Aquilo
que muita gente intuía circulando pelas praças, ruas e avenidas brasileiras foi
confirmado pelas instituições que mensuram a produção de riqueza no País: em
2018, provavelmente, o Produto Interno Bruto – PIB não vai além de 1,6% de expansão.
Bem longe, portanto, dos cerca de 3% que Michel Temer (MDB-SP) – o mandatário
de Tietê – anunciava, entusiasmado, a cada aparição pública tempos atrás. E bem
aquém das necessidades de crescimento econômico do País, após a crise atroz.
Era
essa vertiginosa retomada – simples jogo de retórica ou, mais popularmente,
empulhação – que alavancaria recandidatura presidencial do controverso
governante, apesar das densas sombras éticas que pairam sobre seu governo. Como
se vê, não deu. Afinal, o País segue sob a urgência da geração de postos de
trabalho para milhões de desempregados e pra quem padece sob o drama da
compressão da renda.
Quem
tem a oportunidade de circular pela periferia da Feira de Santana, por exemplo,
percebe sem dificuldades o sufoco que o feirense vem enfrentando nessa voraz
crise econômica, que se arrasta, interminável. Campo Limpo, Sobradinho, Jardim
Cruzeiro, Rua Nova, Feira X, Jardim Acácia, Parque Ipê e Cidade Nova figuram
entre os bairros que ilustram a aspereza da vida com dinheiro curto. A amostra
é aleatória, porém: muitos outros replicam o mesmo padrão, que parece universal.
“Aluga-se”
e “Vende-se” são placas que figuram na fachada de incontáveis imóveis. Mas essa
é a dimensão imobiliária da crise, que já nem traz tanta novidade: há outras,
perceptíveis também com simples exames das tabuletas e avisos pendurados em
portas e portões. São os anúncios de prestação de pequenos serviços ou de venda
de modestos produtos em residências particulares, que cresceram
exponencialmente.
“Geladinho” e “Geladão”, por exemplo,
tornaram-se comuns: às vezes, numa mesma quadra, se veem dois anúncios
diferentes. Bolos sortidos, biscoitos, salgados para entrega, além de
quentinhas e pratos feitos a R$ 10 ou R$ 11 tornaram-se epidêmicos. E há quem
aposte em minúsculas distribuidoras de cerveja, refrigerantes e água mineral.
Tudo muito improvisado, forjado pelo imperativo do dinheiro curto.
Tabuletas
Serviços
tradicionais também tem amplo apelo nas tabuletas: manicures descrevem suas
especialidades; cabeleireiras oferecem um leque de serviços; costureiras se
dispõem a reformar roupas; marmanjos anunciam, em cartazes colados nos postes,
que armam e desarmam móveis; há, também, encanadores, pedreiros, chaveiros,
jardineiros de plantão, que topam as oportunidades disponíveis.
O
mais corriqueiro, porém, se tornou a venda de verduras e legumes. A
comercialização na periferia se organiza, basicamente, de duas formas: há quem
aproveite o espaço ocioso à frente de casa e monte uma quitanda miúda, com
tabuleiros expondo batata inglesa, tomate, cebola da branca e da roxa, pepino,
jiló, abóbora, maxixe, além das hortaliças: coentro, cebolinha, couve e salsa.
Alguns não se dispõem a esperar: perambulam pelas ruas, forçando a voz para
anunciar ou recorrendo a engenhosos microfones, conduzindo carrinhos de mão.
A
escassez e a falta de perspectivas, porém, vem forçando recursos mais
engenhosos. Alguns, à frente de casa, colocam um mostruário, expondo coxinhas,
esfihas e quibes; há quem recorra a uma caixa de isopor e, nela, abrigue água,
refrigerante ou cerveja para potenciais clientes. Isso para não mencionar as
tradicionais bicicletas com mostruários embutidos, que transitam há décadas
pela cidade.
Alguns
veem, nessas iniciativas, o inato “espírito empreendedor” do brasileiro; aquela
exaltada capacidade de driblar dificuldades; ou a festejada “resiliência”, expressão
que virou febre, definindo a capacidade de se ajustar às adversidades; há até
quem fareje uma latente inclinação empresarial que só precisa de um ambiente de
negócios mais favorável para florescer. Enfim, o que não falta são formas de
lançar confetes.
Nessas leituras, que exalam
otimismo, não cabem conceitos espinhosos: desigualdade, precariedade, exclusão
social, informalidade, nada disso se debate. Mas eles existem e se aplicam a
essa realidade, que inclusive está aí, bem visível, pulsante na periferia aonde
o povo pena mais com a crise econômica. Para esses, os reiterados e festivos
anúncios do “Brasil retomando os trilhos do desenvolvimento” não passam de
vergonhosa e deslavada bazófia.
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