Pular para o conteúdo principal

Com prolongamento da crise, feirense da periferia intensifica biscate

Aquilo que muita gente intuía circulando pelas praças, ruas e avenidas brasileiras foi confirmado pelas instituições que mensuram a produção de riqueza no País: em 2018, provavelmente, o Produto Interno Bruto – PIB não vai além de 1,6% de expansão. Bem longe, portanto, dos cerca de 3% que Michel Temer (MDB-SP) – o mandatário de Tietê – anunciava, entusiasmado, a cada aparição pública tempos atrás. E bem aquém das necessidades de crescimento econômico do País, após a crise atroz.
Era essa vertiginosa retomada – simples jogo de retórica ou, mais popularmente, empulhação – que alavancaria recandidatura presidencial do controverso governante, apesar das densas sombras éticas que pairam sobre seu governo. Como se vê, não deu. Afinal, o País segue sob a urgência da geração de postos de trabalho para milhões de desempregados e pra quem padece sob o drama da compressão da renda.
Quem tem a oportunidade de circular pela periferia da Feira de Santana, por exemplo, percebe sem dificuldades o sufoco que o feirense vem enfrentando nessa voraz crise econômica, que se arrasta, interminável. Campo Limpo, Sobradinho, Jardim Cruzeiro, Rua Nova, Feira X, Jardim Acácia, Parque Ipê e Cidade Nova figuram entre os bairros que ilustram a aspereza da vida com dinheiro curto. A amostra é aleatória, porém: muitos outros replicam o mesmo padrão, que parece universal.
“Aluga-se” e “Vende-se” são placas que figuram na fachada de incontáveis imóveis. Mas essa é a dimensão imobiliária da crise, que já nem traz tanta novidade: há outras, perceptíveis também com simples exames das tabuletas e avisos pendurados em portas e portões. São os anúncios de prestação de pequenos serviços ou de venda de modestos produtos em residências particulares, que cresceram exponencialmente.
“Geladinho” e “Geladão”, por exemplo, tornaram-se comuns: às vezes, numa mesma quadra, se veem dois anúncios diferentes. Bolos sortidos, biscoitos, salgados para entrega, além de quentinhas e pratos feitos a R$ 10 ou R$ 11 tornaram-se epidêmicos. E há quem aposte em minúsculas distribuidoras de cerveja, refrigerantes e água mineral. Tudo muito improvisado, forjado pelo imperativo do dinheiro curto.

Tabuletas

Serviços tradicionais também tem amplo apelo nas tabuletas: manicures descrevem suas especialidades; cabeleireiras oferecem um leque de serviços; costureiras se dispõem a reformar roupas; marmanjos anunciam, em cartazes colados nos postes, que armam e desarmam móveis; há, também, encanadores, pedreiros, chaveiros, jardineiros de plantão, que topam as oportunidades disponíveis.
O mais corriqueiro, porém, se tornou a venda de verduras e legumes. A comercialização na periferia se organiza, basicamente, de duas formas: há quem aproveite o espaço ocioso à frente de casa e monte uma quitanda miúda, com tabuleiros expondo batata inglesa, tomate, cebola da branca e da roxa, pepino, jiló, abóbora, maxixe, além das hortaliças: coentro, cebolinha, couve e salsa. Alguns não se dispõem a esperar: perambulam pelas ruas, forçando a voz para anunciar ou recorrendo a engenhosos microfones, conduzindo carrinhos de mão.
A escassez e a falta de perspectivas, porém, vem forçando recursos mais engenhosos. Alguns, à frente de casa, colocam um mostruário, expondo coxinhas, esfihas e quibes; há quem recorra a uma caixa de isopor e, nela, abrigue água, refrigerante ou cerveja para potenciais clientes. Isso para não mencionar as tradicionais bicicletas com mostruários embutidos, que transitam há décadas pela cidade.
Alguns veem, nessas iniciativas, o inato “espírito empreendedor” do brasileiro; aquela exaltada capacidade de driblar dificuldades; ou a festejada “resiliência”, expressão que virou febre, definindo a capacidade de se ajustar às adversidades; há até quem fareje uma latente inclinação empresarial que só precisa de um ambiente de negócios mais favorável para florescer. Enfim, o que não falta são formas de lançar confetes.
Nessas leituras, que exalam otimismo, não cabem conceitos espinhosos: desigualdade, precariedade, exclusão social, informalidade, nada disso se debate. Mas eles existem e se aplicam a essa realidade, que inclusive está aí, bem visível, pulsante na periferia aonde o povo pena mais com a crise econômica. Para esses, os reiterados e festivos anúncios do “Brasil retomando os trilhos do desenvolvimento” não passam de vergonhosa e deslavada bazófia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Parlamento não digere a democracia virtual

A tentativa do Congresso Nacional de cercear a liberdade de opinião através da Internet é ao mesmo tempo preocupante e alvissareira. Preocupante por motivos óbvios: trata-se de mais uma ingerência – ou tentativa – da classe política de cercear a liberdade de opinião que a Constituição de 1988 prevê e que, até recentemente, era exercida apenas pelos poucos “privilegiados” que tinham acesso aos meios de comunicação convencionais, como jornais impressos, emissoras de rádio e televisão. Por outro lado, é alvissareira por dois motivos: primeiro porque o acesso e o uso da Internet como meio de comunicação no Brasil vem se difundindo, alcançando dezenas de milhões de brasileiros que integram o universo de “incluídos digitais”. Segundo, porque a expansão já causa imensa preocupação na Câmara e no Senado, onde se tenta forjar amarras inúteis no longo prazo. Semana passada a ingerência e a incompreensão do que representa o fenômeno da Internet eram visíveis através das imagens da TV Senado:

Cultura e História no Mercado de Arte Popular

                                Um dos espaços mais relevantes da história da Feira de Santana é o chamado Mercado de Arte Popular , o MAP. Às vésperas de completar 100 anos – foi inaugurado formalmente em 27 de março de 1915 – o entreposto foi se tornando uma necessidade ainda no século XIX, mas só começou a sair do papel de fato em 1906, quando a Câmara Municipal aprovou o empréstimo de 100 contos de réis que deveria custear sua construção.   Atualmente, o MAP passa por mais uma reforma que, conforme previsão da prefeitura, deverá ser concluída nos próximos meses.                 Antes mesmo da proclamação da República, em 1889, já se discutia na Feira de Santana a necessidade de construção de um entreposto comercial que pudesse abrigar a afamada feira-livre que mobilizava comerciantes e consumidores da região. Isso na época em que não existia a figura do chefe do Executivo, quando as questões administrativas eram resolvidas e encaminhadas pela Câmara Municipal.           

“Um dia de domingo” na tarde de sábado

  Foi num final de tarde de sábado. Aquela escuridão azulada, típica do entardecer, já se irradiava pelo céu de nuvens acinzentadas. No Cruzeiro, as primeiras sombras envolviam as árvores esguias, o casario acanhado, os pedestres vivazes, os automóveis que avançavam pelas cercanias. No bar antigo – era escuro, piso áspero, paredes descoradas, mesas e cadeiras plásticas – a clientela espalhava-se pelas mesas, litrinhos e litrões esvaziando-se com regularidade. Foi quando o aparelho de som lançou a canção inesperada: “ ... Eu preciso te falar, Te encontrar de qualquer jeito Pra sentar e conversar, Depois andar de encontro ao vento”. Na mesa da calçada, um sujeito de camiseta regata e bermuda de surfista suspendeu a ruidosa conversa, esticou as pernas, sacudiu os pés enfiados numa sandália de dedo. Os olhos percorriam as árvores, a torre da igreja do outro lado da praça, os táxis estacionados. No que pensava? Difícil descobrir. Mas contraiu o rosto numa careta breve, uma express