Pular para o conteúdo principal

Campanha começa com eleitor arredio, assustado

 

Quando era criança, costumava acompanhar familiares – meu pai, minhas irmãs – até as seções eleitorais em que votavam. Para menino, aquilo era uma diversão e tanto: a agitação dos cabos eleitorais com suas camisetas, bandeiras e adesivos, o incessante ir-e-vir dos eleitores, as filas extensas à frente das salas, os santinhos voando, acumulando-se nas sarjetas, os carros com suas buzinas estridentes e seus jingles, os candidatos no corpo-a-corpo tentando arrebatar eleitores no calor do sufrágio, as incessantes transmissões radiofônicas, com novidades o tempo todo.

Os maiores locais de votação costumavam concentrar os cabos eleitorais, a militância. Bandeiras, adesivos, camisetas – estas últimas, depois, foram proibidas pela Justiça Eleitoral – produziam rica diversidade de cores, de números, de ideias. Embora cada um corresse atrás de suas convicções recrutando eleitor, hostilidade não era a regra, havia até uma simpática convivência, temperada pelo bom humor dos baianos.

Até hoje as manhãs de votação costumam ser de sol radioso e calor vigoroso por aqui. Muitos – mais previdentes – desde aquela época desincumbiam-se da obrigação logo cedo, votavam e iam acompanhar o noticiário de casa, conversar com conhecidos, colher impressões sobre o pleito. Os mais engajados – e otimistas – celebravam, desde já, os jingles dos seus candidatos em volume alto.

À tarde, a expectativa pelas apurações se intensificava. A elogiável tecnologia que dá suporte às eleições brasileiras, inclusive, encurtou o tempo de apuração, a longa contagem das cédulas de papel findou, suprimindo a expectativa, a tensão. Repórter do Feira Hoje, cheguei a acompanhar uma delas ali no antigo Feira Tênis Clube. Havia festa, celebração, mas também muita suspeita sussurrada pelos cantos por derrotados inconformados.

Nos últimos anos, a celebração democrática que entusiasmava se tornou uma jornada tensa, com intimidação e até violência. Lembro bem das últimas eleições presidenciais, os acólitos de Jair Bolsonaro, o “mito”, farejando adversários pelas ruas, o ódio cintilando no olhar. Poucos eleitores do petê – a legenda conquistou dois terços dos votos válidos na Feira de Santana no segundo turno presidencial – arriscaram camiseta ou adesivo da legenda. Prevaleceu um estranho silêncio, assustador.

Pois um novo ciclo eleitoral começou e, mais uma vez, até aqui, noto certa reserva dos eleitores que querem ver o “mito” pelas costas, defenestrado da presidência da República. Poucos se arriscam a assumir, ostensivamente, sua posição. Conversando, quando percebem que não estão diante de um acólito iracundo da extrema-direita, entabulam papo, queixam-se da carestia, da situação caótica na qual os alucinados no poder mergulharam o Brasil.

Com tristeza, constato o contraste entre as eleições festivas de outras épocas e os ariscos tempos atuais, em que muitos preferem camuflar suas predileções eleitorais porque temem deparar-se com um ensandecido qualquer por aí, disposto a impor suas convicções obscurantistas à força. Mas teimo em sustentar a esperança de que a democracia e a civilidade prevalecerão sobre o autoritarismo e a barbárie.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Parlamento não digere a democracia virtual

A tentativa do Congresso Nacional de cercear a liberdade de opinião através da Internet é ao mesmo tempo preocupante e alvissareira. Preocupante por motivos óbvios: trata-se de mais uma ingerência – ou tentativa – da classe política de cercear a liberdade de opinião que a Constituição de 1988 prevê e que, até recentemente, era exercida apenas pelos poucos “privilegiados” que tinham acesso aos meios de comunicação convencionais, como jornais impressos, emissoras de rádio e televisão. Por outro lado, é alvissareira por dois motivos: primeiro porque o acesso e o uso da Internet como meio de comunicação no Brasil vem se difundindo, alcançando dezenas de milhões de brasileiros que integram o universo de “incluídos digitais”. Segundo, porque a expansão já causa imensa preocupação na Câmara e no Senado, onde se tenta forjar amarras inúteis no longo prazo. Semana passada a ingerência e a incompreensão do que representa o fenômeno da Internet eram visíveis através das imagens da TV Senado:

Cultura e História no Mercado de Arte Popular

                                Um dos espaços mais relevantes da história da Feira de Santana é o chamado Mercado de Arte Popular , o MAP. Às vésperas de completar 100 anos – foi inaugurado formalmente em 27 de março de 1915 – o entreposto foi se tornando uma necessidade ainda no século XIX, mas só começou a sair do papel de fato em 1906, quando a Câmara Municipal aprovou o empréstimo de 100 contos de réis que deveria custear sua construção.   Atualmente, o MAP passa por mais uma reforma que, conforme previsão da prefeitura, deverá ser concluída nos próximos meses.                 Antes mesmo da proclamação da República, em 1889, já se discutia na Feira de Santana a necessidade de construção de um entreposto comercial que pudesse abrigar a afamada feira-livre que mobilizava comerciantes e consumidores da região. Isso na época em que não existia a figura do chefe do Executivo, quando as questões administrativas eram resolvidas e encaminhadas pela Câmara Municipal.           

“Um dia de domingo” na tarde de sábado

  Foi num final de tarde de sábado. Aquela escuridão azulada, típica do entardecer, já se irradiava pelo céu de nuvens acinzentadas. No Cruzeiro, as primeiras sombras envolviam as árvores esguias, o casario acanhado, os pedestres vivazes, os automóveis que avançavam pelas cercanias. No bar antigo – era escuro, piso áspero, paredes descoradas, mesas e cadeiras plásticas – a clientela espalhava-se pelas mesas, litrinhos e litrões esvaziando-se com regularidade. Foi quando o aparelho de som lançou a canção inesperada: “ ... Eu preciso te falar, Te encontrar de qualquer jeito Pra sentar e conversar, Depois andar de encontro ao vento”. Na mesa da calçada, um sujeito de camiseta regata e bermuda de surfista suspendeu a ruidosa conversa, esticou as pernas, sacudiu os pés enfiados numa sandália de dedo. Os olhos percorriam as árvores, a torre da igreja do outro lado da praça, os táxis estacionados. No que pensava? Difícil descobrir. Mas contraiu o rosto numa careta breve, uma express