Pular para o conteúdo principal

A retomada sutil das feiras-livres (I)


 
Nas últimas três décadas, desde que a antiga feira-livre foi transferida do centro da cidade para o Centro de Abastecimento, muito se falou e se escreveu sobre os impactos que a remoção dos feirantes e camelôs provocou na cultura e no comércio da Feira de Santana. À época, artistas, intelectuais e jornalistas se manifestaram contra a medida vendida pela prefeitura como um passo em direção ao progresso. Alegavam, com razão, que a decisão matava parte da cultura feirense, forjada em milhares de feiras semanais que atraíam incontáveis viajantes para o mercadejar frenético.

Os anos passaram, os protestos foram abafados pela decisão intransigente da prefeitura, mas o inconsciente do feirense aos poucos foi trazendo de volta a feira-livre adormecida para o centro da cidade. Não suspendeu o trânsito, ocupando ruas e avenidas, ganhou novas nuanças, mas retornou, ainda que sutil.

Primeiro os vendedores de roupas e outros produtos ocuparam a rua Recife, que liga a Conselheiro Franco ao Centro de Abastecimento, através de uma ladeira íngreme. Depois comerciantes de bolsas, mochilas e acessórios instalaram-se na praça Bernardino Bahia. Isso ainda na primeira metade dos anos 1980.

Os vendedores de frutas, verduras e legumes também foram reocupando aos poucos o centro da cidade: primeiro com seus carrinhos de mão, depois com balaios improvisados e, por fim, com bancas de madeira. Aqui e ali comerciantes protestavam, o “rapa” agia com truculência, mas a marcha era inevitável, embora silenciosa.

Crise e “Feiraguai”

O desemprego crescente, a estagnação econômica e a abertura comercial do início dos anos 1990 impulsionaram de vez a retomada das ruas do centro. Camelôs espalharam-se com produtos eletrônicos, misturando-se às mercadorias tradicionais e, desde então, o que os governantes fazem é tomar medidas paliativas que, eficazes num primeiro momento, são incapazes de conter os fluxos incessantes de novos camelôs e feirantes no médio prazo.

O “Feiraguai”, por exemplo, surgiu para acomodar os vendedores de produtos importados do Paraguai na praça Presidente Médici. A feira-livre numa transversal da Marechal Deodoro e uma outra, na praça Bernardino Bahia, abrigam parte dos feirantes. Já a Sales Barbosa tornou-se um infindável camelódromo, com barracas padronizadas pela própria prefeitura vendendo inúmeros produtos.

Pelo visto, o feirense não se opõe: afinal, a disponibilidade de incontáveis produtos facilita a vida de quem transita pelo centro comercial e não tem tempo para deslocar-se até o Centro de Abastecimento ou não dispõe de grandes opções nos bairros. É, portanto, prático e cômodo, como argumentavam, há 30 anos, os consumidores contrários à remoção da feira-livre.

Nova feira-livre?

Nas ruas do centro da cidade pode se encontrar de tudo: desde os tradicionais cds e dvds pirateados, celulares, máquinas fotográficas ou outros aparelhos digitais até prosaicas ratoeiras, o “chumbinho” proibido para matar ratos, ou lanternas, sombrinhas, roupas, calçados, lanches e refeições. Há também serviços disponíveis: amolam-se tesouras, fazem-se chaves, colam-se sapatos e também se consertam sombrinhas e guarda-chuvas para as trovoadas do verão ou para a chuva miúda do inverno.

Essa verdadeira feira-livre, que ressurge com vigor e vai se expandindo com mais força com a retomada do crescimento econômico pelo Brasil, sintetiza bem o espírito mercantil da Feira de Santana e a força de muitos que aqui chegaram em busca de oportunidades.

Em 1977, quando o Centro de Abastecimento foi finalmente inaugurado – o planejamento da obra começou em 1967 – parecia que o centro da cidade estava fadado ao passo silencioso e à discrição dos consumidores mais "chiques". Passadas três décadas, o improvável aconteceu e as ruas da Feira de Santana voltaram a fervilhar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Parlamento não digere a democracia virtual

A tentativa do Congresso Nacional de cercear a liberdade de opinião através da Internet é ao mesmo tempo preocupante e alvissareira. Preocupante por motivos óbvios: trata-se de mais uma ingerência – ou tentativa – da classe política de cercear a liberdade de opinião que a Constituição de 1988 prevê e que, até recentemente, era exercida apenas pelos poucos “privilegiados” que tinham acesso aos meios de comunicação convencionais, como jornais impressos, emissoras de rádio e televisão. Por outro lado, é alvissareira por dois motivos: primeiro porque o acesso e o uso da Internet como meio de comunicação no Brasil vem se difundindo, alcançando dezenas de milhões de brasileiros que integram o universo de “incluídos digitais”. Segundo, porque a expansão já causa imensa preocupação na Câmara e no Senado, onde se tenta forjar amarras inúteis no longo prazo. Semana passada a ingerência e a incompreensão do que representa o fenômeno da Internet eram visíveis através das imagens da TV Senado:

Cultura e História no Mercado de Arte Popular

                                Um dos espaços mais relevantes da história da Feira de Santana é o chamado Mercado de Arte Popular , o MAP. Às vésperas de completar 100 anos – foi inaugurado formalmente em 27 de março de 1915 – o entreposto foi se tornando uma necessidade ainda no século XIX, mas só começou a sair do papel de fato em 1906, quando a Câmara Municipal aprovou o empréstimo de 100 contos de réis que deveria custear sua construção.   Atualmente, o MAP passa por mais uma reforma que, conforme previsão da prefeitura, deverá ser concluída nos próximos meses.                 Antes mesmo da proclamação da República, em 1889, já se discutia na Feira de Santana a necessidade de construção de um entreposto comercial que pudesse abrigar a afamada feira-livre que mobilizava comerciantes e consumidores da região. Isso na época em que não existia a figura do chefe do Executivo, quando as questões administrativas eram resolvidas e encaminhadas pela Câmara Municipal.           

“Um dia de domingo” na tarde de sábado

  Foi num final de tarde de sábado. Aquela escuridão azulada, típica do entardecer, já se irradiava pelo céu de nuvens acinzentadas. No Cruzeiro, as primeiras sombras envolviam as árvores esguias, o casario acanhado, os pedestres vivazes, os automóveis que avançavam pelas cercanias. No bar antigo – era escuro, piso áspero, paredes descoradas, mesas e cadeiras plásticas – a clientela espalhava-se pelas mesas, litrinhos e litrões esvaziando-se com regularidade. Foi quando o aparelho de som lançou a canção inesperada: “ ... Eu preciso te falar, Te encontrar de qualquer jeito Pra sentar e conversar, Depois andar de encontro ao vento”. Na mesa da calçada, um sujeito de camiseta regata e bermuda de surfista suspendeu a ruidosa conversa, esticou as pernas, sacudiu os pés enfiados numa sandália de dedo. Os olhos percorriam as árvores, a torre da igreja do outro lado da praça, os táxis estacionados. No que pensava? Difícil descobrir. Mas contraiu o rosto numa careta breve, uma express