Pular para o conteúdo principal

Cinco mil empregos a menos em apenas um ano

                               
O desemprego voltou a crescer de forma alarmante nos meses de junho e julho em Feira de Santana. Dados do Ministério do Trabalho e Emprego – MTE, indicam que, desde janeiro, 4.375 empregos formais deixaram de existir no município. Somando-se aos 984 postos que encolheram ao longo de 2014, são mais de cinco mil empregos a menos num intervalo de apenas 12 meses. O setor mais atingido até aqui, conforme se previa, é o da construção civil. Mas a crise estendeu seus tentáculos diluindo vagas nos mais diversos setores, o que sinaliza para o caráter mais abrangente do seu alcance.
                Em julho registrou-se o mais elevado saldo de demissões no município: 1.246. No mês anterior, junho, houve o segundo maior: 1.223; nesses dois meses, foram 2.469 empregos formais a menos, entre admissões e demissões. Até maio, a crise vinha feroz, mas o saldo de demissões nunca ultrapassou os 700 postos mensais. É um sinal que a crise tende a ser mais severa do que inicialmente se previa.
                Afinal, as quedas registradas em janeiro (-673) e fevereiro (-539) foram compensadas por uma imprevista elevação em março (+354), seguida da preocupante tendência negativa crescente em abril (-453), maio (-595) e, por fim, junho e julho, quando o saldo negativo ultrapassou o milhar a cada mês, conforme já apontado.
                O drama é maior na construção civil, cujos trabalhadores foram beneficiados pelo boom imobiliário que o Brasil atravessou nos últimos anos, incluindo aí a intensa construção de habitações populares. Entre os serventes – o popular ajudante de pedreiro – foram 911 empregos a menos entre janeiro e julho; entre o pedreiros, o saldo não é tão dramático, mas igualmente desanimador: 573 empregos a menos no mesmo período.

                Desemprego sistêmico
              
          Os saldos negativos, porém, somam-se às centenas em áreas sem nenhuma relação com a construção civil. É o caso do comércio: nos sete primeiros meses do ano, 349 empregos evaporaram entre os comerciários. Entre os técnicos em enfermagem, foram 212 oportunidades a menos. E até no promissor ramo de telemarketing houve enxugamento, com 432 postos de trabalho a menos no mesmo período.
             Quando se compara o intervalo de janeiro a julho com os anos anteriores, também fica evidente a deterioração no mercado de trabalho feirense: em 2014, nesse intervalo, foram 576 empregos a mais. Em 2013, quando houve relativo sufoco, o saldo foi positivo em 104 postos. E em 2010, o ano da grande geração de empregos na Feira de Santana, foram gerados 5.063 novos empregos em sete meses.
            Entre janeiro de 2012 e julho de 2015, a Feira de Santana só conseguiu gerar 4.654 empregos a mais. Isso significa que, em 42 meses, o mercado evoluiu menos que em sete meses de 2010. É claro que, em comparação a 2001 – quando os empregos formais no município se limitavam a 54.602 – a situação é bem melhor. Mas é inegável – e preocupante – a deterioração dos últimos anos.

                Perspectivas
           
           Desempregados, pais e mães de família costumam cortar as despesas menos essenciais quando os fluxos de renda cessam temporariamente. Todavia, quando o desemprego se estende demais – sobretudo em situações de crise como a atual – outras alternativas de sobrevivência tornam-se indispensáveis, como atividades informais ou prestação de pequenos serviços. Nessas situações, os rendimentos tendem a ser menores.
                Muitos vão disputar mercado com trabalhadores menos qualificados, que permanecem na informalidade mesmo nos momentos de bonança econômica, como o que se encerrou em 2014. Com isso, comprimem-se rendimentos, há menos consumo, mais pobreza e maior demanda pelas políticas de transferência de renda, como o Bolsa Família. Enfim, uma tragédia.
                No segundo semestre o desemprego sempre tende a declinar, em função do aquecimento das vendas de final de ano. É claro que, nesse amargo 2015, o bafejo, caso haja, estará bastante aquém do desejável. O problema é que, para 2016, as perspectivas são igualmente sombrias. Afinal, antes de recomeçar a crescer, o Brasil vai experimentar mais um ano de recessão e desemprego...



                

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Parlamento não digere a democracia virtual

A tentativa do Congresso Nacional de cercear a liberdade de opinião através da Internet é ao mesmo tempo preocupante e alvissareira. Preocupante por motivos óbvios: trata-se de mais uma ingerência – ou tentativa – da classe política de cercear a liberdade de opinião que a Constituição de 1988 prevê e que, até recentemente, era exercida apenas pelos poucos “privilegiados” que tinham acesso aos meios de comunicação convencionais, como jornais impressos, emissoras de rádio e televisão. Por outro lado, é alvissareira por dois motivos: primeiro porque o acesso e o uso da Internet como meio de comunicação no Brasil vem se difundindo, alcançando dezenas de milhões de brasileiros que integram o universo de “incluídos digitais”. Segundo, porque a expansão já causa imensa preocupação na Câmara e no Senado, onde se tenta forjar amarras inúteis no longo prazo. Semana passada a ingerência e a incompreensão do que representa o fenômeno da Internet eram visíveis através das imagens da TV Senado:

Cultura e História no Mercado de Arte Popular

                                Um dos espaços mais relevantes da história da Feira de Santana é o chamado Mercado de Arte Popular , o MAP. Às vésperas de completar 100 anos – foi inaugurado formalmente em 27 de março de 1915 – o entreposto foi se tornando uma necessidade ainda no século XIX, mas só começou a sair do papel de fato em 1906, quando a Câmara Municipal aprovou o empréstimo de 100 contos de réis que deveria custear sua construção.   Atualmente, o MAP passa por mais uma reforma que, conforme previsão da prefeitura, deverá ser concluída nos próximos meses.                 Antes mesmo da proclamação da República, em 1889, já se discutia na Feira de Santana a necessidade de construção de um entreposto comercial que pudesse abrigar a afamada feira-livre que mobilizava comerciantes e consumidores da região. Isso na época em que não existia a figura do chefe do Executivo, quando as questões administrativas eram resolvidas e encaminhadas pela Câmara Municipal.           

“Um dia de domingo” na tarde de sábado

  Foi num final de tarde de sábado. Aquela escuridão azulada, típica do entardecer, já se irradiava pelo céu de nuvens acinzentadas. No Cruzeiro, as primeiras sombras envolviam as árvores esguias, o casario acanhado, os pedestres vivazes, os automóveis que avançavam pelas cercanias. No bar antigo – era escuro, piso áspero, paredes descoradas, mesas e cadeiras plásticas – a clientela espalhava-se pelas mesas, litrinhos e litrões esvaziando-se com regularidade. Foi quando o aparelho de som lançou a canção inesperada: “ ... Eu preciso te falar, Te encontrar de qualquer jeito Pra sentar e conversar, Depois andar de encontro ao vento”. Na mesa da calçada, um sujeito de camiseta regata e bermuda de surfista suspendeu a ruidosa conversa, esticou as pernas, sacudiu os pés enfiados numa sandália de dedo. Os olhos percorriam as árvores, a torre da igreja do outro lado da praça, os táxis estacionados. No que pensava? Difícil descobrir. Mas contraiu o rosto numa careta breve, uma express