Pular para o conteúdo principal

Patranhas do (Sub)desenvolvimento


Durante muito tempo se cultivou a idéia de que o desenvolvimento econômico era assunto para os técnicos do governo. E somente para eles. Detentores de um conhecimento transcendente e esotérico, esses profissionais tinham como atribuição determinar os rumos da sociedade e tomavam decisões que afetavam a todos os cidadãos. Nem sempre acertavam e nem sempre tinham o conhecimento que alegavam, mas como o tema era tratado apenas nos gabinetes dos governantes, cabalisticamente, os erros eram atribuídos ao imponderável.
Só que as sociedades vão mudando. E mudam tanto que, às vezes, as propostas abalizadas de ontem transformam-se, hoje, em retórica ultrapassada. Quando esta retórica é aplicada à realidade, sempre causa prejuízos. E quem arca com os prejuízos é a sociedade.
Antigamente os desastrados responsáveis pelas idéias equivocadas escondiam-se nos respectivos gabinetes. Se o dano era maior, recorriam aos padrinhos políticos que, se tinham cacife, sustentavam-nos nos cargos. Mesmo quando a paternidade do prejuízo era, inquestionavelmente, intransferível.
Essas práticas são bastante comuns em ditaduras e também, no caso nordestino, quando o coronelismo dava as cartas. Mas, como já foi dito, o tempo passa. O passar do tempo, no Brasil dos últimos 20 anos, representou consolidação da democracia e a emergência do controle social. Este último, ainda que tímido, ainda que muitas vezes descaracterizado por oportunistas, vem se afirmando.

Sociedade

No âmbito do planejamento econômico, a principal transformação tem sido o paulatino crescimento da participação da sociedade. Foi-se o tempo em que burocratas engravatados determinavam os rumos do desenvolvimento. E está-se indo o tempo em que a baixa escolaridade era argumento para impedir a participação da sociedade nos processos decisórios.
Ninguém mais indicado que o indivíduo para dizer o que é melhor para ele. Uma pergunta muito simples, às vezes, é mais esclarecedora que 50 anos de reflexão num gabinete: “O que pode ser feito para melhorar sua vida?”.
Questões do gênero trazem pistas que, se consideradas, podem resultar em políticas públicas mais eficazes. É o saneamento para reduzir gastos com saúde, é o microcrédito para se gerar emprego e renda, é o treinamento profissional para o trabalhador fora do mercado de trabalho, é a educação com qualidade que contemple as necessidades da vida cotidiana.
Muitos políticos malandros alegam que a população vai pedir o irrealizável e, portanto, consultar o povo é inútil. Outros vão além: alegam que a eleição lhes assegura plenos poderes, juízo que nada mais é que uma tosca confusão entre delegação de poderes e despotismo. Para esses espertalhões, as eleições conferem uma certificado de ditador válido por quatro anos.

Realidade

A realidade tem desfeito todas essas patranhas. Os processos participativos no Brasil exibem uma sociedade madura, ciente dos seus direitos e consciente das limitações dos recursos públicos. Reivindica-se o possível, o melhor para a sociedade e se fortalece a democracia. Exatamente o contrário do que fazem incontáveis políticos. Embora sejam muito relevantes nos âmbitos estadual e federal, os processos participativos são ainda mais importantes para os municípios.
É no espaço dos municípios que a vida se processa: neles as pessoas vivem e trabalham, constroem suas existências e a partir deles interagem com o mundo. Contrariando as profecias dos apóstolos da globalização – cada vez mais escassos nos dias atuais – a cidade e o campo seguem como protagonistas das vidas das pessoas.
Ano que vem teremos eleições municipais. Precisamos pensar a política de forma mais sofisticada, indo além do tradicional “fulanismo” ou “beltranismo”, como se nomenclaturas constituíssem categorias políticas. Pensar em propostas e cobrar a aplicação, sepultando, sem trocadilhos, o “fulanismo” dos dias de ontem.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Parlamento não digere a democracia virtual

A tentativa do Congresso Nacional de cercear a liberdade de opinião através da Internet é ao mesmo tempo preocupante e alvissareira. Preocupante por motivos óbvios: trata-se de mais uma ingerência – ou tentativa – da classe política de cercear a liberdade de opinião que a Constituição de 1988 prevê e que, até recentemente, era exercida apenas pelos poucos “privilegiados” que tinham acesso aos meios de comunicação convencionais, como jornais impressos, emissoras de rádio e televisão. Por outro lado, é alvissareira por dois motivos: primeiro porque o acesso e o uso da Internet como meio de comunicação no Brasil vem se difundindo, alcançando dezenas de milhões de brasileiros que integram o universo de “incluídos digitais”. Segundo, porque a expansão já causa imensa preocupação na Câmara e no Senado, onde se tenta forjar amarras inúteis no longo prazo. Semana passada a ingerência e a incompreensão do que representa o fenômeno da Internet eram visíveis através das imagens da TV Senado:

Cultura e História no Mercado de Arte Popular

                                Um dos espaços mais relevantes da história da Feira de Santana é o chamado Mercado de Arte Popular , o MAP. Às vésperas de completar 100 anos – foi inaugurado formalmente em 27 de março de 1915 – o entreposto foi se tornando uma necessidade ainda no século XIX, mas só começou a sair do papel de fato em 1906, quando a Câmara Municipal aprovou o empréstimo de 100 contos de réis que deveria custear sua construção.   Atualmente, o MAP passa por mais uma reforma que, conforme previsão da prefeitura, deverá ser concluída nos próximos meses.                 Antes mesmo da proclamação da República, em 1889, já se discutia na Feira de Santana a necessidade de construção de um entreposto comercial que pudesse abrigar a afamada feira-livre que mobilizava comerciantes e consumidores da região. Isso na época em que não existia a figura do chefe do Executivo, quando as questões administrativas eram resolvidas e encaminhadas pela Câmara Municipal.           

“Um dia de domingo” na tarde de sábado

  Foi num final de tarde de sábado. Aquela escuridão azulada, típica do entardecer, já se irradiava pelo céu de nuvens acinzentadas. No Cruzeiro, as primeiras sombras envolviam as árvores esguias, o casario acanhado, os pedestres vivazes, os automóveis que avançavam pelas cercanias. No bar antigo – era escuro, piso áspero, paredes descoradas, mesas e cadeiras plásticas – a clientela espalhava-se pelas mesas, litrinhos e litrões esvaziando-se com regularidade. Foi quando o aparelho de som lançou a canção inesperada: “ ... Eu preciso te falar, Te encontrar de qualquer jeito Pra sentar e conversar, Depois andar de encontro ao vento”. Na mesa da calçada, um sujeito de camiseta regata e bermuda de surfista suspendeu a ruidosa conversa, esticou as pernas, sacudiu os pés enfiados numa sandália de dedo. Os olhos percorriam as árvores, a torre da igreja do outro lado da praça, os táxis estacionados. No que pensava? Difícil descobrir. Mas contraiu o rosto numa careta breve, uma express