Pular para o conteúdo principal

O mercadejar de camelôs e ambulantes nas ruas da Bahia



               
Eles começam a labuta logo às primeiras horas da manhã. Muitos saem de casa quando ainda está escuro e, silenciosos, vencem as grandes distâncias que separam os lares pobres da periferia dos pontos de ônibus que conduzem às regiões nobres da capital, aonde se concentram as oportunidades de trabalho e renda. Outros tantos, mais afortunados, residem nas inúmeras comunidades carentes encravadas nas imediações dos bairros nobres. Poupam-se, portanto, dos penosos e intermináveis deslocamentos na metrópole engarrafada.
                Os ambientes nos quais lutam pela sobrevivência são muito diversos: os corredores dos ônibus que circulam pela capital, as calçadas fervilhantes de transeuntes próximas aos shoppings, as estações e terminais de transporte urbano aonde os passageiros se acotovelam, os becos estreitos do centro antigo de Salvador, as praias defronte o mar azul, as portas dos colégios e os hospitais públicos lotados de pacientes, impacientes com as prolongadas esperas.
                Vendem de tudo: balas, chicletes e até pen drives nos corredores dos ônibus; quinquilharias importadas da China nas ruas apinhadas do centro; doces e salgados em tabuleiros e carrinhos engenhosos; Cds e Dvds de apelativo sucesso popular; quentinhas baratas para trabalhadores apressados; além das tradicionais fitinhas do Senhor do Bonfim para os turistas extasiados que circulam pelo Pelourinho.
Essa gente, que fermenta o caldo da cultura soteropolitana e que lhe empresta um ar vivo, repleto de vozes, risos e olhares, integra um exército composto por centenas de milhares de baianos. São os vendedores ambulantes e camelôs que, diariamente, enfrentam a espinhosa rotina das ruas em busca de sobrevivência. Esquecidos pelo poder público, mercadejam em avenidas, ruas e praças um número incontável de produtos.
                Dados do Censo 2010 do IBGE apontam que, naquele ano, 215,2 mil trabalhadores da capital não tinham carteira de trabalho assinada; outros 234,2 mil se aventuravam por “conta própria” e, além deles, mais 188,2 mil ostentavam a condição de desempregados. É difícil estimar quantos, nesse espantoso contingente de 637 mil pessoas, ganhavam a vida sob condições adversas, vendendo produtos baratos que, muitas vezes, só garantem o suficiente para comer.
                Na implacável batalha pela sobrevivência, vão provocando transtornos que, somados, contribuem para elevar o já intolerável estresse urbano: aporrinham passageiros nos ônibus apinhados; apossam-se das passarelas e vias estreitas produzindo monumentais congestionamentos humanos; causam impressionante poluição sonora em terminais e estações com possantes caixas de som; e transformam-se em desagradáveis obstáculos para os turistas deslumbrados com a beleza de Salvador.
                Indistinguíveis da paisagem urbana da capital, permanecem invisíveis aos olhos do poder público: nas campanhas eleitorais, como a que se encerrou recentemente, seguem distantes dos programas de tevê e dos discursos, diluídos na ênfase imutável na melhoria da saúde, da educação e da segurança pública. E assim, desamparados, continuam na sina diária de mercadejar seus produtos pobres a preços módicos.
                Salvador, a capital da Bahia, consagrada  pelo marcante traço africano na sua gênese, também exibe na sua essência a gana dos camelôs e ambulantes que circulam pelas estreitas vias seculares ou pelas novíssimas artérias que a expansão urbana provocou... 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Parlamento não digere a democracia virtual

A tentativa do Congresso Nacional de cercear a liberdade de opinião através da Internet é ao mesmo tempo preocupante e alvissareira. Preocupante por motivos óbvios: trata-se de mais uma ingerência – ou tentativa – da classe política de cercear a liberdade de opinião que a Constituição de 1988 prevê e que, até recentemente, era exercida apenas pelos poucos “privilegiados” que tinham acesso aos meios de comunicação convencionais, como jornais impressos, emissoras de rádio e televisão. Por outro lado, é alvissareira por dois motivos: primeiro porque o acesso e o uso da Internet como meio de comunicação no Brasil vem se difundindo, alcançando dezenas de milhões de brasileiros que integram o universo de “incluídos digitais”. Segundo, porque a expansão já causa imensa preocupação na Câmara e no Senado, onde se tenta forjar amarras inúteis no longo prazo. Semana passada a ingerência e a incompreensão do que representa o fenômeno da Internet eram visíveis através das imagens da TV Senado:

Cultura e História no Mercado de Arte Popular

                                Um dos espaços mais relevantes da história da Feira de Santana é o chamado Mercado de Arte Popular , o MAP. Às vésperas de completar 100 anos – foi inaugurado formalmente em 27 de março de 1915 – o entreposto foi se tornando uma necessidade ainda no século XIX, mas só começou a sair do papel de fato em 1906, quando a Câmara Municipal aprovou o empréstimo de 100 contos de réis que deveria custear sua construção.   Atualmente, o MAP passa por mais uma reforma que, conforme previsão da prefeitura, deverá ser concluída nos próximos meses.                 Antes mesmo da proclamação da República, em 1889, já se discutia na Feira de Santana a necessidade de construção de um entreposto comercial que pudesse abrigar a afamada feira-livre que mobilizava comerciantes e consumidores da região. Isso na época em que não existia a figura do chefe do Executivo, quando as questões administrativas eram resolvidas e encaminhadas pela Câmara Municipal.           

“Um dia de domingo” na tarde de sábado

  Foi num final de tarde de sábado. Aquela escuridão azulada, típica do entardecer, já se irradiava pelo céu de nuvens acinzentadas. No Cruzeiro, as primeiras sombras envolviam as árvores esguias, o casario acanhado, os pedestres vivazes, os automóveis que avançavam pelas cercanias. No bar antigo – era escuro, piso áspero, paredes descoradas, mesas e cadeiras plásticas – a clientela espalhava-se pelas mesas, litrinhos e litrões esvaziando-se com regularidade. Foi quando o aparelho de som lançou a canção inesperada: “ ... Eu preciso te falar, Te encontrar de qualquer jeito Pra sentar e conversar, Depois andar de encontro ao vento”. Na mesa da calçada, um sujeito de camiseta regata e bermuda de surfista suspendeu a ruidosa conversa, esticou as pernas, sacudiu os pés enfiados numa sandália de dedo. Os olhos percorriam as árvores, a torre da igreja do outro lado da praça, os táxis estacionados. No que pensava? Difícil descobrir. Mas contraiu o rosto numa careta breve, uma express