Pular para o conteúdo principal

Panorama demográfico da Feira de Santana




Há muito tempo a Feira de Santana mergulhou numa discussão sobre o tamanho de sua população. Essa discussão, pouco fundamentada e movida por posicionamentos apaixonados, costuma menosprezar os dados censitários, abraçando projeções que só encontram amparo no sonho difuso de enxergar o município às raias de alcançar seu primeiro milhão de habitantes. Em 2010, estávamos distantes do sonhado – por alguns - primeiro milhão de habitantes: foram contabilizados 556 mil moradores, segundo levantamento do IBGE. Mas, ainda assim, a cidade segue crescendo mais que a Bahia.
Entre 2000 e 2010 o município cresceu a uma taxa média de 1,47% ao ano. Esse número representa simplesmente o dobro da taxa do estado: 0,7%. O Brasil, por sua vez, cresceu 1,18%. A princípio, pode-se deduzir que a Feira de Santana cresce como desdobramento do fenômeno da elevação populacional das cidades médias brasileiras.
Outro fenômeno convergente com o que se observa para o conjunto do país é o crescimento da população idosa. Em 2000, na Feira de Santana, esse grupo representava 6,7% da população, saltando para 8,7% uma década depois. Essa expansão representa uma taxa média anual de 4,1%. É chegado o momento, portanto, de pensar políticas públicas para essa faixa populacional.
O que vem declinando é o número de crianças e adolescentes até 14 anos. Eram 30,3% da população em 2000. Tornaram-se 24,1% dez anos depois, o que significa uma redução anual de 0,8%. Estamos, portanto, nos tornando uma população mais madura, o que também converge com o contexto mais geral da Bahia e do Brasil.
Idade Produtiva
Há muita gente em idade produtiva na Feira de Santana: 373,9 mil pessoas em 2010. Eram 302 mil uma década antes. Essa população tem idade entre 15 e 59 anos. Está nesse universo a grande população jovem feirense, que necessita de acesso à educação e de oportunidades no mercado de trabalho.
Num texto anterior apontamos o crescimento da população urbana: eram 89,6% em 2000, tornando-se 91,7% na década seguinte. O número de pessoas no campo é só aparentemente desprezível: 46,1 mil habitantes. É mais gente que a população somada de 369 municípios baianos, conforme já apontamos também em texto anterior.
Em dez anos a Feira de Santana cresceu menos do que crescia no passado, mas ainda assim vê sua população em expansão; tornou-se ligeiramente mais urbana; seus habitantes envelheceram ou vivem na faixa etária mais madura da vida; há menos crianças nas casas, nas escolas e nas ruas.
Políticas
Até o passado recente o Brasil – e a Feira de Santana – viveram o frenesi da oferta de bens e serviços públicos que atendessem sua população juvenil. Agora essa público recua a olhos vistos e as preocupações tem que se voltar para o segmento da população que vai atravessando a faixa dos 60 anos. Quem parar para pensar sobre o tema vai perceber que há muito a ser feito no futuro.
A sociedade brasileira caminha para mudanças drásticas em intervalo curto: os jovens vão se tornar escassos e envelheceremos significativamente. A lógica de pensar o país vai precisar se reconfigurar, ajustando-se à nova realidade. Portanto, é preciso antecipar-se aos problemas que estão por vir.
O tom prateado dos cabelos, aos poucos, vai prevalecer no ambiente urbano. Bens e serviços compatíveis com essa nova realidade serão necessários, tanto no Estado quanto na iniciativa privada. É necessário, assim, debruçar-se para entender esses fenômenos novos que começam a se colocar. E agir conforme a realidade se transforma.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Parlamento não digere a democracia virtual

A tentativa do Congresso Nacional de cercear a liberdade de opinião através da Internet é ao mesmo tempo preocupante e alvissareira. Preocupante por motivos óbvios: trata-se de mais uma ingerência – ou tentativa – da classe política de cercear a liberdade de opinião que a Constituição de 1988 prevê e que, até recentemente, era exercida apenas pelos poucos “privilegiados” que tinham acesso aos meios de comunicação convencionais, como jornais impressos, emissoras de rádio e televisão. Por outro lado, é alvissareira por dois motivos: primeiro porque o acesso e o uso da Internet como meio de comunicação no Brasil vem se difundindo, alcançando dezenas de milhões de brasileiros que integram o universo de “incluídos digitais”. Segundo, porque a expansão já causa imensa preocupação na Câmara e no Senado, onde se tenta forjar amarras inúteis no longo prazo. Semana passada a ingerência e a incompreensão do que representa o fenômeno da Internet eram visíveis através das imagens da TV Senado:

Cultura e História no Mercado de Arte Popular

                                Um dos espaços mais relevantes da história da Feira de Santana é o chamado Mercado de Arte Popular , o MAP. Às vésperas de completar 100 anos – foi inaugurado formalmente em 27 de março de 1915 – o entreposto foi se tornando uma necessidade ainda no século XIX, mas só começou a sair do papel de fato em 1906, quando a Câmara Municipal aprovou o empréstimo de 100 contos de réis que deveria custear sua construção.   Atualmente, o MAP passa por mais uma reforma que, conforme previsão da prefeitura, deverá ser concluída nos próximos meses.                 Antes mesmo da proclamação da República, em 1889, já se discutia na Feira de Santana a necessidade de construção de um entreposto comercial que pudesse abrigar a afamada feira-livre que mobilizava comerciantes e consumidores da região. Isso na época em que não existia a figura do chefe do Executivo, quando as questões administrativas eram resolvidas e encaminhadas pela Câmara Municipal.           

“Um dia de domingo” na tarde de sábado

  Foi num final de tarde de sábado. Aquela escuridão azulada, típica do entardecer, já se irradiava pelo céu de nuvens acinzentadas. No Cruzeiro, as primeiras sombras envolviam as árvores esguias, o casario acanhado, os pedestres vivazes, os automóveis que avançavam pelas cercanias. No bar antigo – era escuro, piso áspero, paredes descoradas, mesas e cadeiras plásticas – a clientela espalhava-se pelas mesas, litrinhos e litrões esvaziando-se com regularidade. Foi quando o aparelho de som lançou a canção inesperada: “ ... Eu preciso te falar, Te encontrar de qualquer jeito Pra sentar e conversar, Depois andar de encontro ao vento”. Na mesa da calçada, um sujeito de camiseta regata e bermuda de surfista suspendeu a ruidosa conversa, esticou as pernas, sacudiu os pés enfiados numa sandália de dedo. Os olhos percorriam as árvores, a torre da igreja do outro lado da praça, os táxis estacionados. No que pensava? Difícil descobrir. Mas contraiu o rosto numa careta breve, uma express