Pular para o conteúdo principal

O Conjunto Penal exige ação urgente



           
             Contrariando o que havia na Bahia até recentemente, quando os problemas enfrentados pelo estado eram discutidos de forma velada, nos últimos anos diversas necessidades vem sendo colocadas à mesa para debate, sobretudo na Feira de Santana. A duplicação do Anel de Contorno, a reativação do aeroporto que pouco funcionou, a ampliação da rede hospitalar e a conclusão da obra do “elefante cinza” que é o chamado Centro de Convenções consumiram muita saliva nos meios de comunicação e muita tinta nas páginas dos jornais. São, sem dúvida, obras importantes, mas que não esgotam o conjunto de necessidades do município.
            Uma necessidade imperiosa para a Feira de Santana, por exemplo, é a ampliação do Conjunto Penal no bairro Aviário. Muita gente vem sendo assassinada no município, outros são detidos todos os dias por tráfico de drogas ou por crimes contra o patrimônio e a demanda por espaço nas cadeias e unidades penais cresce, embora a oferta permaneça estagnada.
            Dados divulgados pelo governo indicam que, ano passado, 678 presos estavam alojados no Conjunto Penal. O número de vagas é o mesmo desde os anos 1980, quando a unidade foi inaugurada: 340. Logo, há um excedente de aproximadamente 100% da capacidade. Em outras palavras, os seis metros quadrados que a Lei de Execuções Penais prevê como espaço mínimo para cada preso estão sendo ocupados por dois.
            Como a prisão é muito antiga e os investimentos em manutenção são escassos, isso significa que algumas celas sempre permanecem ociosas. Não deve ser raro, portanto, três presos numa mesma cela, compartilhando exíguos seis metros quadrados. Uma situação de calamidade, em que falar de ressocialização é até risível.

            Luxo

            Conforme informações do governo do estado, um projeto que prevê a ampliação do Conjunto Penal de Feira de Santana já está pronto. Serão 400 novas vagas que, muito provavelmente, apenas vão atenuar o cenário de superlotação que se verifica nos dias atuais. O valor previsto para investimento não foi divulgado.
            No Brasil não falta quem ache que os presos devem ser tratados como “bichos” e que os recursos públicos devem ser aplicados em ações mais “nobres”. É herança da mentalidade colonial e aristocrática. O fato é que as condições desumanas para o cumprimento de penas apenas reforçam a roda-viva que afasta os indivíduos da sociedade e eleva a insegurança na qual vivemos mergulhados.
            Os constantes motins em delegacias e as ameaças de interdição na carceragem do Complexo Policial, por exemplo, refletem a superlotação no Conjunto Penal, para onde não podem ser removidos muitos presos de uma vez. A situação nas delegacias é tão degradante que, bizarramente, compartilhar os três metros quadrados das celas úmidas e escuras do presídio é até um luxo.

            Situação pior

            O detalhe é que o quadro de superlotação nas penitenciárias do interior da Bahia é pior justamente na Feira de Santana. Considerando o conjunto das unidades penais do interior, são 9,2 mil internos para 7,7 mil vagas. Um excedente aproximado de 20%, bastante inferior ao que se verifica na Feira de Santana.
            Na capital, há até vagas ociosas, conforme os dados oficiais, embora existam delegacias abarrotadas: 3,5 mil internos e 3,7 mil vagas. Em 2010 foram ofertadas mais mil novas vagas nos presídios, com a Cadeia Pública no bairro da Mata Escura, em Salvador, oxigenando o sistema com mais de 700 vagas, o que temporariamente atenua o problema na capital. Fica, portanto, o desafio na Feira de Santana.
            À exceção dos “excêntricos” defensores dos direitos humanos, pouca gente se importa com as condições subumanas a que estão expostos os presos. Deveria haver atenção maior. O fato é que superlotação em prisões produz rebeliões, fugas e motins, expondo agentes penitenciários, policiais, familiares de internos e a própria sociedade. É difícil alguém se regenerar dispondo de míseros três metros quadrados numa cela.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Parlamento não digere a democracia virtual

A tentativa do Congresso Nacional de cercear a liberdade de opinião através da Internet é ao mesmo tempo preocupante e alvissareira. Preocupante por motivos óbvios: trata-se de mais uma ingerência – ou tentativa – da classe política de cercear a liberdade de opinião que a Constituição de 1988 prevê e que, até recentemente, era exercida apenas pelos poucos “privilegiados” que tinham acesso aos meios de comunicação convencionais, como jornais impressos, emissoras de rádio e televisão. Por outro lado, é alvissareira por dois motivos: primeiro porque o acesso e o uso da Internet como meio de comunicação no Brasil vem se difundindo, alcançando dezenas de milhões de brasileiros que integram o universo de “incluídos digitais”. Segundo, porque a expansão já causa imensa preocupação na Câmara e no Senado, onde se tenta forjar amarras inúteis no longo prazo. Semana passada a ingerência e a incompreensão do que representa o fenômeno da Internet eram visíveis através das imagens da TV Senado:

Cultura e História no Mercado de Arte Popular

                                Um dos espaços mais relevantes da história da Feira de Santana é o chamado Mercado de Arte Popular , o MAP. Às vésperas de completar 100 anos – foi inaugurado formalmente em 27 de março de 1915 – o entreposto foi se tornando uma necessidade ainda no século XIX, mas só começou a sair do papel de fato em 1906, quando a Câmara Municipal aprovou o empréstimo de 100 contos de réis que deveria custear sua construção.   Atualmente, o MAP passa por mais uma reforma que, conforme previsão da prefeitura, deverá ser concluída nos próximos meses.                 Antes mesmo da proclamação da República, em 1889, já se discutia na Feira de Santana a necessidade de construção de um entreposto comercial que pudesse abrigar a afamada feira-livre que mobilizava comerciantes e consumidores da região. Isso na época em que não existia a figura do chefe do Executivo, quando as questões administrativas eram resolvidas e encaminhadas pela Câmara Municipal.           

“Um dia de domingo” na tarde de sábado

  Foi num final de tarde de sábado. Aquela escuridão azulada, típica do entardecer, já se irradiava pelo céu de nuvens acinzentadas. No Cruzeiro, as primeiras sombras envolviam as árvores esguias, o casario acanhado, os pedestres vivazes, os automóveis que avançavam pelas cercanias. No bar antigo – era escuro, piso áspero, paredes descoradas, mesas e cadeiras plásticas – a clientela espalhava-se pelas mesas, litrinhos e litrões esvaziando-se com regularidade. Foi quando o aparelho de som lançou a canção inesperada: “ ... Eu preciso te falar, Te encontrar de qualquer jeito Pra sentar e conversar, Depois andar de encontro ao vento”. Na mesa da calçada, um sujeito de camiseta regata e bermuda de surfista suspendeu a ruidosa conversa, esticou as pernas, sacudiu os pés enfiados numa sandália de dedo. Os olhos percorriam as árvores, a torre da igreja do outro lado da praça, os táxis estacionados. No que pensava? Difícil descobrir. Mas contraiu o rosto numa careta breve, uma express