Pular para o conteúdo principal

A UFRB, o Aviário e os pés de pavão



               

O Aviário está entre os bairros mais carentes, além de ser um dos mais distantes do centro da Feira de Santana. O nome curioso se deve a um antigo projeto de criação de aves nas redondezas, que fracassou e foi extinto há muitos anos. Como recordação da iniciativa quase esquecida, ficou o nome do bairro. Parte da vizinhança do Aviário é indesejada: ali perto fica o Conjunto Penal, onde cumprem pena ou aguardam sentença centenas de presos da própria Feira de Santana e de municípios vizinhos.
O principal acesso ao bairro se dá pela antiga rodovia entre a Feira de Santana e Salvador, a famosa “Feira-Bahia”. Também é possível acessá-lo através da BR 324, percorrendo também alguns quilômetros por uma estrada lateral, asfaltada há uns poucos anos. Ambas as alternativas, porém, envolvem longos trajetos, já que o bairro surgiu num local distante do município.
Positivamente, o Aviário frequentou o noticiário nas visitas que o ex-presidente Lula fez à Fundação de Apoio ao Menor de Feira de Santana (FAMFS) para conhecer o projeto social que fazia sucesso no início da década passada. Restou, como lembrança, o imenso aparato mobilizado para o presidente que iniciava seu primeiro mandato. Parte das notícias, ainda hoje, está disponível na Internet.
No mais, o Aviário só ocupa o noticiário com temas desagradáveis: a violência que amedronta os feirenses também assola a comunidade, produzindo cadáveres e histórias trágicas; as ruas do bairro sofrem com a ausência de saneamento, pavimentação e com iluminação pública deficiente; os serviços de saúde se limitam a um único posto médico; e, quando as chuvas são intensas, os esgotos transbordam invadindo as humildes residências dos moradores do lugar.

UFRB

Pois é nesse bairro com tantas carências que a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) vai implantar seu campus, com previsão de funcionamento ainda nesse 2013. Depois de inúmeras negociações, chegou-se ao consenso que a instituição deve funcionar em uma área da FAMFS, que atualmente enfrenta dificuldades financeiras e que, por essa razão, fará a cessão.
Quando estiver em pleno funcionamento, o campus vai abrigar 2,3 mil alunos, 130 professores e 80 profissionais da área administrativa. O primeiro vestibular deve acontecer em 2014, ano de eleição presidencial. Pela previsão, funcionarão cursos de graduação e mestrado em áreas nobres de ciência e tecnologia.
A localização da UFRB no Aviário surpreendeu: pelos comentários, esperava-se que o campus ficasse na BR 116 Norte, aproveitando a proximidade estratégica da UEFS. Talvez a indisponibilidade de áreas com o tamanho adequado tenha inviabilizado a medida. O certo é que as duas instituições públicas de ensino superior no município ficarão – ao menos geograficamente – muito distantes.

Expectativa

A UFRB em Feira de Santana dá a largada com, pelo menos, uma irônica semelhança com a UEFS: vai ser implantada em uma região limítrofe da cidade, com um entorno onde predomina pobreza absoluta. Foi assim com a UEFS, que é separada do bairro Novo Horizonte apenas por uma lagoa. E, pelo visto, vai ser assim também com a UFRB.
A escolha sinaliza também para uma perversa ironia: imersas em suas atividades acadêmicas e voltadas para os segmentos médios e altos da população, que podem frequentar seus espaços, as universidades públicas pouco se envolvem com o seu entorno. Com vizinhança acadêmica ou não, a população segue à míngua.
No caso da UFRB, no entanto, pelo menos uma intervenção terá que ocorrer com a máxima urgência: a melhoria no sistema de transportes para o bairro, beneficiando, ainda que indiretamente, a comunidade. No mais, resta a expectativa de que a UFRB cresça e se consolide cercada de exclusão por todos os lados. Ou que se torce vistosa como um pavão, mas cujos pés...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Parlamento não digere a democracia virtual

A tentativa do Congresso Nacional de cercear a liberdade de opinião através da Internet é ao mesmo tempo preocupante e alvissareira. Preocupante por motivos óbvios: trata-se de mais uma ingerência – ou tentativa – da classe política de cercear a liberdade de opinião que a Constituição de 1988 prevê e que, até recentemente, era exercida apenas pelos poucos “privilegiados” que tinham acesso aos meios de comunicação convencionais, como jornais impressos, emissoras de rádio e televisão. Por outro lado, é alvissareira por dois motivos: primeiro porque o acesso e o uso da Internet como meio de comunicação no Brasil vem se difundindo, alcançando dezenas de milhões de brasileiros que integram o universo de “incluídos digitais”. Segundo, porque a expansão já causa imensa preocupação na Câmara e no Senado, onde se tenta forjar amarras inúteis no longo prazo. Semana passada a ingerência e a incompreensão do que representa o fenômeno da Internet eram visíveis através das imagens da TV Senado:

Cultura e História no Mercado de Arte Popular

                                Um dos espaços mais relevantes da história da Feira de Santana é o chamado Mercado de Arte Popular , o MAP. Às vésperas de completar 100 anos – foi inaugurado formalmente em 27 de março de 1915 – o entreposto foi se tornando uma necessidade ainda no século XIX, mas só começou a sair do papel de fato em 1906, quando a Câmara Municipal aprovou o empréstimo de 100 contos de réis que deveria custear sua construção.   Atualmente, o MAP passa por mais uma reforma que, conforme previsão da prefeitura, deverá ser concluída nos próximos meses.                 Antes mesmo da proclamação da República, em 1889, já se discutia na Feira de Santana a necessidade de construção de um entreposto comercial que pudesse abrigar a afamada feira-livre que mobilizava comerciantes e consumidores da região. Isso na época em que não existia a figura do chefe do Executivo, quando as questões administrativas eram resolvidas e encaminhadas pela Câmara Municipal.           

“Um dia de domingo” na tarde de sábado

  Foi num final de tarde de sábado. Aquela escuridão azulada, típica do entardecer, já se irradiava pelo céu de nuvens acinzentadas. No Cruzeiro, as primeiras sombras envolviam as árvores esguias, o casario acanhado, os pedestres vivazes, os automóveis que avançavam pelas cercanias. No bar antigo – era escuro, piso áspero, paredes descoradas, mesas e cadeiras plásticas – a clientela espalhava-se pelas mesas, litrinhos e litrões esvaziando-se com regularidade. Foi quando o aparelho de som lançou a canção inesperada: “ ... Eu preciso te falar, Te encontrar de qualquer jeito Pra sentar e conversar, Depois andar de encontro ao vento”. Na mesa da calçada, um sujeito de camiseta regata e bermuda de surfista suspendeu a ruidosa conversa, esticou as pernas, sacudiu os pés enfiados numa sandália de dedo. Os olhos percorriam as árvores, a torre da igreja do outro lado da praça, os táxis estacionados. No que pensava? Difícil descobrir. Mas contraiu o rosto numa careta breve, uma express