Pular para o conteúdo principal

O Rio Jacuípe como alternativa de lazer


Um dos maiores consensos existentes na Feira de Santana é de que uma das únicas opções de lazer da cidade são os bares. A constatação é antiga e, em alguma medida, embute o sentimento de inferioridade que o feirense nem sempre admite, mas alimenta em relação a Salvador: enquanto a capital conta com praias e diversos atrativos naturais, além do valiosíssimo, mas pouco preservado patrimônio arquitetônico, a Feira de Santana só tem os olhos d’água que vão se extinguindo juntamente com as lagoas que a voracidade imobiliária consome.
Lá nos limites do município, entre muitos mandacarus espinhosos e alguns lajedos, existe o Rio Jacuípe de águas escuras e superfície calma, mas que nunca encheu o olho dos feirenses como alternativa de lazer. Afora alguns freqüentadores assíduos ou moradores das redondezas, pouca gente vai às margens do rio comer o peixe pescado ali mesmo, bebericar uma cerveja e jogar conversa fora.
A maioria dos feirenses provavelmente conhece o Jacuípe da mesma forma que os viajantes em trânsito pela cidade: passando de carro sobre a ponte. Quando muito, espicham o olhar e alcançam os morros redondos em volta ou a água eriçada pelo vento quente.
O desdém pelo Jacuípe não é obra do acaso: as reiteradas notícias sobre afogamentos, bebedeiras à margem do rio, confusões e até assassinatos ganharam amplitude com os comentários e consolidaram a visão negativa que prevalece até os dias atuais.

Poluição

Nos últimos anos esforços pontuais de empreendedores privados buscam valorizar o Rio Jacuípe. Até o Fluminense de Feira começou a construir ali uma sede social que, aparentemente, está com as obras suspensas. Caso se concretize, a iniciativa pode alavancar o clube e revitalizar o rio.
Mas, mesmo elogiáveis, os esforços necessitam de coordenação. Talvez o maior desafio do Jacuípe, no momento, seja a poluição. As ervas conhecidas como baronesas, que formam ramificações de dezenas de metros e a espuma que avulta nas imediações da comunidade dos Três Riachos sinalizam que o problema é crônico.
Os esgotos não-tratados que escorrem abundantes para o rio provavelmente são a causa maior da poluição. Nada de novo, portanto, já que esta é a principal causa da contaminação da maioria dos rios brasileiros, sobretudo daqueles que estão próximos de áreas urbanas.

Atrativos

Melhorando as condições ambientais do Rio Jacuípe estarão lançadas as bases para a revitalização. Serão necessários, no entanto, investimentos em infraestrutura – as vias trafegáveis não estão em boas condições e, em alguns pontos, nem existem – e em transportes, já que não existem linhas regulares nem eventuais para aquela direção.
Outra iniciativa necessária é a realização de estudos para a mensuração do potencial turístico do Jacuípe, incluindo aí o plano de manejo ambiental. E, sobretudo, articulação com empreendedores privados para colocar o rio como alternativa de lazer para o feirense e de turismo para eventuais visitantes.
Obviamente, o caminho não é fácil e nem rápido. O problema é que nunca se dá o primeiro passo, nem mesmo para reduzir a poluição que assola o Jacuípe. Sem sequer esse passo, o feirense permanece sem grandes alternativas de lazer, condenado às mesmas mesas de bar todos os finais de semana...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Parlamento não digere a democracia virtual

A tentativa do Congresso Nacional de cercear a liberdade de opinião através da Internet é ao mesmo tempo preocupante e alvissareira. Preocupante por motivos óbvios: trata-se de mais uma ingerência – ou tentativa – da classe política de cercear a liberdade de opinião que a Constituição de 1988 prevê e que, até recentemente, era exercida apenas pelos poucos “privilegiados” que tinham acesso aos meios de comunicação convencionais, como jornais impressos, emissoras de rádio e televisão. Por outro lado, é alvissareira por dois motivos: primeiro porque o acesso e o uso da Internet como meio de comunicação no Brasil vem se difundindo, alcançando dezenas de milhões de brasileiros que integram o universo de “incluídos digitais”. Segundo, porque a expansão já causa imensa preocupação na Câmara e no Senado, onde se tenta forjar amarras inúteis no longo prazo. Semana passada a ingerência e a incompreensão do que representa o fenômeno da Internet eram visíveis através das imagens da TV Senado:

Cultura e História no Mercado de Arte Popular

                                Um dos espaços mais relevantes da história da Feira de Santana é o chamado Mercado de Arte Popular , o MAP. Às vésperas de completar 100 anos – foi inaugurado formalmente em 27 de março de 1915 – o entreposto foi se tornando uma necessidade ainda no século XIX, mas só começou a sair do papel de fato em 1906, quando a Câmara Municipal aprovou o empréstimo de 100 contos de réis que deveria custear sua construção.   Atualmente, o MAP passa por mais uma reforma que, conforme previsão da prefeitura, deverá ser concluída nos próximos meses.                 Antes mesmo da proclamação da República, em 1889, já se discutia na Feira de Santana a necessidade de construção de um entreposto comercial que pudesse abrigar a afamada feira-livre que mobilizava comerciantes e consumidores da região. Isso na época em que não existia a figura do chefe do Executivo, quando as questões administrativas eram resolvidas e encaminhadas pela Câmara Municipal.           

“Um dia de domingo” na tarde de sábado

  Foi num final de tarde de sábado. Aquela escuridão azulada, típica do entardecer, já se irradiava pelo céu de nuvens acinzentadas. No Cruzeiro, as primeiras sombras envolviam as árvores esguias, o casario acanhado, os pedestres vivazes, os automóveis que avançavam pelas cercanias. No bar antigo – era escuro, piso áspero, paredes descoradas, mesas e cadeiras plásticas – a clientela espalhava-se pelas mesas, litrinhos e litrões esvaziando-se com regularidade. Foi quando o aparelho de som lançou a canção inesperada: “ ... Eu preciso te falar, Te encontrar de qualquer jeito Pra sentar e conversar, Depois andar de encontro ao vento”. Na mesa da calçada, um sujeito de camiseta regata e bermuda de surfista suspendeu a ruidosa conversa, esticou as pernas, sacudiu os pés enfiados numa sandália de dedo. Os olhos percorriam as árvores, a torre da igreja do outro lado da praça, os táxis estacionados. No que pensava? Difícil descobrir. Mas contraiu o rosto numa careta breve, uma express