Pular para o conteúdo principal

O “show” dos prefeitos

Embora a crise econômica que assola o mundo tenha sido gerada na esfera circunscrita dos grandes financistas e executivos de inquestionável competência, encastelados em edifícios envidraçados dos centros financeiros do primeiro mundo, o fato é que a crise atingiu a todos. Alguns, com mais força, outros com menor intensidade. Na média, em geral, todos saíram perdendo alguma coisa. Basta acompanhar os indicadores econômicos divulgados diariamente e que, quase sempre, registram quedas bruscas na atividade econômica.
Muitos trabalhadores já perderam emprego e, na Bahia, houve fechamento de fábricas e redução no número de empregados em muitas delas. A festejada indústria automotiva baiana nega que vá demitir, mas já anunciou um plano de demissão voluntária. O desemprego nesses setores provoca efeitos em cascata, atingindo trabalhadores empregados em outros setores.
Trocando em miúdos, o saldo negativo entre admissões e demissões provoca redução no ritmo da atividade econômica, menos consumo, menos investimento e reforça as projeções de um Produto Interno Bruto (PIB) menor em 2009. Tudo isso não constitui novidade e o cidadão comum está cansado de saber. Afinal, ele também sofre na própria pele esses efeitos perversos.
Paradoxalmente, quem parece destoar dessa realidade são os ilustres prefeitos baianos. Afinal, reuniram-se em Salvador para cobrar mais dinheiro – inclusive para financiar as festas de São João – e realizarão, pela enésima vez, mais uma marcha para Brasília, hospedando-se em hotéis luxuosos, banqueteando em restaurantes finos e desperdiçando o dinheiro dos contribuintes baianos em atos de eficácia duvidosa.

Noticiário

O noticiário da reunião realizada segunda-feira em Salvador trouxe apenas trivialidades: discursos enfáticos, mas meramente retóricos, a tradicional choradeira extemporânea por mais dinheiro e algumas reivindicações que, sinceramente, deveriam levar os eleitores desses senhores à reflexão. Afinal, parecem desconsiderar que o mundo atravessa uma grave crise econômica e que o povo – e, por consequência, as instituições que em tese o representam - não permanecerão imunes a seus efeitos.
A bandeira do municipalismo surgiu como contraveneno à Ditadura Militar e à excessiva concentração de poderes na esfera federal. Mas, como muita coisa que se seguiu ao fim do regime, houve excessos e não se alcançou a justa medida ainda hoje. No caso da proliferação de municípios – da forma como o país está, com mais de cinco mil municípios – esse ajuste nunca vai chegar. Com crise ou sem crise, com descentralização ou não, sempre haverá pires em mão de prefeito choroso.

Razões

Uma das razões é, evidentemente, o número de municípios no Brasil. Alguns são paupérrimos, sem qualquer atividade econômica relevante; outros – como no Sul do Brasil – tem população muito pequena; outros se aglomeram em espaços reduzidos e, portanto, são economicamente inviáveis; e outros surgiram simplesmente para satisfazer o apetite pelo poder de algum coronel desalojado. Tecnicamente, nenhum município com essas características deveria existir. A solução racional, portanto, é a redução do número de municípios, embora o momento ainda não pareça o mais adequado para discutir a questão.
O problema maior, contudo, parece ser o de gestão. No Brasil não há prefeitos, secretários municipais e vereadores em número suficiente para tocar, com eficiência, tantas cidades. O resultado é o que se vê com frequência: dinheiro público desperdiçado, desvios, gestões incompetentes. O desempenho dos prefeitos baianos na reunião de segunda-feira é apenas uma amostra do que passa Brasil afora.
Infelizmente ainda não amadurecemos o suficiente para discutir essas questões. Quando são levantadas, o bairrismo canastrão, o discurso rasteiro e a ignorância predominante nos grotões impedem qualquer debate produtivo. Sem contar o lobby violento exercido por prefeitos e vereadores nas esferas políticas mais elevadas.
Discursos passionais como os de segunda-feira, revestidos de uma suposta aura municipalista e democrática servem apenas para alimentar a estrutura administrativa ineficiente, cara e inchada prevalecente na maioria dos municípios baianos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Parlamento não digere a democracia virtual

A tentativa do Congresso Nacional de cercear a liberdade de opinião através da Internet é ao mesmo tempo preocupante e alvissareira. Preocupante por motivos óbvios: trata-se de mais uma ingerência – ou tentativa – da classe política de cercear a liberdade de opinião que a Constituição de 1988 prevê e que, até recentemente, era exercida apenas pelos poucos “privilegiados” que tinham acesso aos meios de comunicação convencionais, como jornais impressos, emissoras de rádio e televisão. Por outro lado, é alvissareira por dois motivos: primeiro porque o acesso e o uso da Internet como meio de comunicação no Brasil vem se difundindo, alcançando dezenas de milhões de brasileiros que integram o universo de “incluídos digitais”. Segundo, porque a expansão já causa imensa preocupação na Câmara e no Senado, onde se tenta forjar amarras inúteis no longo prazo. Semana passada a ingerência e a incompreensão do que representa o fenômeno da Internet eram visíveis através das imagens da TV Senado:

Cultura e História no Mercado de Arte Popular

                                Um dos espaços mais relevantes da história da Feira de Santana é o chamado Mercado de Arte Popular , o MAP. Às vésperas de completar 100 anos – foi inaugurado formalmente em 27 de março de 1915 – o entreposto foi se tornando uma necessidade ainda no século XIX, mas só começou a sair do papel de fato em 1906, quando a Câmara Municipal aprovou o empréstimo de 100 contos de réis que deveria custear sua construção.   Atualmente, o MAP passa por mais uma reforma que, conforme previsão da prefeitura, deverá ser concluída nos próximos meses.                 Antes mesmo da proclamação da República, em 1889, já se discutia na Feira de Santana a necessidade de construção de um entreposto comercial que pudesse abrigar a afamada feira-livre que mobilizava comerciantes e consumidores da região. Isso na época em que não existia a figura do chefe do Executivo, quando as questões administrativas eram resolvidas e encaminhadas pela Câmara Municipal.           

“Um dia de domingo” na tarde de sábado

  Foi num final de tarde de sábado. Aquela escuridão azulada, típica do entardecer, já se irradiava pelo céu de nuvens acinzentadas. No Cruzeiro, as primeiras sombras envolviam as árvores esguias, o casario acanhado, os pedestres vivazes, os automóveis que avançavam pelas cercanias. No bar antigo – era escuro, piso áspero, paredes descoradas, mesas e cadeiras plásticas – a clientela espalhava-se pelas mesas, litrinhos e litrões esvaziando-se com regularidade. Foi quando o aparelho de som lançou a canção inesperada: “ ... Eu preciso te falar, Te encontrar de qualquer jeito Pra sentar e conversar, Depois andar de encontro ao vento”. Na mesa da calçada, um sujeito de camiseta regata e bermuda de surfista suspendeu a ruidosa conversa, esticou as pernas, sacudiu os pés enfiados numa sandália de dedo. Os olhos percorriam as árvores, a torre da igreja do outro lado da praça, os táxis estacionados. No que pensava? Difícil descobrir. Mas contraiu o rosto numa careta breve, uma express