Pular para o conteúdo principal

Uma cidade com nível fundamental



 
Praticamente todos os principais candidatos ao governo da Bahia prometeram alguma coisa para a Feira de Santana com o objetivo de atrair o eleitorado local. Uma delas é a reativação do aeroporto, que há décadas figura como “elefante branco” no Santo Antônio dos Prazeres, na periferia da cidade. Mas há mais promessas: o chamado pólo logístico, a duplicação do Anel de Contorno, um estádio para o Fluminense de Feira mandar seus jogos e até mesmo a construção de um novo hospital para substituir o Clériston Andrade.

Deve haver outras promessas, das quais não consigo recordar. Apesar dos diversos matizes ideológicos envolvidos, com governo e oposição se engalfinhando, todas guardam pelo menos uma semelhança: são obras, ou “grandes obras”, como se dizia no passado. São concretas, palpáveis, possuem materialidade: podem ser facilmente invocadas à memória do eleitor, caso sejam efetivadas.

“Fulano construiu tantos hospitais”, “beltrano recuperou não-sei-quantas estradas”, “sicrano construiu açudes e barragens”. É mais ou menos assim a propaganda eleitoral, absolutamente sintonizada com as pesquisas de opinião, segundo dizem. Há também o discurso de que as propostas resultam de diálogo com os eleitores, de estudos de competentes equipes técnicas e por aí vai.

Na Feira de Santana, o raciocínio não se aplica a pelo menos um segmento específico: a educação. Como todos aderem à retórica das políticas universais de educação, ninguém entende do varejo, do miúdo, do que se desenrola em cada município. Como não se entende do tema, prevalecem as propostas banais, repetitivas, genéricas.

 
Realidade


Recorrendo a números apresentados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), tracemos o panorama da educação na Feira de Santana. No Ensino Fundamental 87,6 mil estudantes foram matriculados em 2009. Destes, 14,6 mil freqüentam escolas privadas e os demais se distribuíam entre estabelecimentos municipais e estaduais.

No Ensino Médio surge o gargalo: somente 22,5 mil estudantes foram matriculados, com pouco mais de 2,6 mil deles frequentando estabelecimentos privados. Assim, se é provável que no município o Ensino Fundamental atinge elevada cobertura, o mesmo não se repete no Ensino Médio. Há evasão elevada ou faltam vagas? Se o problema é evasão, quais as principais razões? Qual a influência da repetência nesses dados? São perguntas que permanecem sem respostas.

Em relação à qualidade, o cenário é igualmente desolador. Das 60 escolas de nível médio na Feira de Santana, as 10 mais bem avaliadas no Enem, do Ministério da Educação, são particulares. Os colégios Edgard Santos, Modelo e Assis Chateaubriand – onde, a propósito, eu próprio concluí o Ensino Médio – são os três mais bem avaliados, mas com desempenho inferior a 60% da nota total.

 
Futuro

 
Esses números dão o que pensar. Afinal, que qualificação está sendo oferecida aos jovens feirenses que frequentam as escolas públicas? Que oportunidades de ascensão social aqueles que integram as camadas sociais mais humildes encontram? Isso quando se fala dos que conseguem concluir o Ensino Médio. E a imensidão dos que não conseguem sequer atingir esse patamar?

Por outro lado, cabem mais indagações: que sociedade e que modelo de desenvolvimento se pretende construir quando não se oferecem oportunidades àqueles que – em tese – serão os principais protagonistas do país nas próximas décadas? Nenhuma nação no mundo moderno pode vislumbrar perspectivas de desenvolvimento com a educação que o Brasil oferece à sua juventude.

Com uma educação pública tão capenga, os discursos dos candidatos deveriam se reportar às melhorias efetivas no segmento, particularmente no Ensino Médio. Mas, como as “grandes obras” possuem inegável apelo eleitoral, é a elas que se recorre a cada quatro anos. A educação, por enquanto, é artigo de luxo que não oferece visibilidade para candidato...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Parlamento não digere a democracia virtual

A tentativa do Congresso Nacional de cercear a liberdade de opinião através da Internet é ao mesmo tempo preocupante e alvissareira. Preocupante por motivos óbvios: trata-se de mais uma ingerência – ou tentativa – da classe política de cercear a liberdade de opinião que a Constituição de 1988 prevê e que, até recentemente, era exercida apenas pelos poucos “privilegiados” que tinham acesso aos meios de comunicação convencionais, como jornais impressos, emissoras de rádio e televisão. Por outro lado, é alvissareira por dois motivos: primeiro porque o acesso e o uso da Internet como meio de comunicação no Brasil vem se difundindo, alcançando dezenas de milhões de brasileiros que integram o universo de “incluídos digitais”. Segundo, porque a expansão já causa imensa preocupação na Câmara e no Senado, onde se tenta forjar amarras inúteis no longo prazo. Semana passada a ingerência e a incompreensão do que representa o fenômeno da Internet eram visíveis através das imagens da TV Senado:

Cultura e História no Mercado de Arte Popular

                                Um dos espaços mais relevantes da história da Feira de Santana é o chamado Mercado de Arte Popular , o MAP. Às vésperas de completar 100 anos – foi inaugurado formalmente em 27 de março de 1915 – o entreposto foi se tornando uma necessidade ainda no século XIX, mas só começou a sair do papel de fato em 1906, quando a Câmara Municipal aprovou o empréstimo de 100 contos de réis que deveria custear sua construção.   Atualmente, o MAP passa por mais uma reforma que, conforme previsão da prefeitura, deverá ser concluída nos próximos meses.                 Antes mesmo da proclamação da República, em 1889, já se discutia na Feira de Santana a necessidade de construção de um entreposto comercial que pudesse abrigar a afamada feira-livre que mobilizava comerciantes e consumidores da região. Isso na época em que não existia a figura do chefe do Executivo, quando as questões administrativas eram resolvidas e encaminhadas pela Câmara Municipal.           

“Um dia de domingo” na tarde de sábado

  Foi num final de tarde de sábado. Aquela escuridão azulada, típica do entardecer, já se irradiava pelo céu de nuvens acinzentadas. No Cruzeiro, as primeiras sombras envolviam as árvores esguias, o casario acanhado, os pedestres vivazes, os automóveis que avançavam pelas cercanias. No bar antigo – era escuro, piso áspero, paredes descoradas, mesas e cadeiras plásticas – a clientela espalhava-se pelas mesas, litrinhos e litrões esvaziando-se com regularidade. Foi quando o aparelho de som lançou a canção inesperada: “ ... Eu preciso te falar, Te encontrar de qualquer jeito Pra sentar e conversar, Depois andar de encontro ao vento”. Na mesa da calçada, um sujeito de camiseta regata e bermuda de surfista suspendeu a ruidosa conversa, esticou as pernas, sacudiu os pés enfiados numa sandália de dedo. Os olhos percorriam as árvores, a torre da igreja do outro lado da praça, os táxis estacionados. No que pensava? Difícil descobrir. Mas contraiu o rosto numa careta breve, uma express