Pular para o conteúdo principal

Nova ameaça de privatização da Embasa?


           
          
            Uma intensa boataria circulou há alguns dias sobre a possibilidade de privatização da Empresa Baiana de Águas e Saneamento, a Embasa. Sonho acalentado pelo finado PFL na virada dos anos 1990 para os anos 2000, a história ressurge num momento pouco oportuno para os privatistas de plantão: exatamente quando uma seca rigorosa castiga os sertões baianos e a importância do acesso à água ocupa papel central no noticiário. A direção da estatal imediatamente desmentiu, negando que pretenda abrir o capital da empresa, conforme foi noticiado.
            A luta contra a privatização da Embasa foi um dos momentos mais marcantes da história recente dos movimentos sociais na Bahia e também na Feira de Santana. No âmbito estadual, o processo foi tocado com a truculência característica do coronelismo de anos atrás: covardemente, a Assembléia Legislativa aprovou a desestatização da empresa em meados de 1999.
            Depois, constrangeu prefeituras aliadas a autorizar a exploração dos serviços de distribuição por empresas privadas. Em alguns municípios houve resistência heróica: em Itaberaba, por exemplo, a Câmara Municipal corajosamente rejeitou a proposta encaminhada pelo então prefeito.
            Na Feira de Santana houve uma significativa mobilização dos partidos de esquerda, mas – sobretudo – da Igreja Católica que abraçou a luta contra a privatização. Houve passeatas, assembléias e uma intensa pressão sobre a Câmara Municipal que não cedeu: a proposta acabou aprovada, com a discordância de apenas três vereadores.

            Dono certo

Comentava-se que a Embasa já tinha dono certo: uma empresa espanhola animara-se com a possibilidade de adquirir a estatal baiana. No capitalismo sem riscos da era Fernando Henrique Cardoso os ibéricos iam ficar só com a parte lucrativa da empresa: as grandes cidades ou aquelas banhadas por rios, cujos custos de captação e distribuição eram menores. O restante ficaria sob o controle do Estado.
            Eram tempos bicudos: a estatal de distribuição de energia já tinha sido privatizada, o antigo banco estadual também e a Embasa parecia trilhar o mesmo destino. As pressões sociais, somadas ao pífio resultado das privatizações, porém, mudaram os rumos da história e a empresa permanece ainda hoje como patrimônio dos baianos.
            Tempos depois, quando farejaram a mudança dos ventos, negou-se publicamente a intenção de privatizar a estatal. Á época, a roda da história girara o suficiente para a população perceber que os propalados benefícios das privatizações não passavam de retórica vazia. E colocou-se uma pedra sobre a questão.

            Especulações

            As especulações voltaram à tona num momento em que o debate sobre a questão hídrica na Bahia é retomado: a prolongada estiagem, os prejuízos decorrentes da falta de chuva e as dificuldades enfrentadas pela população do semiárido mostram que é necessária uma política consistente de infra-estrutura hídrica para a região. E, nisso, o papel da Embasa é fundamental.
            O detalhe é que a oposição se limita a indicar incoerência no comportamento dos petistas: dizem que tentam fazer agora o que repudiavam no passado. Dizer que se opõe à privatização e que vai se mobilizar contra, ninguém diz que vai fazer. Um péssimo sinal, para o qual a população tem que estar atenta.
            O discurso de que uma eventual privatização vai render recursos para aplicar em saúde e educação já na cola mais; menos ainda o da alegada elevação da qualidade dos serviços prestados: estão aí as empresas de telefonia para desmentir. Mas discursos se inventam: é necessário, portanto, atenção à retórica dos que pretendem vender o pouco que ainda resta de patrimônio público no Brasil.  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Parlamento não digere a democracia virtual

A tentativa do Congresso Nacional de cercear a liberdade de opinião através da Internet é ao mesmo tempo preocupante e alvissareira. Preocupante por motivos óbvios: trata-se de mais uma ingerência – ou tentativa – da classe política de cercear a liberdade de opinião que a Constituição de 1988 prevê e que, até recentemente, era exercida apenas pelos poucos “privilegiados” que tinham acesso aos meios de comunicação convencionais, como jornais impressos, emissoras de rádio e televisão. Por outro lado, é alvissareira por dois motivos: primeiro porque o acesso e o uso da Internet como meio de comunicação no Brasil vem se difundindo, alcançando dezenas de milhões de brasileiros que integram o universo de “incluídos digitais”. Segundo, porque a expansão já causa imensa preocupação na Câmara e no Senado, onde se tenta forjar amarras inúteis no longo prazo. Semana passada a ingerência e a incompreensão do que representa o fenômeno da Internet eram visíveis através das imagens da TV Senado:

Cultura e História no Mercado de Arte Popular

                                Um dos espaços mais relevantes da história da Feira de Santana é o chamado Mercado de Arte Popular , o MAP. Às vésperas de completar 100 anos – foi inaugurado formalmente em 27 de março de 1915 – o entreposto foi se tornando uma necessidade ainda no século XIX, mas só começou a sair do papel de fato em 1906, quando a Câmara Municipal aprovou o empréstimo de 100 contos de réis que deveria custear sua construção.   Atualmente, o MAP passa por mais uma reforma que, conforme previsão da prefeitura, deverá ser concluída nos próximos meses.                 Antes mesmo da proclamação da República, em 1889, já se discutia na Feira de Santana a necessidade de construção de um entreposto comercial que pudesse abrigar a afamada feira-livre que mobilizava comerciantes e consumidores da região. Isso na época em que não existia a figura do chefe do Executivo, quando as questões administrativas eram resolvidas e encaminhadas pela Câmara Municipal.           

“Um dia de domingo” na tarde de sábado

  Foi num final de tarde de sábado. Aquela escuridão azulada, típica do entardecer, já se irradiava pelo céu de nuvens acinzentadas. No Cruzeiro, as primeiras sombras envolviam as árvores esguias, o casario acanhado, os pedestres vivazes, os automóveis que avançavam pelas cercanias. No bar antigo – era escuro, piso áspero, paredes descoradas, mesas e cadeiras plásticas – a clientela espalhava-se pelas mesas, litrinhos e litrões esvaziando-se com regularidade. Foi quando o aparelho de som lançou a canção inesperada: “ ... Eu preciso te falar, Te encontrar de qualquer jeito Pra sentar e conversar, Depois andar de encontro ao vento”. Na mesa da calçada, um sujeito de camiseta regata e bermuda de surfista suspendeu a ruidosa conversa, esticou as pernas, sacudiu os pés enfiados numa sandália de dedo. Os olhos percorriam as árvores, a torre da igreja do outro lado da praça, os táxis estacionados. No que pensava? Difícil descobrir. Mas contraiu o rosto numa careta breve, uma express