Pular para o conteúdo principal

A variada fauna dos baleiros de Salvador

“Bom dia pessoal !!! Desculpe interromper o silêncio e a tranquilidade da viagem de vocês. Estamos aqui trazendo os deliciosos...”. Quem circula de ônibus costuma ouvir a mesma frase que, mais adiante, vai se traduzir na oferta do produto que o ambulante exibe. A frase curta foi se tornando comum em Salvador, na primeira metade da década passada; depois, transpôs fronteiras, chegou à Feira de Santana, mas não parou por aí. Até em São Paulo, naqueles ônibus articulados que trafegam pela avenida Santo Amaro, já ouvi a frase familiar, com ligeiras alterações.
Salvador, cujo drama desemprego é endêmico, hospeda uma fauna admirável de ambulantes. Descontando a tragédia pessoal do trabalho precário, muitos renderiam matérias anedóticas do jornalismo de entretenimento.
Os “deliciosos” produtos apregoados costumam variar bastante. Nos dias quentes – sobretudo nos verões incandescentes – ofertam-se água, picolés, sucos artificiais, refrigerantes e até cerveja. As tradicionais caixas de isopor ou baldes com gelo costumam abrigar a mercadoria. Não falta vendedor que advirta, didaticamente, para a necessidade de hidratação nos períodos mais tórridos.
Quem anuncia que “chegou o passatempo da viagem” – outro pregão clássico – invariavelmente mercadeja algo que ajuda a tapear a fome. Chocolate, amendoim processado, biscoitos e barras de cereais figuram entre os produtos mais comuns. Dois argumentos são corriqueiros: o preço mais em conta – as comparações com bombonieres e lanchonetes são inevitáveis – e, como atestado de lisura, recomendam que o cliente observe o prazo de validade na embalagem.

Baleiros Tradicionais

Há também os baleiros tradicionais. Esses só vendem balas, chicletes, jujubas, pastilhas e pés-de-moleque que muitos subvertem para “pé de moça”. Baldes ajudam a transportar a mercadoria miúda e bojudas pochetes acomodam uma infinidade de moedas. Muitos circulam ostentando o colete que a prefeitura esporadicamente padroniza.
A maioria embarca, lança os pregões tradicionais, vende, arrecada, agradece ao motorista e desembarca na primeira oportunidade. É visível que não nutrem grande apego pelo ofício, que encaram mais como estratégia para driblar o desemprego, conforme admitem no breve discurso inicial.
Outros incorporam a rotina à própria identidade. Um deles, metodicamente, oferece balas a todos os passageiros com voz sussurrante. Óculos de grau, cabelos desalinhados e tique recorrente modelam o aspecto do fã de Raul Seixas que, em certa manhã soteropolitana de calor intenso, parafraseou um verso do roqueiro baiano: “...a lua está bem alta e o sol intensidade”.
Outro, idoso já aposentado, conforme admite, também vende balas. Mas só depois de uma aula improvisada de anatomia e de piadas imprevistas que acabam divertindo os passageiros imersos na rotina feroz da cidade grande. Quem o vê, o considera mais feliz exibindo seus conhecimentos que, propriamente, vendendo balas.

Versículos bíblicos

“... só segurando o produto você já incentiva o nosso trabalho”, apregoam alguns, que constrangem os passageiros a segurar suas mercadorias. Alguém, no passado distante, ensinou a algum ambulante que entregar o produto favorece as vendas. Como receita universal, é estratégia furada. Muitos ficam aporrinhados e não falta quem, discretamente, afane a mercadoria no ônibus lotado.
Versículos da Bíblia, bênçãos, profecias e discursos religiosos também servem como estratégia. Muitos louvam as vitórias e a prosperidade que Deus garantiu em suas vidas, embora estejam ali, padecendo sob precariedade absoluta. Perdem pouco tempo exaltando as virtudes dos seus produtos, certamente apostando no apelo religioso.
A fauna dos baleiros em Salvador é exótica e variada. É difícil determinar a origem desse serviço precário, inseguro, impulsionado pela escassez de oportunidades. Mas, certa vez, ouvi um baleiro conversando com colegas de ofício, ali nas imediações das Sete Portas: “Consegui construir uma casa vendendo bala. E com primeiro andar”, afirmava, orgulhoso da dedicação ao seu ofício.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Parlamento não digere a democracia virtual

A tentativa do Congresso Nacional de cercear a liberdade de opinião através da Internet é ao mesmo tempo preocupante e alvissareira. Preocupante por motivos óbvios: trata-se de mais uma ingerência – ou tentativa – da classe política de cercear a liberdade de opinião que a Constituição de 1988 prevê e que, até recentemente, era exercida apenas pelos poucos “privilegiados” que tinham acesso aos meios de comunicação convencionais, como jornais impressos, emissoras de rádio e televisão. Por outro lado, é alvissareira por dois motivos: primeiro porque o acesso e o uso da Internet como meio de comunicação no Brasil vem se difundindo, alcançando dezenas de milhões de brasileiros que integram o universo de “incluídos digitais”. Segundo, porque a expansão já causa imensa preocupação na Câmara e no Senado, onde se tenta forjar amarras inúteis no longo prazo. Semana passada a ingerência e a incompreensão do que representa o fenômeno da Internet eram visíveis através das imagens da TV Senado:

Cultura e História no Mercado de Arte Popular

                                Um dos espaços mais relevantes da história da Feira de Santana é o chamado Mercado de Arte Popular , o MAP. Às vésperas de completar 100 anos – foi inaugurado formalmente em 27 de março de 1915 – o entreposto foi se tornando uma necessidade ainda no século XIX, mas só começou a sair do papel de fato em 1906, quando a Câmara Municipal aprovou o empréstimo de 100 contos de réis que deveria custear sua construção.   Atualmente, o MAP passa por mais uma reforma que, conforme previsão da prefeitura, deverá ser concluída nos próximos meses.                 Antes mesmo da proclamação da República, em 1889, já se discutia na Feira de Santana a necessidade de construção de um entreposto comercial que pudesse abrigar a afamada feira-livre que mobilizava comerciantes e consumidores da região. Isso na época em que não existia a figura do chefe do Executivo, quando as questões administrativas eram resolvidas e encaminhadas pela Câmara Municipal.           

“Um dia de domingo” na tarde de sábado

  Foi num final de tarde de sábado. Aquela escuridão azulada, típica do entardecer, já se irradiava pelo céu de nuvens acinzentadas. No Cruzeiro, as primeiras sombras envolviam as árvores esguias, o casario acanhado, os pedestres vivazes, os automóveis que avançavam pelas cercanias. No bar antigo – era escuro, piso áspero, paredes descoradas, mesas e cadeiras plásticas – a clientela espalhava-se pelas mesas, litrinhos e litrões esvaziando-se com regularidade. Foi quando o aparelho de som lançou a canção inesperada: “ ... Eu preciso te falar, Te encontrar de qualquer jeito Pra sentar e conversar, Depois andar de encontro ao vento”. Na mesa da calçada, um sujeito de camiseta regata e bermuda de surfista suspendeu a ruidosa conversa, esticou as pernas, sacudiu os pés enfiados numa sandália de dedo. Os olhos percorriam as árvores, a torre da igreja do outro lado da praça, os táxis estacionados. No que pensava? Difícil descobrir. Mas contraiu o rosto numa careta breve, uma express