Pular para o conteúdo principal

O sintomático silêncio dos eleitores brasileiros

As eleições de 2018 vão representar uma inflexão radical no Brasil. Não necessariamente na dimensão ideológica, embora seja indiscutível que as urnas podem consagrar projetos heterodoxos que tangenciam, até mesmo, a democracia e suas instituições. Mas a guinada extrema a que me refiro situa-se na dimensão comportamental, do eleitor. Seguramente desde o restabelecimento da democracia nunca se viu clima tão acirrado, tanta reserva até para manifestar uma opinião banal sobre política, mesmo entre pessoas próximas, até da mesma família.
Tudo por conta do ódio que foi se avolumando desde as eleições de 2014. Esse ódio foi impulsionado pelas festejadas redes sociais, que, se por um lado tornam mais cômoda a vida moderna, com todas as suas facilidades, por outro funcionaram como incubadora e disseminadora desses sentimentos negativos que fraturaram a sociedade brasileira.
Manifestações absurdas de preconceito, de intolerância e de discriminação trafegam livremente pela Internet, encontrando adesões entusiasmadas e, quando contestadas, provocando reações iracundas. Não é raro se deparar até com a defesa da eliminação física daqueles que são vistos como inimigos – quem pensa diferente e adota condutas divergentes – sem nenhum tipo de constrangimento.
Ameaçar de morte ou agressão, então, se tornou corriqueiro. Alguns podem alegar que os espancamentos são raros e que mortes, até aqui, não foram confirmadas. Mas nem é preciso o registro formal da violência física para despertar instintos defensivos que bordejam até o pânico. É só observar o comportamento das pessoas pelas ruas para constatar essa situação, mesmo na Bahia, cujo eleitor é visto como mais “arejado”, como pouco afeito às desavenças partidárias.

Autoritarismo

Publicamente, pouca gente vem se dispondo a enveredar por comentários políticos. Há quem se solte, mas só depois de prolongados minutos de observação, quando percebe que pode se sentir mais à vontade com o interlocutor. Foi-se o tempo em que, quem perdia a eleição, arcava com a gozação de ser taxado de “jacu baleado”. Até havia irritação ou alguma desavença, mas isso se diluía pouco depois.
Hoje se regrediu a situações típicas da República Velha ou daqueles remotos municípios interioranos aonde o ranço oligárquico nunca se dissipou. A política, aquela que é vista como arte do diálogo e da construção de consensos mínimos em quadras civilizadas, tornou-se artigo em desuso. O rebenque, o chicote, o grito – e a barganha mais abjeta, a sujeição mais abominável e o interesse imediato mais mesquinho – vem sendo alçados à condição de regra.
Daí os silêncios eloquentes, os olhares desconfiados, o desconforto e a inquietação quando se fala de política em público. Virá, de lá, uma agressão, uma defesa veemente de práticas abomináveis? É sempre melhor se precaver, evitar bate-papos que podem desembestar em impropérios. É patente que comportamentos defensivos do gênero não são comuns em sistemas democráticos sadios. 
Os mais otimistas diriam que é coisa transitória, que se dissipa à primeira crise desse modus operandi. Talvez: é indiscutível a inclinação do brasileiro para o autoritarismo – não para o exercício da autoridade – e, pelo jeito, aquela máscara democrática que subsistiu de 1985 até 2016 está sendo abandonada de vez. O esforço de pacificação do País deveria ser o primeiro gesto de quem vencer as eleições. Mas isso não parece ser a intenção daqueles que estão aí, favoritos à eleição.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Parlamento não digere a democracia virtual

A tentativa do Congresso Nacional de cercear a liberdade de opinião através da Internet é ao mesmo tempo preocupante e alvissareira. Preocupante por motivos óbvios: trata-se de mais uma ingerência – ou tentativa – da classe política de cercear a liberdade de opinião que a Constituição de 1988 prevê e que, até recentemente, era exercida apenas pelos poucos “privilegiados” que tinham acesso aos meios de comunicação convencionais, como jornais impressos, emissoras de rádio e televisão. Por outro lado, é alvissareira por dois motivos: primeiro porque o acesso e o uso da Internet como meio de comunicação no Brasil vem se difundindo, alcançando dezenas de milhões de brasileiros que integram o universo de “incluídos digitais”. Segundo, porque a expansão já causa imensa preocupação na Câmara e no Senado, onde se tenta forjar amarras inúteis no longo prazo. Semana passada a ingerência e a incompreensão do que representa o fenômeno da Internet eram visíveis através das imagens da TV Senado:

Cultura e História no Mercado de Arte Popular

                                Um dos espaços mais relevantes da história da Feira de Santana é o chamado Mercado de Arte Popular , o MAP. Às vésperas de completar 100 anos – foi inaugurado formalmente em 27 de março de 1915 – o entreposto foi se tornando uma necessidade ainda no século XIX, mas só começou a sair do papel de fato em 1906, quando a Câmara Municipal aprovou o empréstimo de 100 contos de réis que deveria custear sua construção.   Atualmente, o MAP passa por mais uma reforma que, conforme previsão da prefeitura, deverá ser concluída nos próximos meses.                 Antes mesmo da proclamação da República, em 1889, já se discutia na Feira de Santana a necessidade de construção de um entreposto comercial que pudesse abrigar a afamada feira-livre que mobilizava comerciantes e consumidores da região. Isso na época em que não existia a figura do chefe do Executivo, quando as questões administrativas eram resolvidas e encaminhadas pela Câmara Municipal.           

“Um dia de domingo” na tarde de sábado

  Foi num final de tarde de sábado. Aquela escuridão azulada, típica do entardecer, já se irradiava pelo céu de nuvens acinzentadas. No Cruzeiro, as primeiras sombras envolviam as árvores esguias, o casario acanhado, os pedestres vivazes, os automóveis que avançavam pelas cercanias. No bar antigo – era escuro, piso áspero, paredes descoradas, mesas e cadeiras plásticas – a clientela espalhava-se pelas mesas, litrinhos e litrões esvaziando-se com regularidade. Foi quando o aparelho de som lançou a canção inesperada: “ ... Eu preciso te falar, Te encontrar de qualquer jeito Pra sentar e conversar, Depois andar de encontro ao vento”. Na mesa da calçada, um sujeito de camiseta regata e bermuda de surfista suspendeu a ruidosa conversa, esticou as pernas, sacudiu os pés enfiados numa sandália de dedo. Os olhos percorriam as árvores, a torre da igreja do outro lado da praça, os táxis estacionados. No que pensava? Difícil descobrir. Mas contraiu o rosto numa careta breve, uma express