Pular para o conteúdo principal

Certezas e incertezas da eleição na Bahia

Ao contrário das eleições presidenciais – mergulhadas num mar de incertezas e de candidaturas que, lá na frente, provavelmente não se confirmarão – o pleito estadual, que indicará o novo governador da Bahia, parece crivado de verdades insofismáveis. Pelo menos é o se percebe conversando com gente que circula pelos bastidores da política, simpatizantes das potenciais pré-candidaturas ou a gente simples nas ruas, que se mantêm atenta ao noticiário político.
Entre essas verdades está a de que o governador Rui Costa (PT) é amplamente favorito à reeleição. Há quem, sequer, pestaneje diante dessa certeza. A propalada aprovação da população, o amplo leque de alianças que dá sustentação ao governo e a capilaridade dos movimentos sociais que apoiam a candidatura petista referendam essas certezas. Isso apesar do cenário nacional bastante nebuloso.
As incertezas que ainda pesam sobre a oposição potencializam esse otimismo. O prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), ainda não confirmou a disposição de entrar na disputa. A expectativa é que o faça até a sexta-feira (16), conforme noticia a imprensa. Caso não se arrisque, deixando a prefeitura da capital na metade do segundo mandato, crescerão as apostas numa vitória fácil do petismo.
A explicação é simples: no momento, a oposição não conta com nomes com densidade eleitoral para vencer o petismo, à exceção de ACM Neto. Há, claro, lideranças regionais que agregam, que carreiam votos em suas regiões. Mas nenhuma delas, hoje, possui musculatura em nível estadual para o embate, conforme se percebe.

Escolha?

Há quem aponte que ACM Neto ainda é jovem, toca um mandato bem avaliado em Salvador e pode, tranquilamente, adiar sua pretensão de se tornar governador da Bahia. Isso é válido sob uma perspectiva estritamente individual: as questões políticas envolvem cenários muito mais complexos. Aparentemente, abdicar de uma candidatura agora pode render dissabores maiores no futuro, mesmo se expondo ao risco de uma derrota em outubro.
As razões são visíveis. Caso permaneça na prefeitura e indique um candidato pouco robusto, ACM Neto pode conceder ao PT uma vitória consagradora, como foi a sua própria, inclusive, em 2016, para a prefeitura; isso vai animar petistas e aliados a partir com tudo em 2020, para, finalmente, conquistar Salvador e encurtar seus horizontes para 2022.
Sua candidatura também é fundamental para carrear votos para uma chapa presidencial de centro-direita em outubro; caso não o faça, a oposição pode obter uma vitória esmagadora na Bahia – como vem ocorrendo nas últimas eleições presidenciais – pavimentando uma vantagem imprescindível para a candidatura de centro-esquerda no plano nacional.

Hesitação

Seria surpreendente, portanto, que o prefeito de Salvador abdicasse da candidatura. A própria aparente hesitação, inclusive, parece jogo de cena para se cacifar, firmar-se com maior solidez junto aos aliados. A própria ascensão à presidência do Democratas parece movimento de quem pretende alçar voos mais altos, assim como suas frequentes articulações em Brasília.
O cenário momentâneo é, sem dúvida, francamente favorável a Rui Costa. Mas os rearranjos políticos, as incertezas que rondam as decisões da Justiça, o revés enfrentado por Lula, o conturbado ambiente no Planalto Central, tudo isso tem potencial para interferir na aparentemente tranquila eleição baiana. Mesmo porque, até as eleições, faltam muitos meses.
Espera-se que, superada a etapa das discussões sobre nomes, prevaleça o debate sobre os destinos da Bahia. Afinal, a economia baiana emerge da crise num ritmo mais lento que o do País e a exclusão social tende a se aprofundar, até como consequência da terrível crise econômica. E enfrentar isso exige mais que discurso e propaganda.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Parlamento não digere a democracia virtual

A tentativa do Congresso Nacional de cercear a liberdade de opinião através da Internet é ao mesmo tempo preocupante e alvissareira. Preocupante por motivos óbvios: trata-se de mais uma ingerência – ou tentativa – da classe política de cercear a liberdade de opinião que a Constituição de 1988 prevê e que, até recentemente, era exercida apenas pelos poucos “privilegiados” que tinham acesso aos meios de comunicação convencionais, como jornais impressos, emissoras de rádio e televisão. Por outro lado, é alvissareira por dois motivos: primeiro porque o acesso e o uso da Internet como meio de comunicação no Brasil vem se difundindo, alcançando dezenas de milhões de brasileiros que integram o universo de “incluídos digitais”. Segundo, porque a expansão já causa imensa preocupação na Câmara e no Senado, onde se tenta forjar amarras inúteis no longo prazo. Semana passada a ingerência e a incompreensão do que representa o fenômeno da Internet eram visíveis através das imagens da TV Senado:

Cultura e História no Mercado de Arte Popular

                                Um dos espaços mais relevantes da história da Feira de Santana é o chamado Mercado de Arte Popular , o MAP. Às vésperas de completar 100 anos – foi inaugurado formalmente em 27 de março de 1915 – o entreposto foi se tornando uma necessidade ainda no século XIX, mas só começou a sair do papel de fato em 1906, quando a Câmara Municipal aprovou o empréstimo de 100 contos de réis que deveria custear sua construção.   Atualmente, o MAP passa por mais uma reforma que, conforme previsão da prefeitura, deverá ser concluída nos próximos meses.                 Antes mesmo da proclamação da República, em 1889, já se discutia na Feira de Santana a necessidade de construção de um entreposto comercial que pudesse abrigar a afamada feira-livre que mobilizava comerciantes e consumidores da região. Isso na época em que não existia a figura do chefe do Executivo, quando as questões administrativas eram resolvidas e encaminhadas pela Câmara Municipal.           

“Um dia de domingo” na tarde de sábado

  Foi num final de tarde de sábado. Aquela escuridão azulada, típica do entardecer, já se irradiava pelo céu de nuvens acinzentadas. No Cruzeiro, as primeiras sombras envolviam as árvores esguias, o casario acanhado, os pedestres vivazes, os automóveis que avançavam pelas cercanias. No bar antigo – era escuro, piso áspero, paredes descoradas, mesas e cadeiras plásticas – a clientela espalhava-se pelas mesas, litrinhos e litrões esvaziando-se com regularidade. Foi quando o aparelho de som lançou a canção inesperada: “ ... Eu preciso te falar, Te encontrar de qualquer jeito Pra sentar e conversar, Depois andar de encontro ao vento”. Na mesa da calçada, um sujeito de camiseta regata e bermuda de surfista suspendeu a ruidosa conversa, esticou as pernas, sacudiu os pés enfiados numa sandália de dedo. Os olhos percorriam as árvores, a torre da igreja do outro lado da praça, os táxis estacionados. No que pensava? Difícil descobrir. Mas contraiu o rosto numa careta breve, uma express