Pular para o conteúdo principal

Agora é a peleja dos camelôs feirenses contra o dragão chinês

Há cerca de trinta anos os primeiros produtos chineses começaram a ser vendidos pelas ruas da Feira de Santana. Eram, basicamente, relógios de parede, dourados, e rádios de pilha, vermelhos ou azuis. Pequenas bancas de madeira, dobráveis, expunham os produtos, à venda pelos becos próximos à praça Bernardino Bahia. Esses produtos eram importados do Paraguai, em longas, penosas e – muitas vezes – arriscadas viagens rodoviárias. Os preços encaixavam-se nos bolsos dos feirenses mais pobres e a qualidade era reconhecidamente sofrível.
Ao longo dos anos 1990 o espetacular crescimento econômico chinês assombrou o planeta e se refletiu no comércio de rua mundo afora. À medida que o país asiático crescia, ampliava-se a oferta de seus produtos nos camelódromos, centros comerciais e lojas de produtos populares. Aos poucos, os chineses foram fabricando produtos mais complexos – sempre a preços altamente competitivos –, conquistando novos mercados e, como no caso brasileiro, condenando à ruína a indústria nacional.
Lembro que, há uns dez anos, entre as cervejas de uma tarde de sábado, adverti um amigo que, em breve, os brasileiros estariam comprando carros chineses. Aficionado por automóveis, ele riu: bastaram dois ou três anos para que ele próprio comentasse, empolgado, a chegada dos veículos daquele país asiático ao mercado brasileiro.
Capitalizados por sua indústria, os chineses se tornaram, também, insaciáveis compradores de matérias-primas e commodities agrícolas. Foi essa gula que sustentou a prosperidade brasileira nos últimos anos e que, agora, atrai capitais chineses para plantar e beneficiar soja, construir ferrovias, portos, financiar obras públicas e erguer centros comerciais populares Brasil afora, a exemplo do polêmico shopping popular ali no Centro de Abastecimento.

Hegemonia?

Ninguém reclamava quando os chineses se limitavam a exportar as quinquilharias que desempregados mercadejavam por ruas e praças e que atendiam às comodidades do consumidor brasileiro pobre. Isso, evidentemente, constituía uma etapa preliminar do processo de expansão comercial dos chineses. Quando as relações comerciais se intensificaram, exigindo logística mais complexa, os orientais começaram a desembarcar, discretamente, em solo brasileiro.
Antigamente, só se viam asiáticos na Liberdade – o bairro paulistano marcado por intensa imigração japonesa – e, mais recentemente, naqueles centros comerciais do centro antigo de São Paulo. Isso mudou: até por aqui, no Feiraguai, na Conselheiro Franco e na Marechal Deodoro são comuns os rostos chineses e coreanos tocando prósperos e sortidos estabelecimentos comerciais.
Avassalador, o tsunami comercial chinês mudou a própria geografia econômica da América Latina. Afinal, países como o Chile, o Peru e o Brasil – sim, o Brasil – têm no país asiático seu principal parceiro comercial. E esses laços seguem se intensificando, como atestam as frequentes missões de governos brasileiros em direção à Ásia. Já faz sentido cogitar a construção de uma hegemonia comercial chinesa que, pelo menos transitoriamente, vem colocando os Estados Unidos em plano secundário.

Shopping Popular

É espantoso, portanto, que alguns distraídos se assombrem com o silencioso – mas agressivo – avanço comercial chinês. Nos parlamentos, como ocorreu na Feira de Santana tempos atrás, vereadores iracundos destilam uma xenofobia tosca, constrangedora até. Afinal, reclamam da presença chinesa, mas ignoram que a matéria-prima do comércio de rua vem, quase integralmente, do longínquo oriente. Com ela, começaram a vir levas de imigrantes. É parte da estratégia.
Raciocínios do gênero deram fôlego à xenofobia, que é apenas uma das formas de preconceito que viceja hoje no país. Por isso, é intenso o rebuliço produzido na Feira de Santana com a revelação que empresários chineses são sócios do festejado shopping popular, construído ali no Centro de Abastecimento. Querem que esses nos vendam seus produtos baratos, mas se recusam a aceitar a mão de obra oriental.
O fato é que o imbróglio vai assumindo proporções gigantescas – chinesas talvez, pra se recorrer a um trocadilho – à medida que a prefeitura anunciou que o espaço era para abrigar 1,8 mil camelôs e ambulantes espalhados pelo centro da cidade. Os chineses, possivelmente, não entrarão no negócio apenas para exercitar a benemerência, exclusivamente favorecendo os trabalhadores feirenses.
No que vai dar esse enrosco é difícil saber. Prevalecerão as intenções reveladas pela prefeitura para justificar a demolição dos boxes de artesanato, com a acomodação dos camelôs feirenses no espaço? Prevalecerão os interesses chineses e o centro da cidade vai permanecer caótico? Ou vai se chegar a um meio termo, com recuos de parte a parte? São cenas dramáticas da polêmica novela do Shopping Popular...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Parlamento não digere a democracia virtual

A tentativa do Congresso Nacional de cercear a liberdade de opinião através da Internet é ao mesmo tempo preocupante e alvissareira. Preocupante por motivos óbvios: trata-se de mais uma ingerência – ou tentativa – da classe política de cercear a liberdade de opinião que a Constituição de 1988 prevê e que, até recentemente, era exercida apenas pelos poucos “privilegiados” que tinham acesso aos meios de comunicação convencionais, como jornais impressos, emissoras de rádio e televisão. Por outro lado, é alvissareira por dois motivos: primeiro porque o acesso e o uso da Internet como meio de comunicação no Brasil vem se difundindo, alcançando dezenas de milhões de brasileiros que integram o universo de “incluídos digitais”. Segundo, porque a expansão já causa imensa preocupação na Câmara e no Senado, onde se tenta forjar amarras inúteis no longo prazo. Semana passada a ingerência e a incompreensão do que representa o fenômeno da Internet eram visíveis através das imagens da TV Senado:

Cultura e História no Mercado de Arte Popular

                                Um dos espaços mais relevantes da história da Feira de Santana é o chamado Mercado de Arte Popular , o MAP. Às vésperas de completar 100 anos – foi inaugurado formalmente em 27 de março de 1915 – o entreposto foi se tornando uma necessidade ainda no século XIX, mas só começou a sair do papel de fato em 1906, quando a Câmara Municipal aprovou o empréstimo de 100 contos de réis que deveria custear sua construção.   Atualmente, o MAP passa por mais uma reforma que, conforme previsão da prefeitura, deverá ser concluída nos próximos meses.                 Antes mesmo da proclamação da República, em 1889, já se discutia na Feira de Santana a necessidade de construção de um entreposto comercial que pudesse abrigar a afamada feira-livre que mobilizava comerciantes e consumidores da região. Isso na época em que não existia a figura do chefe do Executivo, quando as questões administrativas eram resolvidas e encaminhadas pela Câmara Municipal.           

“Um dia de domingo” na tarde de sábado

  Foi num final de tarde de sábado. Aquela escuridão azulada, típica do entardecer, já se irradiava pelo céu de nuvens acinzentadas. No Cruzeiro, as primeiras sombras envolviam as árvores esguias, o casario acanhado, os pedestres vivazes, os automóveis que avançavam pelas cercanias. No bar antigo – era escuro, piso áspero, paredes descoradas, mesas e cadeiras plásticas – a clientela espalhava-se pelas mesas, litrinhos e litrões esvaziando-se com regularidade. Foi quando o aparelho de som lançou a canção inesperada: “ ... Eu preciso te falar, Te encontrar de qualquer jeito Pra sentar e conversar, Depois andar de encontro ao vento”. Na mesa da calçada, um sujeito de camiseta regata e bermuda de surfista suspendeu a ruidosa conversa, esticou as pernas, sacudiu os pés enfiados numa sandália de dedo. Os olhos percorriam as árvores, a torre da igreja do outro lado da praça, os táxis estacionados. No que pensava? Difícil descobrir. Mas contraiu o rosto numa careta breve, uma express