Pular para o conteúdo principal

Safra de grãos vira trunfo para escamotear crise política

Quem circula ali pela região sul da Feira de Santana, ao longo do Anel de Contorno, já deve ter percebido aquelas imensas carretas graneleiras que viajam cerca de 800 quilômetros entre o oeste baiano e o porto de Salvador. Os veículos transportam grãos – soja, principalmente, mas também milho e outros grãos – que, na capital baiana, costumam ser embarcados para longínquos destinos na Ásia, normalmente a China. No retorno, balançando sem o peso da carga, as carretas costumam enveredar ali pelo retorno do viaduto do Cajueiro. Umas poucas percorrem o perímetro urbano, atravessando toda a avenida Presidente Dutra.
O transporte da safra costuma acontecer entre meados de março e o início de junho. É quando extensas fileiras de carretas se sucedem pela BR 116 Sul, até o rio Paraguaçu, enveredando de lá para a extensa planície da BR 242. Pouco depois de Itaberaba, começam os trechos sinuosos, repletos de curvas acentuadas e frequentes, que prenunciam a Chapada Diamantina. Os que se aventuram para aqueles lados precisam de paciência nas ultrapassagens, já que os trechos favoráveis são raros.
Transitar em direção ao litoral é ainda mais arriscado: lentas, pejadas de grãos, as carretas sacodem pouco até mesmo nos imensos quebra-molas postados nos trechos urbanos, exigindo ainda mais paciência dos viajantes apressados. Em meio à paisagem exuberante, pássaros multicoloridos banqueteiam-se com os grãos que, aqui ou ali, caem das carretas e rolam para as margens da pista.
O monumental ritual do transporte da safra de grãos ganhou destaque no noticiário em 2017: mais de 200 milhões de toneladas, o maior recorde verificado em mais de duas décadas. Em grande medida, as condições climáticas favoráveis alavancaram o desempenho do setor que, no primeiro trimestre, impulsionou o combalido Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro em 1%. O governo festeja como título de campeonato de futebol.

Propaganda

Alvejado por gravações espinhosas que põem em xeque sua questionável lisura, Michel Temer (PMDB-SP), o mandatário de Tietê, tenta desconversar falando do desempenho da economia. E injeta ares de normalidade na agenda do Congresso, que segue confabulando sobre sua hipotética saída. Quem se fia no discurso oficial, fica acreditando que as escabrosas gravações não passam de um fato menor no lodaçal de escândalos que balança o país há quase três anos.
Daí a ênfase no noticiário econômico, na pretensa recuperação da produção. Para reverter o jogo, vale até manobra na metodologia de cálculo do PIB, efetuada pelo IBGE: graças às mudanças, não é possível comparar os primeiros meses de 2017 com a série que findou em dezembro de 2016. Ninguém sabe, portanto, se o alegado “espetáculo” da retomada do crescimento é verdadeiro ou, apenas, mais uma manobra sorrateira do emedebismo.
A polêmica, obviamente, foi ignorada pela chamada grande imprensa. Parte dela, veladamente, tentar impulsionar o mandatário de Tietê – veladamente porque o apoio explícito a um candidato com taxa de aprovação inferior a dois dígitos é, estrategicamente, muito arriscado – e a outra metade o espicaça, aqui ou ali, até com menos intensidade ao longo da semana.
Mas, com maquiagem do PIB ou não, o mandatário de Tietê lançou alguma água na fervura do seu impedimento. E talvez – quem sabe? – até consiga arrastar-se, como cadáver político, até o fim do seu controverso mandato. Mas isso depende do que virá nos próximos dias. E os próximos dias, vistos daqui, são imprevisíveis. Aliás, como a política brasileira desde meados de 2014...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Parlamento não digere a democracia virtual

A tentativa do Congresso Nacional de cercear a liberdade de opinião através da Internet é ao mesmo tempo preocupante e alvissareira. Preocupante por motivos óbvios: trata-se de mais uma ingerência – ou tentativa – da classe política de cercear a liberdade de opinião que a Constituição de 1988 prevê e que, até recentemente, era exercida apenas pelos poucos “privilegiados” que tinham acesso aos meios de comunicação convencionais, como jornais impressos, emissoras de rádio e televisão. Por outro lado, é alvissareira por dois motivos: primeiro porque o acesso e o uso da Internet como meio de comunicação no Brasil vem se difundindo, alcançando dezenas de milhões de brasileiros que integram o universo de “incluídos digitais”. Segundo, porque a expansão já causa imensa preocupação na Câmara e no Senado, onde se tenta forjar amarras inúteis no longo prazo. Semana passada a ingerência e a incompreensão do que representa o fenômeno da Internet eram visíveis através das imagens da TV Senado:

Cultura e História no Mercado de Arte Popular

                                Um dos espaços mais relevantes da história da Feira de Santana é o chamado Mercado de Arte Popular , o MAP. Às vésperas de completar 100 anos – foi inaugurado formalmente em 27 de março de 1915 – o entreposto foi se tornando uma necessidade ainda no século XIX, mas só começou a sair do papel de fato em 1906, quando a Câmara Municipal aprovou o empréstimo de 100 contos de réis que deveria custear sua construção.   Atualmente, o MAP passa por mais uma reforma que, conforme previsão da prefeitura, deverá ser concluída nos próximos meses.                 Antes mesmo da proclamação da República, em 1889, já se discutia na Feira de Santana a necessidade de construção de um entreposto comercial que pudesse abrigar a afamada feira-livre que mobilizava comerciantes e consumidores da região. Isso na época em que não existia a figura do chefe do Executivo, quando as questões administrativas eram resolvidas e encaminhadas pela Câmara Municipal.           

“Um dia de domingo” na tarde de sábado

  Foi num final de tarde de sábado. Aquela escuridão azulada, típica do entardecer, já se irradiava pelo céu de nuvens acinzentadas. No Cruzeiro, as primeiras sombras envolviam as árvores esguias, o casario acanhado, os pedestres vivazes, os automóveis que avançavam pelas cercanias. No bar antigo – era escuro, piso áspero, paredes descoradas, mesas e cadeiras plásticas – a clientela espalhava-se pelas mesas, litrinhos e litrões esvaziando-se com regularidade. Foi quando o aparelho de som lançou a canção inesperada: “ ... Eu preciso te falar, Te encontrar de qualquer jeito Pra sentar e conversar, Depois andar de encontro ao vento”. Na mesa da calçada, um sujeito de camiseta regata e bermuda de surfista suspendeu a ruidosa conversa, esticou as pernas, sacudiu os pés enfiados numa sandália de dedo. Os olhos percorriam as árvores, a torre da igreja do outro lado da praça, os táxis estacionados. No que pensava? Difícil descobrir. Mas contraiu o rosto numa careta breve, uma express