Pular para o conteúdo principal

A Feira de Santana e o longo prazo II

                
Semana passada discutimos a necessidade da Feira de Santana dispor de um plano de desenvolvimento de longo prazo. Algo que abarque um período aproximado de duas décadas: um Feira 2035 ou 2040, por exemplo. A justificativa é simples: embora cresça aqui e ali e melhore pontualmente em determinados aspectos, falta ao município – e a seu entorno metropolitano, como sempre é bom ressaltar – um plano integrado, que aponte para seu futuro num intervalo de longo prazo. E que ofereça não apenas metas, mas também sinalize caminhos para se alcançar os objetivos traçados.
                Mais relevante que os elementos apontados acima, no entanto, é a indicação do conteúdo que deve integrar essa agenda de desenvolvimento. Quais intervenções em mobilidade são relevantes no longo prazo? Quem deve ser mobilizado para implementá-la? Qual o intervalo de tempo razoável para a execução das intervenções indicadas? São questões que o exercício do planejamento ajuda a responder.
                   A infraestrutura, sem dúvida, é um dos temas mais palpitantes na Feira de Santana. Apesar de avanços pontuais verificados nos últimos anos, o município segue carecendo de intervenções urgentes. Algumas, de tão óbvias, surpreendem por não estar sendo marteladas exaustivamente na imprensa e no discurso dos políticos.
                É o caso, por exemplo, da BA 502, rodovia que liga a Feira de Santana a São Gonçalo dos Campos, município próximo que, inclusive, integra a RMFS. A estrada sinuosa, com aproximados 20 quilômetros de extensão, padece com o tráfego intenso e exige duplicação urgente. Sobretudo porque, por ali, verifica-se já um processo de conurbação, com a Feira de Santana misturando-se de tal forma à cidade vizinha que fica difícil distinguir quem é quem.
                Outra intervenção fundamental é a duplicação da BR 116 – Norte, entre a Feira de Santana e Serrinha, pelo menos até o entroncamento de acesso à BR 324, já próximo de Tanquinho – que também é parte da RMFS. O tráfego intenso, os acidentes constantes com vítimas fatais e os frequentes engarrafamentos, por si sós, mostram a importância da intervenção.

                Vias Expressas

                Domesticamente, a Feira de Santana precisa, com urgência, da construção de vias expressas que afastem o tráfego pesado do perímetro urbano do município. Duplicar a Avenida Contorno – como já vem sendo feito no trecho Sul do anel – não resolve o problema fundamental, que é a confusão do trânsito urbano com os veículos que apenas passam pela cidade, com outros destinos.
É necessário construir novas vias, que interliguem rodovias já existentes, sem que o trânsito aflua para o perímetro urbano da Feira de Santana. É o caso, por exemplo, de uma via que interligue a BR 324 – no trecho entre Salvador e a Feira de Santana com a BR 116 – Norte, desafogando a confusa avenida Transnordestina e beneficiando a população dos bairros Cidade Nova, Campo Limpo, Parque Ipê e Feira VI.
Também é necessário pensar nessas conexões com a BR 116 – Sul, a movimentada Rio-Bahia com as próprias BR 324 e 116 – Norte. Intervenções do gênero produziriam evidente elevação na qualidade de vida da população feirense e favoreceria, imensamente, os viajantes que hoje são obrigados a circular pelo perímetro urbano da Feira de Santana.
Essas ideias, a propósito, não são novas e circulam há bastante tempo. E também não esgotam a agenda de um hipotético plano de desenvolvimento para a Feira de Santana no longo prazo. É evidente, também, que envolvem valores vultosos, mas que podem ser viabilizados à medida que se disponha de um plano de longo prazo e de vontade política para implementá-lo.

  Um plano de longo prazo, todavia, não envolve apenas obras, nem se esgota na seara econômica. É necessário pensar, sobretudo, nas pessoas que vivem e constroem suas vidas num determinado espaço. Para isso é fundamental se pensar políticas sociais e – mais ambiciosamente – o próprio desenvolvimento humano. Isso, no entanto, é tema para um próximo artigo... 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Parlamento não digere a democracia virtual

A tentativa do Congresso Nacional de cercear a liberdade de opinião através da Internet é ao mesmo tempo preocupante e alvissareira. Preocupante por motivos óbvios: trata-se de mais uma ingerência – ou tentativa – da classe política de cercear a liberdade de opinião que a Constituição de 1988 prevê e que, até recentemente, era exercida apenas pelos poucos “privilegiados” que tinham acesso aos meios de comunicação convencionais, como jornais impressos, emissoras de rádio e televisão. Por outro lado, é alvissareira por dois motivos: primeiro porque o acesso e o uso da Internet como meio de comunicação no Brasil vem se difundindo, alcançando dezenas de milhões de brasileiros que integram o universo de “incluídos digitais”. Segundo, porque a expansão já causa imensa preocupação na Câmara e no Senado, onde se tenta forjar amarras inúteis no longo prazo. Semana passada a ingerência e a incompreensão do que representa o fenômeno da Internet eram visíveis através das imagens da TV Senado:

Cultura e História no Mercado de Arte Popular

                                Um dos espaços mais relevantes da história da Feira de Santana é o chamado Mercado de Arte Popular , o MAP. Às vésperas de completar 100 anos – foi inaugurado formalmente em 27 de março de 1915 – o entreposto foi se tornando uma necessidade ainda no século XIX, mas só começou a sair do papel de fato em 1906, quando a Câmara Municipal aprovou o empréstimo de 100 contos de réis que deveria custear sua construção.   Atualmente, o MAP passa por mais uma reforma que, conforme previsão da prefeitura, deverá ser concluída nos próximos meses.                 Antes mesmo da proclamação da República, em 1889, já se discutia na Feira de Santana a necessidade de construção de um entreposto comercial que pudesse abrigar a afamada feira-livre que mobilizava comerciantes e consumidores da região. Isso na época em que não existia a figura do chefe do Executivo, quando as questões administrativas eram resolvidas e encaminhadas pela Câmara Municipal.           

“Um dia de domingo” na tarde de sábado

  Foi num final de tarde de sábado. Aquela escuridão azulada, típica do entardecer, já se irradiava pelo céu de nuvens acinzentadas. No Cruzeiro, as primeiras sombras envolviam as árvores esguias, o casario acanhado, os pedestres vivazes, os automóveis que avançavam pelas cercanias. No bar antigo – era escuro, piso áspero, paredes descoradas, mesas e cadeiras plásticas – a clientela espalhava-se pelas mesas, litrinhos e litrões esvaziando-se com regularidade. Foi quando o aparelho de som lançou a canção inesperada: “ ... Eu preciso te falar, Te encontrar de qualquer jeito Pra sentar e conversar, Depois andar de encontro ao vento”. Na mesa da calçada, um sujeito de camiseta regata e bermuda de surfista suspendeu a ruidosa conversa, esticou as pernas, sacudiu os pés enfiados numa sandália de dedo. Os olhos percorriam as árvores, a torre da igreja do outro lado da praça, os táxis estacionados. No que pensava? Difícil descobrir. Mas contraiu o rosto numa careta breve, uma express