantes e consumidores da região. Isso na época em que não existia a figura do chefe do Executivo, quando as questões administrativas eram resolvidas e encaminhadas pela Câmara Municipal.           

“Um dia de domingo” na tarde de sábado

  Foi num final de tarde de sábado. Aquela escuridão azulada, típica do entardecer, já se irradiava pelo céu de nuvens acinzentadas. No Cruzeiro, as primeiras sombras envolviam as árvores esguias, o casario acanhado, os pedestres vivazes, os automóveis que avançavam pelas cercanias. No bar antigo – era escuro, piso áspero, paredes descoradas, mesas e cadeiras plásticas – a clientela espalhava-se pelas mesas, litrinhos e litrões esvaziando-se com regularidade. Foi quando o aparelho de som lançou a canção inesperada: “ ... Eu preciso te falar, Te encontrar de qualquer jeito Pra sentar e conversar, Depois andar de encontro ao vento”. Na mesa da calçada, um sujeito de camiseta regata e bermuda de surfista suspendeu a ruidosa conversa, esticou as pernas, sacudiu os pés enfiados numa sandália de dedo. Os olhos percorriam as árvores, a torre da igreja do outro lado da praça, os táxis estacionados. No que pensava? Difícil descobrir. Mas contraiu o rosto numa careta breve, uma express