Pular para o conteúdo principal

As “trapalhadas” do reajuste da passagem



Enquanto o feirense paga R$ 2,00 para sacolejar em velhos ônibus empoeirados, o prefeito e o Conselho Municipal de Transportes (CMT) esgrimam para se eximir da responsabilidade pelo reajuste, conforme atesta o noticiário dos últimos dias. Afinal, o CMT alega que apenas “recomenda” e o prefeito se justificou afirmando que se limitou a “acatar” a recomendação dos membros do conselho. Enfim, parece que a responsabilidade pelo reajuste se dilui nos tortuosos caminhos da burocracia. Talvez o aumento se deva a uma “tradição” de dez ou doze anos, como o próprio prefeito aludiu.
Tradição ou não, o fato é que o Conselho Municipal de Transportes sempre constituiu um colegiado opaco que aparece na imprensa somente quando se trata de discutir sobre aumento na passagem de ônibus e que se empenha apenas em perpetuar a “tradição” de recomendar reajustes anuais.
A “tradição”, contudo, não se repete em outras cidades brasileiras. Em Fortaleza, por exemplo, desde 2006 não ocorrem reajustes. Em Salvador, que não aplica uma política tão condizente com os interesses da população, os aumentos, nos últimos anos, não tem sido anuais. O último, por exemplo, aconteceu em janeiro de 2007.
Há, portanto, um aparente mistério: por que em Feira de Santana há a necessidade de se adotar uma política tão severa de reajustes, principalmente se a qualidade do serviço não é compatível com os preços? A explicação, singela, reside no próprio Conselho Municipal de Transportes.

Composição

Se os critérios empregados para a elaboração da planilha são um mistério, a composição do CMT também não é algo que se consiga descobrir com facilidade. No site da prefeitura, por exemplo, não há nenhuma informação a respeito. Sabe-se, apenas, que representantes do Executivo municipal e do sindicato patronal constituem a maioria. Se estudantes e trabalhadores estão representados – e possivelmente estão -, suas vozes não se fazem ouvir.
Ora, se os supostos representantes dos que pagam a tarifa se calam e o staff governamental se limita a dizer “amém”, quem, efetivamente, controla o CMT é o sindicato patronal que dita as regras de reajuste através de uma planilha de custos esotérica à qual a sociedade não tem acesso.
O noticiário dos últimos dias, a propósito, registra queixas até de vereadores que compõem a bancada governista. Um sinal eloqüente de que o reajuste foi inoportuno e conduzido de forma desastrada enquanto a população pulava atrás do trio elétrico. Afinal, tudo foi decidido durante o reinado do Momo.

Discussão

Decretar reajuste de tarifa pública é uma medida impopular, todos sabem e já foi dito neste espaço semana passada. Mas, quando a coisa acontece à revelia da sociedade, sem nenhuma transparência, a situação exige reflexão não só sobre o conteúdo – o aumento em si – mas também em relação à forma como o processo é conduzido e o papel dos atores nele engajados.
Claro que não cabe à prefeitura promover uma assembleia no Jóia da Princesa para decidir sobre o aumento ou não. Cabe, todavia, assegurar que o processo de discussão do sistema de transporte coletivo – não apenas as decisões sobre reajustes, mas o sistema como um todo, incluindo aí renovação da frota – seja transparente, representativo e que os interesses maiores da comunidade sejam contemplados, assim como também se assegure uma tarifa justa que garanta a sustentabilidade das empresas.
O que não pode ocorrer é a sucessão de trapalhadas, deliberadas ou não, que culminou com o aumento em vigor desde a sexta-feira da semana passada. O CMT “sugeriu”, o prefeito “acatou”, ninguém assumiu a responsabilidade, mas a consequência já está pesando umas moedas a mais, todos os dias, no bolso do feirense assustado com a crise econômica mundial.

Comentários

  1. É fato que em Feira de Santana existe uma "caixa preta" que envolve o sistema de reajuste da passagem dos ônibus urbanos. As planilhas de reajuste são um mistério para a sociedade. Muito oportuno esse texto. Agora acho que cabe as associações de classe (representantes dos trabalhadores) questionar ao CMT sobre a apresentação da planilha de custos ao público, e uma devida explicação sobre a tomada de decisão do aumento durante a micareta.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O Parlamento não digere a democracia virtual

A tentativa do Congresso Nacional de cercear a liberdade de opinião através da Internet é ao mesmo tempo preocupante e alvissareira. Preocupante por motivos óbvios: trata-se de mais uma ingerência – ou tentativa – da classe política de cercear a liberdade de opinião que a Constituição de 1988 prevê e que, até recentemente, era exercida apenas pelos poucos “privilegiados” que tinham acesso aos meios de comunicação convencionais, como jornais impressos, emissoras de rádio e televisão. Por outro lado, é alvissareira por dois motivos: primeiro porque o acesso e o uso da Internet como meio de comunicação no Brasil vem se difundindo, alcançando dezenas de milhões de brasileiros que integram o universo de “incluídos digitais”. Segundo, porque a expansão já causa imensa preocupação na Câmara e no Senado, onde se tenta forjar amarras inúteis no longo prazo. Semana passada a ingerência e a incompreensão do que representa o fenômeno da Internet eram visíveis através das imagens da TV Senado:

Cultura e História no Mercado de Arte Popular

                                Um dos espaços mais relevantes da história da Feira de Santana é o chamado Mercado de Arte Popular , o MAP. Às vésperas de completar 100 anos – foi inaugurado formalmente em 27 de março de 1915 – o entreposto foi se tornando uma necessidade ainda no século XIX, mas só começou a sair do papel de fato em 1906, quando a Câmara Municipal aprovou o empréstimo de 100 contos de réis que deveria custear sua construção.   Atualmente, o MAP passa por mais uma reforma que, conforme previsão da prefeitura, deverá ser concluída nos próximos meses.                 Antes mesmo da proclamação da República, em 1889, já se discutia na Feira de Santana a necessidade de construção de um entreposto comercial que pudesse abrigar a afamada feira-livre que mobilizava comerciantes e consumidores da região. Isso na época em que não existia a figura do chefe do Executivo, quando as questões administrativas eram resolvidas e encaminhadas pela Câmara Municipal.           

“Um dia de domingo” na tarde de sábado

  Foi num final de tarde de sábado. Aquela escuridão azulada, típica do entardecer, já se irradiava pelo céu de nuvens acinzentadas. No Cruzeiro, as primeiras sombras envolviam as árvores esguias, o casario acanhado, os pedestres vivazes, os automóveis que avançavam pelas cercanias. No bar antigo – era escuro, piso áspero, paredes descoradas, mesas e cadeiras plásticas – a clientela espalhava-se pelas mesas, litrinhos e litrões esvaziando-se com regularidade. Foi quando o aparelho de som lançou a canção inesperada: “ ... Eu preciso te falar, Te encontrar de qualquer jeito Pra sentar e conversar, Depois andar de encontro ao vento”. Na mesa da calçada, um sujeito de camiseta regata e bermuda de surfista suspendeu a ruidosa conversa, esticou as pernas, sacudiu os pés enfiados numa sandália de dedo. Os olhos percorriam as árvores, a torre da igreja do outro lado da praça, os táxis estacionados. No que pensava? Difícil descobrir. Mas contraiu o rosto numa careta breve, uma express