Pular para o conteúdo principal

Há quase um século, Feira vencia torneio Intermunicipal

Pouca gente deve saber, mas há quase um século a Feira de Santana sagrava-se campeã de um torneio de futebol intermunicipal. As páginas do Jornal A Flor – que circulou na primeira metade do século passado aqui no município – registraram a façanha da seleção local, lá nos primórdios do futebol na Bahia. A Fundação Senhor dos Passos resgatou a publicação, que ganhou versão impressa recentemente.
O texto sobre o troféu está nas páginas dois e três da edição 33, do domingo, 18 de dezembro de 1921. São quase 98 anos, portanto. A matéria realça que a equipe foi recebida com festa: “Da capital, chegaram aqui em o regular das 9 horas, na segunda-feira, a nossa embaixada com os denodados campeões, que tão brilhantemente souberam pelejar, no campo da Graça, para conquistar a victoria entre nove adversários”.
O campo da Graça foi o primeiro estádio da capital. Por lá, passou até a Seleção Brasileira. No torneio que consagrou os feirenses, Ilhéus, Castro Alves e Cachoeira eliminaram Santo Amaro, São Félix e São Gonçalo dos Campos. Feira encarou Muritiba e saiu vitoriosa: “Após o tempo determinado, sahio vencedora a nossa equipe com o ‘scor’ de 1x0. A assistência vibra de enthusiasmo”.
Depois veio a confusão: “Chegaram ao certame três cidades inclusive Itaparica, que foi chegando naquelle momento”. Isso depois da primeira rodada: a publicação critica a desorganização do evento e a intervenção do “Dr. Medeiros Netto”, que apresentou uma solução: Feira enfrentaria Itaparica, “enquanto o quadro de Ilheos descansava à vontade”, conforme reclamação registrada em A Flor.
Os feirenses atropelaram os adversários da ilha: “Iniciou-se o jogo, e os nossos jogadores agiram com calma e perícia, levando brilhantemente de vencida o ‘team’ de Itaparica, com o ‘score’ de 3x1”. O resultado credenciou o time feirense a enfrentar Ilhéus na final, sob intensa expectativa.
Começou, enfim, a decisão e, na “sensacional peleja”, os ilheeenses atacaram “durante o primeiro tempo, às tontas, sem combinação”. A atuação da defensa feirense foi exaltada: “Agio com precisão, defendendo admiravelmente os pelotaços adversários”.
No segundo tempo veio a reação feirense: “Os nossos pebolistas não desmentiram a fama que gosavam”. O redator entusiasmou-se tanto que não mencionou o placar – deduz-se, pelo texto, que ficou no um a zero, com gol de pênalti – e nem o autor do gol do título. Mas não poupou referências à comemoração: “Após poucos minutos, terminou a tradicional peleja, ficando o “scratch’ feirense com o título de campeão, e a penalidade que nos deu o triunpho, fulgurante e viva, defendida heroicamente pelos nossos players da gana fervorosa do scratch de Ilheos que lutou com um esforço titânico”.
Quem foram os heróis da conquista? A publicação faz referência a Jonga, “nosso admirável ponta-esquerda”, além dos defensores Luizinho e Zeca, classificados como “heroes”. Outros protagonistas do feito quase centenário: “Diógenes, Dudu, 69 e Dôta”.
Naqueles tempos distantes de cidade miúda, o feito do “scratch” feirense certamente rendeu muitos comentários pelas esquinas, na feira-livre da segunda-feira, nos dias que antecederam o Natal.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Parlamento não digere a democracia virtual

A tentativa do Congresso Nacional de cercear a liberdade de opinião através da Internet é ao mesmo tempo preocupante e alvissareira. Preocupante por motivos óbvios: trata-se de mais uma ingerência – ou tentativa – da classe política de cercear a liberdade de opinião que a Constituição de 1988 prevê e que, até recentemente, era exercida apenas pelos poucos “privilegiados” que tinham acesso aos meios de comunicação convencionais, como jornais impressos, emissoras de rádio e televisão. Por outro lado, é alvissareira por dois motivos: primeiro porque o acesso e o uso da Internet como meio de comunicação no Brasil vem se difundindo, alcançando dezenas de milhões de brasileiros que integram o universo de “incluídos digitais”. Segundo, porque a expansão já causa imensa preocupação na Câmara e no Senado, onde se tenta forjar amarras inúteis no longo prazo. Semana passada a ingerência e a incompreensão do que representa o fenômeno da Internet eram visíveis através das imagens da TV Senado:

Cultura e História no Mercado de Arte Popular

                                Um dos espaços mais relevantes da história da Feira de Santana é o chamado Mercado de Arte Popular , o MAP. Às vésperas de completar 100 anos – foi inaugurado formalmente em 27 de março de 1915 – o entreposto foi se tornando uma necessidade ainda no século XIX, mas só começou a sair do papel de fato em 1906, quando a Câmara Municipal aprovou o empréstimo de 100 contos de réis que deveria custear sua construção.   Atualmente, o MAP passa por mais uma reforma que, conforme previsão da prefeitura, deverá ser concluída nos próximos meses.                 Antes mesmo da proclamação da República, em 1889, já se discutia na Feira de Santana a necessidade de construção de um entreposto comercial que pudesse abrigar a afamada feira-livre que mobilizava comerciantes e consumidores da região. Isso na época em que não existia a figura do chefe do Executivo, quando as questões administrativas eram resolvidas e encaminhadas pela Câmara Municipal.           

“Um dia de domingo” na tarde de sábado

  Foi num final de tarde de sábado. Aquela escuridão azulada, típica do entardecer, já se irradiava pelo céu de nuvens acinzentadas. No Cruzeiro, as primeiras sombras envolviam as árvores esguias, o casario acanhado, os pedestres vivazes, os automóveis que avançavam pelas cercanias. No bar antigo – era escuro, piso áspero, paredes descoradas, mesas e cadeiras plásticas – a clientela espalhava-se pelas mesas, litrinhos e litrões esvaziando-se com regularidade. Foi quando o aparelho de som lançou a canção inesperada: “ ... Eu preciso te falar, Te encontrar de qualquer jeito Pra sentar e conversar, Depois andar de encontro ao vento”. Na mesa da calçada, um sujeito de camiseta regata e bermuda de surfista suspendeu a ruidosa conversa, esticou as pernas, sacudiu os pés enfiados numa sandália de dedo. Os olhos percorriam as árvores, a torre da igreja do outro lado da praça, os táxis estacionados. No que pensava? Difícil descobrir. Mas contraiu o rosto numa careta breve, uma express