Pular para o conteúdo principal

Homicídios sobem 12,45% em relação à década passada

Ainda faltam três anos para o fim da década atual. Mesmo assim, o número de homicídios na Feira de Santana já era 12,45% maior, no início de dezembro, que na década anterior, encerrada em 2010. Os números integram os balanços divulgados pela Secretaria da Segurança Pública e são acompanhados com competente diligência pelos radialistas feirenses especializados em cobertura policial. Há leve variação nos levantamentos, mas a sinalização é a mesma: a barbárie se incorporou à rotina da cidade, com média aproximada de um homicídio por dia nos últimos anos.
Desde janeiro de 2011 até o fim de novembro passado foram registrados 2.428 assassinatos no município. É mais que as 2.159 ocorrências do gênero notificadas entre 2001 e 2010. A diferença corresponde ao acréscimo de 12,45% aludido no parágrafo inicial. Note-se que ainda faltam três anos para o final da década: o crescimento até lá, portanto, vai ser muito expressivo.
Na década atual, somente em 2015 o número de assassinatos foi inferior a 300: os registros oficiais, naquele ano, indicaram 282 mortes. A marca macabra foi restabelecida em 2016 (358 ocorrências) e em 2017 (mais 329 até o final de novembro). Esses números desconsideram os latrocínios – roubos seguidos de morte – e as vítimas de confrontos com a polícia, os famigerados “autos de resistência”.
Uma leitura otimista pode indicar que já houve um intervalo mais macabro, entre meados da década passada e o início da atual: em apenas quatro anos, entre 2009 e 2012, foram precisos 1.518 homicídios. O ano mais terrível foi 2012, quando a velada guerra urbana rendeu 412 cadáveres. Foi naquele ano, a propósito, que a Polícia Militar promoveu um motim que resultou em mais de quarenta assassinatos em um único dia, no mês de abril.
Naqueles quatro anos, a média anual de assassinatos alcançou impressionantes 379,5. Quando se considera a década atual, a média é inferior: 346,8 homicídios por ano, abaixo daquele quadriênio bárbaro. Note-se que, a essa soma, faltam os números de dezembro. É muito acima, porém, que a década anterior, a dos anos 2000, quando foram mortas 215,9 pessoas por ano.

Patamar altíssimo

Pode-se se afirmar que, nos últimos anos, os números tendem à estabilização, mas num patamar altíssimo, que não justifica as corriqueiras celebrações. Os números, como sempre, sustentam o raciocínio: desde 2007 que, todos os anos, são assassinadas, pelo menos, 235 pessoas na Feira de Santana. E somente em 2007, 2008 e 2015 houve menos que 300 assassinatos na cidade.
O cenário dá margem a inúmeras interpretações. Uma delas é que a política de segurança pública tão exaltada pelos governantes – focada na aquisição de viaturas, armamentos, munição, coletes balísticos e contratação de policiais – é questionável: quanto mais se anunciam medidas do gênero, mais a violência tem crescido. Qual a relação entre as duas variáveis? Mais polícia é a única solução para o problema? Não existem explicações, porque essas políticas públicas não são avaliadas e o tema é tabu para os governantes, que temem perder votos.
Normalmente, se prefere a tradicional demonização dos afrodescendentes pobres, jovens, residentes nas periferias, que figuram entre as principais vítimas desse genocídio, que avança no varejo, mas que produz resultados no atacado. Tem sido cômodo atribuir suas mortes à guerra de facções ou ao consumo do crack, pretexto que caiu em desuso depois que o sistemático aniquilamento desses infelizes tornou-os menos visíveis pelas ruas.
Não existe guinada civilizatória à vista, que permita outro olhar sobre a barbárie. Muito pelo contrário: o que há é a disposição pela formalização do extermínio, ampliando as salvaguardas dos militares para apertar o gatilho. É o que prometeu quinta-feira (14) um dos principais candidatos à presidência da República, para delírio dos estroinas que o exaltam, babosos.
Ressalte-se que a Feira de Santana é apenas um contundente recorte da triste realidade do país. Brasil afora, todos os anos, morrem dezenas de milhares de pessoas assassinadas. O lúgubre endurecimento que se anuncia é o prenúncio de mais violência, mais mortes, mais dor e sofrimento e mais prejuízos para a sociedade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Parlamento não digere a democracia virtual

A tentativa do Congresso Nacional de cercear a liberdade de opinião através da Internet é ao mesmo tempo preocupante e alvissareira. Preocupante por motivos óbvios: trata-se de mais uma ingerência – ou tentativa – da classe política de cercear a liberdade de opinião que a Constituição de 1988 prevê e que, até recentemente, era exercida apenas pelos poucos “privilegiados” que tinham acesso aos meios de comunicação convencionais, como jornais impressos, emissoras de rádio e televisão. Por outro lado, é alvissareira por dois motivos: primeiro porque o acesso e o uso da Internet como meio de comunicação no Brasil vem se difundindo, alcançando dezenas de milhões de brasileiros que integram o universo de “incluídos digitais”. Segundo, porque a expansão já causa imensa preocupação na Câmara e no Senado, onde se tenta forjar amarras inúteis no longo prazo. Semana passada a ingerência e a incompreensão do que representa o fenômeno da Internet eram visíveis através das imagens da TV Senado:

Cultura e História no Mercado de Arte Popular

                                Um dos espaços mais relevantes da história da Feira de Santana é o chamado Mercado de Arte Popular , o MAP. Às vésperas de completar 100 anos – foi inaugurado formalmente em 27 de março de 1915 – o entreposto foi se tornando uma necessidade ainda no século XIX, mas só começou a sair do papel de fato em 1906, quando a Câmara Municipal aprovou o empréstimo de 100 contos de réis que deveria custear sua construção.   Atualmente, o MAP passa por mais uma reforma que, conforme previsão da prefeitura, deverá ser concluída nos próximos meses.                 Antes mesmo da proclamação da República, em 1889, já se discutia na Feira de Santana a necessidade de construção de um entreposto comercial que pudesse abrigar a afamada feira-livre que mobilizava comerciantes e consumidores da região. Isso na época em que não existia a figura do chefe do Executivo, quando as questões administrativas eram resolvidas e encaminhadas pela Câmara Municipal.           

“Um dia de domingo” na tarde de sábado

  Foi num final de tarde de sábado. Aquela escuridão azulada, típica do entardecer, já se irradiava pelo céu de nuvens acinzentadas. No Cruzeiro, as primeiras sombras envolviam as árvores esguias, o casario acanhado, os pedestres vivazes, os automóveis que avançavam pelas cercanias. No bar antigo – era escuro, piso áspero, paredes descoradas, mesas e cadeiras plásticas – a clientela espalhava-se pelas mesas, litrinhos e litrões esvaziando-se com regularidade. Foi quando o aparelho de som lançou a canção inesperada: “ ... Eu preciso te falar, Te encontrar de qualquer jeito Pra sentar e conversar, Depois andar de encontro ao vento”. Na mesa da calçada, um sujeito de camiseta regata e bermuda de surfista suspendeu a ruidosa conversa, esticou as pernas, sacudiu os pés enfiados numa sandália de dedo. Os olhos percorriam as árvores, a torre da igreja do outro lado da praça, os táxis estacionados. No que pensava? Difícil descobrir. Mas contraiu o rosto numa careta breve, uma express