Pular para o conteúdo principal

Buenos Aires em dia de Copa do Mundo

Atipicamente, essa semana escrevo para a Tribuna Feirense da Argentina, onde ocorre até esta quinta-feira um congresso internacional sobre desenvolvimento local. Visitar o país durante o período de Copa do Mundo é uma experiência fascinante, que permite visualizar muitas semelhanças e diferenças do comportamento dos hermanos em relação aos brasileiros. A principal constatação é que o futebol é um grande negócio na Argentina, mas nada se comparado com o Brasil.

Aqui também proliferam as bandeirinhas com suporte tremulando nos carros, o azul celeste e o branco enfeitam ruas, praças e avenidas e muitos ostentam, orgulhosos, agasalhos com as cores de seleção argentina para enfrentar o rigoroso inverno que se anuncia, mesmo com o sol brilhando no céu de azul imaculado.

Contudo, nada se compara com a febre verde e amarela que toma conta do Brasil. O nacionalismo exacerbado, típico do brasileiro em ano de Copa do Mundo, é mais passional e ostensivo do que o argentino. No Brasil respira-se futebol e o país para em dias de jogo de seleção. Em Buenos Aires há mais discrição: grupos se acotovelam em frente aos aparelhos de tevê, mas a vida segue seu curso normal, com muita gente cuidando dos seus afazeres.

Uma descoberta interessante é que los hermanos aparentam ter um temor quase sobrenatural da Seleção Brasileira, mesmo que seja a seleção de Dunga. Na terça-feira, na vitória pífia diante da Coréia do Norte, via-se uma euforia inicial com o empate do primeiro tempo, mas que se desfez com a magra vitória verde-amarela. Surgiram ares de preocupação e o Brasil entrou no rol dos favoritos ao título.

Dificuldades

Na manhã desta quinta-feira fria – a temperatura é inferior a nove graus – houve uma comemoração eufórica, mas discreta – quando se compara com as manifestações de júbilo dos brasileiros – com os dois primeiros gols argentinos. A bola roubada pelo coreano para marcar o primeiro gol no final do primeiro tempo lançou dúvidas sobre a eficiência da defesa argentina.

Parece que em relação à sua seleção os argentinos têm sofrido com a mesma “síndrome do vira-lata” que aflige os brasileiros nas demais esferas da vida. Pior: ouvi de uma professora da Universidad Nacional de La Matanza que, na Argentina, vive-se com a imagem que as coisas têm dado certo no Brasil e que o país vizinho estagnou e não consegue prosperar.

Sem dúvida, sob muitos aspectos a Argentina enfrenta dificuldades. Os catadores de papelão se multiplicam pelas calçadas nas noites frias, mesmo na região mais nobre da capital, às portas dos cafés e restaurantes sofisticados, dos teatros e das casas de espetáculos sob o ritmo contagiante do tango.

Transportes

Quem se habilita a deixar o circuito sofisticado da capital portenha constata que o sistema de transportes é precário, com trens e metrôs superlotados, ônibus cheios e malcuidados, transportando a população em penosas viagens em direção à periferia da capital. Problemas, diga-se de passagem, muito semelhantes aos do Brasil.

A herança neoliberal, no entanto, não dizimou o orgulho que os portenhos sentem por sua capital. Principal metrópole da América do Sul no início do século XX, capital cultural da América Latina – há mais livrarias em Buenos Aires que no Brasil inteiro somado –, a cidade ainda exibe muito do charme de outrora, com sua arquitetura refinada, seus bons vinhos e suas belas mulheres de olhos profundamente azuis.

Quando iniciava este último parágrafo, ouvi sons da comemoração de mais um gol argentino. Imprecações furiosas, gritos, palavrões. Senti falta do foguetório típico do Brasil, da exaltação dos que comemoram um gol da seleção como se fosse a única coisa realmente importante na vida...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Parlamento não digere a democracia virtual

A tentativa do Congresso Nacional de cercear a liberdade de opinião através da Internet é ao mesmo tempo preocupante e alvissareira. Preocupante por motivos óbvios: trata-se de mais uma ingerência – ou tentativa – da classe política de cercear a liberdade de opinião que a Constituição de 1988 prevê e que, até recentemente, era exercida apenas pelos poucos “privilegiados” que tinham acesso aos meios de comunicação convencionais, como jornais impressos, emissoras de rádio e televisão. Por outro lado, é alvissareira por dois motivos: primeiro porque o acesso e o uso da Internet como meio de comunicação no Brasil vem se difundindo, alcançando dezenas de milhões de brasileiros que integram o universo de “incluídos digitais”. Segundo, porque a expansão já causa imensa preocupação na Câmara e no Senado, onde se tenta forjar amarras inúteis no longo prazo. Semana passada a ingerência e a incompreensão do que representa o fenômeno da Internet eram visíveis através das imagens da TV Senado:

Cultura e História no Mercado de Arte Popular

                                Um dos espaços mais relevantes da história da Feira de Santana é o chamado Mercado de Arte Popular , o MAP. Às vésperas de completar 100 anos – foi inaugurado formalmente em 27 de março de 1915 – o entreposto foi se tornando uma necessidade ainda no século XIX, mas só começou a sair do papel de fato em 1906, quando a Câmara Municipal aprovou o empréstimo de 100 contos de réis que deveria custear sua construção.   Atualmente, o MAP passa por mais uma reforma que, conforme previsão da prefeitura, deverá ser concluída nos próximos meses.                 Antes mesmo da proclamação da República, em 1889, já se discutia na Feira de Santana a necessidade de construção de um entreposto comercial que pudesse abrigar a afamada feira-livre que mobilizava comerciantes e consumidores da região. Isso na época em que não existia a figura do chefe do Executivo, quando as questões administrativas eram resolvidas e encaminhadas pela Câmara Municipal.           

“Um dia de domingo” na tarde de sábado

  Foi num final de tarde de sábado. Aquela escuridão azulada, típica do entardecer, já se irradiava pelo céu de nuvens acinzentadas. No Cruzeiro, as primeiras sombras envolviam as árvores esguias, o casario acanhado, os pedestres vivazes, os automóveis que avançavam pelas cercanias. No bar antigo – era escuro, piso áspero, paredes descoradas, mesas e cadeiras plásticas – a clientela espalhava-se pelas mesas, litrinhos e litrões esvaziando-se com regularidade. Foi quando o aparelho de som lançou a canção inesperada: “ ... Eu preciso te falar, Te encontrar de qualquer jeito Pra sentar e conversar, Depois andar de encontro ao vento”. Na mesa da calçada, um sujeito de camiseta regata e bermuda de surfista suspendeu a ruidosa conversa, esticou as pernas, sacudiu os pés enfiados numa sandália de dedo. Os olhos percorriam as árvores, a torre da igreja do outro lado da praça, os táxis estacionados. No que pensava? Difícil descobrir. Mas contraiu o rosto numa careta breve, uma express