Pular para o conteúdo principal

Balanço preliminar da greve dos caminhoneiros

O leitor vai perdoar certa confusão na organização das ideias: é que, nos últimos dias, o País mergulhou em um turbilhão de acontecimentos com a greve dos caminhoneiros e, nesse momento, está difícil organizar as informações, hierarquizá-las, atribuir-lhes um sentido mais geral. Sendo assim – e, de antemão, contando com a gentil compreensão – vai se instituindo aqui uma prosa errática, repleta de lacunas e que vai oscilar de direção, sem rumo preciso nesse primeiro momento.
Lá adiante, quando o turbilhão serenar – isso quando o fizer – será possível pesar e medir cada acontecimento, atribuir valor e, a depender dos desdobramentos, aprofundar aquelas análises mais necessárias. Há muita confusão no ar, muito burburinho e especulação e, no momento, investir em determinadas vertentes pode se traduzir em resultados estéreis.
Desde já, é bom mencionar uma lembrança antiga. Tem sido comum ver, nos postos de combustíveis, filas de consumidores esperando o momento de abastecer e não falta quem circule portando galões abastecidos ou não. O comentário recorrente em cada esquina é sobre a disponibilidade de combustível, sobre preço, sobre barreira em estrada.
Cenário do gênero – de racionamento e incerteza – só recordo de ter visto em 1986, quando foi lançado o Plano Cruzado, no governo José Sarney. À época, com tabelamento, era comum os produtos sumirem das prateleiras à espera de preços mais elevados. Isso condenou milhões de brasileiros a amargar filas para comprar, entre outros itens essenciais, carne. Pensava que não voltaria a ver situações do gênero.
Mas vamos análise dos dias que correm. Subdividi em itens até para facilitar a organização das ideias.

Governo de Joelhos

Desde quinta-feira (24) o governo de Michel Temer (MDB-SP) anunciou, três vezes, o fim da paralisação dos caminhoneiros. E, num desrespeito impressionante, três vezes a categoria desfez o acordo e manteve a greve. A cada anúncio, cai ainda mais a credibilidade de um governo que já dispunha de pouca legitimidade junto à população. No domingo (27) veio o terceiro anúncio, desmentido pelas imagens de tevê poucas horas depois.
O pior nem é isso: é a postura do governo nas negociações. O emedebismo, inicialmente, tentou endurecer, mas cedeu em tudo logo depois. E o que fizeram os caminhoneiros? Desdisseram o que disseram antes, mantendo os veículos estacionados Brasil afora. Trata-se de uma afronta à autoridade presidencial – pense-se, aqui, em terceira pessoa – e um gesto de deboche, refugar o que foi acordado pouco antes.
A sisuda postura liberal ruiu em pouco tempo: de austero defensor da responsabilidade fiscal e do equilíbrio das contas públicas, o governo enveredou por uma liberalidade orçamentária movida pelo desespero, para se desembaraçar do enrosco. Não conseguiu, mas ficou ainda mais evidente que o mercadejar, o acerto de balcão é o modus operandi essencial do emedebismo.

Liberal, pero no mucho

Nas ensandecidas jornadas pela deposição de Dilma Rousseff (PT) teve muito brasileiro afirmando-se de direita, liberal, defensor do livre-mercado. Aquele discurso arrancava entusiásticos elogios da turma do mercado, que enxergava um futuro radioso para o Brasil, caso o País se desvencilhasse do estatismo e do “desenvolvimentismo”, pragas responsáveis pelo nosso atraso secular.
Pois bem. Nada é mais liberal que a política de preços da Petrobrás: a empresa corrige suas tarifas considerando os preços do mercado internacional do petróleo, incorporando o câmbio como variável adicional. Nada mais liberal, nem mais globalizada, que a metodologia cunhada por Pedro Parente, o presidente da empresa. Talvez tenha havido exagero apenas no intervalo dos reajustes – diários –, o que elevou muito a incerteza.
Recém convertido ao liberalismo, o brasileiro médio ficou magoado: aferra-se à defesa de uma política de preços que não apenas expanda o intervalo entre os reajustes, mas que resgate o subsídio, o que ainda ontem era anátema para nossos desavisados liberais. Noutras palavras, nada de economia aberta: deseja-se a ação protetora do Estado, intervindo contra as oscilações de preço.
Mais cômico é ver gente na televisão defendendo “imposto zero”. Lá adiante, vai reclamar da situação das estradas, do atendimento na saúde, da educação precária, da insegurança. No mundo de faz-de-conta em que muita gente vive, desejam-se serviços públicos com padrão nórdico e carga tributária de paraíso fiscal.

Esquerda, volver?

Em 1964 a esquerda – representada, sobretudo, pelo Partido Comunista Brasileiro, o PCB – desembestou num radicalismo inócuo e nocivo, alinhando-se, involuntariamente, àquilo que a extrema-direita ansiava: a deposição de João Goulart, presidente da República. Veio o golpe, não houve resistência e a ditadura militar se estendeu por tenebrosos 21 anos.
A greve dos caminhoneiros mostra que é sempre possível insistir na mesma tecla – errada –, escudando-se em teses absorvidas mecanicamente da realidade russa de um século atrás. Há quem, militando à esquerda, defenda o apoio à greve e que se resgate o “Fora Temer” mais uma vez. Certamente essa gente vai encontrar calorosa recepção entre os que, à margem das rodovias, ostentam, orgulhosamente, faixa exigindo “Intervenção militar já”.
Caso prospere, o “Fora Temer” pavimentará o caminho para a ascensão de uma extrema-direita iracunda que, no poder, teria exatamente o que resta da esquerda como alvo preferencial. Ou temos aí um Lênin tropical capaz de, subitamente, arrebatar as massas? Caso exista, permanece escondido, sob a mais absoluta discrição.
Delírios do gênero vem se disseminando em notas formais e em análises abalizadas de doutos teóricos da esquerda. Como se vê, um desastre, como se o que aconteceu em 1964 fosse pouco.

E agora?

Ontem (28) foi divulgada a inquietante informação que grupos de extrema-direita tentam se apropriar do movimento dos caminhoneiros para, sob o caos da paralisação, facilitar a deposição de Michel Temer e viabilizar o assalto ao poder classificado como “Intervenção militar”. Qualquer observador atento, desde o início, ficou desconfiado que essa era a intenção de certas figuras.
Faltando cinco meses para as eleições – que podem sinalizar para algum rumo – a deposição do mandatário de Tietê, agora, seria uma catástrofe para a claudicante democracia brasileira. Não por ele, claro. Mas é que isso nos colocaria na antessala de uma ditadura sem subterfúgios, com desdobramentos imprevisíveis para o País. Afinal, quem assumiria o poder?
Adepto das soluções mágicas, dos encantamentos, dos “milagres”, o brasileiro médio, hoje, supõe que é possível trocar presidente da República como se troca de camisa. Basta um celular com aplicativo de rede social, alguns clichês, a invocação das bênçãos do Altíssimo e a sede de compartilhamento, para mudar o País.
Na prática, a vida real é bem mais complicada que essa pajelança digital...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Parlamento não digere a democracia virtual

A tentativa do Congresso Nacional de cercear a liberdade de opinião através da Internet é ao mesmo tempo preocupante e alvissareira. Preocupante por motivos óbvios: trata-se de mais uma ingerência – ou tentativa – da classe política de cercear a liberdade de opinião que a Constituição de 1988 prevê e que, até recentemente, era exercida apenas pelos poucos “privilegiados” que tinham acesso aos meios de comunicação convencionais, como jornais impressos, emissoras de rádio e televisão. Por outro lado, é alvissareira por dois motivos: primeiro porque o acesso e o uso da Internet como meio de comunicação no Brasil vem se difundindo, alcançando dezenas de milhões de brasileiros que integram o universo de “incluídos digitais”. Segundo, porque a expansão já causa imensa preocupação na Câmara e no Senado, onde se tenta forjar amarras inúteis no longo prazo. Semana passada a ingerência e a incompreensão do que representa o fenômeno da Internet eram visíveis através das imagens da TV Senado:

Cultura e História no Mercado de Arte Popular

                                Um dos espaços mais relevantes da história da Feira de Santana é o chamado Mercado de Arte Popular , o MAP. Às vésperas de completar 100 anos – foi inaugurado formalmente em 27 de março de 1915 – o entreposto foi se tornando uma necessidade ainda no século XIX, mas só começou a sair do papel de fato em 1906, quando a Câmara Municipal aprovou o empréstimo de 100 contos de réis que deveria custear sua construção.   Atualmente, o MAP passa por mais uma reforma que, conforme previsão da prefeitura, deverá ser concluída nos próximos meses.                 Antes mesmo da proclamação da República, em 1889, já se discutia na Feira de Santana a necessidade de construção de um entreposto comercial que pudesse abrigar a afamada feira-livre que mobilizava comerciantes e consumidores da região. Isso na época em que não existia a figura do chefe do Executivo, quando as questões administrativas eram resolvidas e encaminhadas pela Câmara Municipal.           

“Um dia de domingo” na tarde de sábado

  Foi num final de tarde de sábado. Aquela escuridão azulada, típica do entardecer, já se irradiava pelo céu de nuvens acinzentadas. No Cruzeiro, as primeiras sombras envolviam as árvores esguias, o casario acanhado, os pedestres vivazes, os automóveis que avançavam pelas cercanias. No bar antigo – era escuro, piso áspero, paredes descoradas, mesas e cadeiras plásticas – a clientela espalhava-se pelas mesas, litrinhos e litrões esvaziando-se com regularidade. Foi quando o aparelho de som lançou a canção inesperada: “ ... Eu preciso te falar, Te encontrar de qualquer jeito Pra sentar e conversar, Depois andar de encontro ao vento”. Na mesa da calçada, um sujeito de camiseta regata e bermuda de surfista suspendeu a ruidosa conversa, esticou as pernas, sacudiu os pés enfiados numa sandália de dedo. Os olhos percorriam as árvores, a torre da igreja do outro lado da praça, os táxis estacionados. No que pensava? Difícil descobrir. Mas contraiu o rosto numa careta breve, uma express