Pular para o conteúdo principal

Funcionário público é espécie em extinção

Pouca gente comenta, mas o serviço público no Brasil vive um momento de inflexão radical. Talvez as transformações sejam as mais drásticas desde a década de 1930, quando as reformas tocadas pelo então presidente Getúlio Vargas ajudaram a configurar muito do que se conhece do serviço público atualmente. De qualquer forma, as mudanças são as mais intensas desde a Constituição de 1988, quando o Brasil aspirava ares democráticos e renovadores.
Recentemente, o primeiro impulso transformador foi dado pela demonização dos funcionários públicos. Pelo visto, esta etapa está quase concluída. Incompetência, salários vultosos, vantagens nababescas, ineficiência e inépcia são rótulos que, incessantemente, são colados no funcionalismo público.
Note-se que o conjunto dos servidores públicos, nessas vituperações, paga pelos privilegiados concedidos a castas específicas. Mas, obviamente, não se trata de desinformação: o movimento é deliberado. O passo seguinte, conforme já se percebe, é avançar sobre os direitos desses servidores.
Há quem apoie a ofensiva, movido pela crença ingênua que caminhamos para um Estado mínimo com o máximo de eficiência, conforme apregoa a doutrina liberal. Esses se encaixam na condição de inocentes úteis: movem-se iludidos para legitimar outros interesses, nada nobres, que as manobras recentes ajudam a viabilizar.

Precarização

A precarização do serviço público não visa, na verdade, reduzir o tamanho do Estado. Visa substituir o modelo atual por outro, mais rentável em termos partidários, cujos primeiros sinais já são visíveis. A ideia fundamental é trocar o modelo do servidor estável, efetivo, pela gestão terceirizada e pelos vínculos precários e transitórios de trabalho. Será o paraíso do toma-lá-dá-cá.
No Brasil, quem vence eleição não deseja encontrar servidores estáveis, qualificados, capazes de tocar a oferta de serviços públicos, independente do grupo político de plantão no poder. Almeja-se o butim integral: indicar cargos comissionados e toda a fauna de penduricalhos administrativos possível. Isso para melhorar a oferta de serviços? Não: para acomodar os indicados dos membros do consórcio eleitoral vencedor.
Abandona-se, assim, a perspectiva do Estado voltado para a oferta de serviços essenciais à população. O que se pretende, na verdade, é vitaminar a lógica do balcão, loteando a administração entre os felizes integrantes do consórcio vencedor. Serviço para o cidadão fica num segundo plano. Nada pessoal: a lógica do toma-lá-dá-cá é autônoma, é quase um fim em si mesmo.
Para isso, instrumentos diversos foram sendo viabilizados. No começo, ocorreu a terceirização de serviços não finalísticos, como a limpeza, a vigilância e a manutenção. Depois, vieram os contratos temporários – o famoso Reda – que de tão frequentes tornaram-se permanentes. Mudam as peças no tabuleiro, mas os dedos que movem as peças permanecem os mesmos. Por fim, vieram as organizações sociais amigas que assumem serviços públicos concedidos mediante as afamadas parcerias público-privadas.

Indicações

Esquemas do gênero alavancaram o balcão de maneira impressionante desde a Constituição de 1988. Antes, quem tinha padrinho era indicado, via os famosos “bilhetinhos”, para os cargos públicos. Muitos se tornaram efetivos, mas a rentabilidade política do sistema era baixa: os modelos atuais – dinâmicos, variados e rotativos – são muito mais rentáveis, pois alcançam circuitos maiores.
Esse modelo é irrevogável? Não, ao contrário do que se alardeia. Ele subsiste graças à lógica política que foi se consolidando no Brasil no pós-1988. Por aqui, política sempre foi sinônimo de distribuição de benesses. Não se tornou diferente no mais longo período de vigência democrática, até a ascensão de Michel Temer.
Justiça seja feita: o modelo estende-se por todo o espectro partidário, bordejando os extremos ideológicos à esquerda e à direita. Glutona, a ex-esquerda abraçou com sofreguidão os esquemas que fustigava até chegar ao poder; e aqueles à direita mantiveram-se coerentes, felizes com a geleia geral instituída na última década.
Por fim, é necessário também fazer justiça: muita gente competente, séria e avessa aos jogos do poder ocupa, transitoriamente, cargos públicos. Poderiam, sem dúvida, integrar os quadros do Estado com desempenho satisfatório. Mas concurso, hoje, está fora de moda. Simplesmente porque não representa filão para a exploração política. A população precisa reagir, mas ninguém sabe quando isso vai acontecer. Por enquanto, a única coisa que brilha no horizonte é o lustro do balcão...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Parlamento não digere a democracia virtual

A tentativa do Congresso Nacional de cercear a liberdade de opinião através da Internet é ao mesmo tempo preocupante e alvissareira. Preocupante por motivos óbvios: trata-se de mais uma ingerência – ou tentativa – da classe política de cercear a liberdade de opinião que a Constituição de 1988 prevê e que, até recentemente, era exercida apenas pelos poucos “privilegiados” que tinham acesso aos meios de comunicação convencionais, como jornais impressos, emissoras de rádio e televisão. Por outro lado, é alvissareira por dois motivos: primeiro porque o acesso e o uso da Internet como meio de comunicação no Brasil vem se difundindo, alcançando dezenas de milhões de brasileiros que integram o universo de “incluídos digitais”. Segundo, porque a expansão já causa imensa preocupação na Câmara e no Senado, onde se tenta forjar amarras inúteis no longo prazo. Semana passada a ingerência e a incompreensão do que representa o fenômeno da Internet eram visíveis através das imagens da TV Senado:

Cultura e História no Mercado de Arte Popular

                                Um dos espaços mais relevantes da história da Feira de Santana é o chamado Mercado de Arte Popular , o MAP. Às vésperas de completar 100 anos – foi inaugurado formalmente em 27 de março de 1915 – o entreposto foi se tornando uma necessidade ainda no século XIX, mas só começou a sair do papel de fato em 1906, quando a Câmara Municipal aprovou o empréstimo de 100 contos de réis que deveria custear sua construção.   Atualmente, o MAP passa por mais uma reforma que, conforme previsão da prefeitura, deverá ser concluída nos próximos meses.                 Antes mesmo da proclamação da República, em 1889, já se discutia na Feira de Santana a necessidade de construção de um entreposto comercial que pudesse abrigar a afamada feira-livre que mobilizava comerciantes e consumidores da região. Isso na época em que não existia a figura do chefe do Executivo, quando as questões administrativas eram resolvidas e encaminhadas pela Câmara Municipal.           

“Um dia de domingo” na tarde de sábado

  Foi num final de tarde de sábado. Aquela escuridão azulada, típica do entardecer, já se irradiava pelo céu de nuvens acinzentadas. No Cruzeiro, as primeiras sombras envolviam as árvores esguias, o casario acanhado, os pedestres vivazes, os automóveis que avançavam pelas cercanias. No bar antigo – era escuro, piso áspero, paredes descoradas, mesas e cadeiras plásticas – a clientela espalhava-se pelas mesas, litrinhos e litrões esvaziando-se com regularidade. Foi quando o aparelho de som lançou a canção inesperada: “ ... Eu preciso te falar, Te encontrar de qualquer jeito Pra sentar e conversar, Depois andar de encontro ao vento”. Na mesa da calçada, um sujeito de camiseta regata e bermuda de surfista suspendeu a ruidosa conversa, esticou as pernas, sacudiu os pés enfiados numa sandália de dedo. Os olhos percorriam as árvores, a torre da igreja do outro lado da praça, os táxis estacionados. No que pensava? Difícil descobrir. Mas contraiu o rosto numa careta breve, uma express