Pular para o conteúdo principal

Boas notícias no setor habitacional

Informações divulgadas pela prefeitura dão conta de que o déficit habitacional em Feira de Santana deve se reduzir cerca de 16% em 2010. Uma das razões é o programa “Minha Casa Minha Vida”, que deve entregar 3,7 mil novas residências a feirenses cuja renda familiar não supera os três salários-mínimos. Conforme dados da Fundação João Pinheiro, também citados em matéria disponível no site da prefeitura, Feira de Santana tem um déficit de cerca de 24 mil moradias.

Esse déficit representa cerca de 100 mil pessoas vivendo em condições que não podem ser consideradas adequadas. Se a oferta de novas moradias – principalmente para as famílias de baixa renda – se mantiver nos próximos anos com o ritmo previsto para 2010, em cerca de seis anos o município consegue zerar o déficit atual.

Durante muitos anos Feira de Santana cresceu muito e de forma totalmente desordenada. Milhares de famílias de migrantes chegavam aqui todos os anos, fugindo das condições precárias de sobrevivência e das secas no Nordeste. Muitos decidiram permanecer porque encontraram trabalho.

Pobres, esses migrantes construíam habitações humildes em locais sem infraestrutura – como luz, água e esgotamento sanitário – originando problemas que se arrastam até os dias atuais. Embora não tenha se esgotado ainda, esse fenômeno foi muito visível até a década de 1980.

Geografia

Muitos migrantes foram prosperando e melhorando as construções onde residiam. Por outro lado, alguns serviços públicos foram ampliados, reduzindo a precariedade dessas residências, quase sempre localizadas em bairros periféricos. Com a redução dos fluxos migratórios, o número de moradias precárias passou a crescer de forma menos intensa, o que atenuou muitos problemas.

A própria geografia da cidade ajudou: sem encostas, morros ou declives semelhantes, os problemas habitacionais são sensivelmente menores que em grandes capitais, como São Paulo, Rio de Janeiro ou Salvador. Sem morros ou encostas, desafiou-se a natureza apenas com a ocupação de lagoas e nascentes.

Assim, o momento é extremamente favorável para atacar a questão habitacional: a economia brasileira cresce, políticas de redução das desigualdades – como o aumento real do salário-mínimo e os programas de transferência de renda – apresentam resultados satisfatórios, permitindo a realização do sonho da casa própria e há políticas claras para o setor.

Políticas

É que depois de muitas décadas o Brasil passou a dar importância à construção de habitações populares, construindo um número de moradias que vai além do que se fazia antes, quando os programas eram apenas “para constar”, dando aos governos um falso verniz social.

Hoje, aos municípios, mais do que elaborar programas autônomos de habitação popular é mais importante aderir às iniciativas do Estado e da União – principalmente deste último – e oferecer condições para que os programas sejam executados. Além de se mobilizar politicamente e cobrar a implementação, é óbvio.

A prefeitura parece avançar nessa direção com a criação das Zonas Especiais de Interesse Social, onde são construídas moradias populares. Afinal, as prefeituras não contam com amplos recursos para investir no setor, que costuma exigir grandes inversões. O fato é que, preservando-se os níveis de investimentos atuais, em poucos anos a Feira de Santana poderá oferecer condições habitacionais muito mais favoráveis à sua população, principalmente a mais carente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Parlamento não digere a democracia virtual

A tentativa do Congresso Nacional de cercear a liberdade de opinião através da Internet é ao mesmo tempo preocupante e alvissareira. Preocupante por motivos óbvios: trata-se de mais uma ingerência – ou tentativa – da classe política de cercear a liberdade de opinião que a Constituição de 1988 prevê e que, até recentemente, era exercida apenas pelos poucos “privilegiados” que tinham acesso aos meios de comunicação convencionais, como jornais impressos, emissoras de rádio e televisão. Por outro lado, é alvissareira por dois motivos: primeiro porque o acesso e o uso da Internet como meio de comunicação no Brasil vem se difundindo, alcançando dezenas de milhões de brasileiros que integram o universo de “incluídos digitais”. Segundo, porque a expansão já causa imensa preocupação na Câmara e no Senado, onde se tenta forjar amarras inúteis no longo prazo. Semana passada a ingerência e a incompreensão do que representa o fenômeno da Internet eram visíveis através das imagens da TV Senado:

Cultura e História no Mercado de Arte Popular

                                Um dos espaços mais relevantes da história da Feira de Santana é o chamado Mercado de Arte Popular , o MAP. Às vésperas de completar 100 anos – foi inaugurado formalmente em 27 de março de 1915 – o entreposto foi se tornando uma necessidade ainda no século XIX, mas só começou a sair do papel de fato em 1906, quando a Câmara Municipal aprovou o empréstimo de 100 contos de réis que deveria custear sua construção.   Atualmente, o MAP passa por mais uma reforma que, conforme previsão da prefeitura, deverá ser concluída nos próximos meses.                 Antes mesmo da proclamação da República, em 1889, já se discutia na Feira de Santana a necessidade de construção de um entreposto comercial que pudesse abrigar a afamada feira-livre que mobilizava comerciantes e consumidores da região. Isso na época em que não existia a figura do chefe do Executivo, quando as questões administrativas eram resolvidas e encaminhadas pela Câmara Municipal.           

“Um dia de domingo” na tarde de sábado

  Foi num final de tarde de sábado. Aquela escuridão azulada, típica do entardecer, já se irradiava pelo céu de nuvens acinzentadas. No Cruzeiro, as primeiras sombras envolviam as árvores esguias, o casario acanhado, os pedestres vivazes, os automóveis que avançavam pelas cercanias. No bar antigo – era escuro, piso áspero, paredes descoradas, mesas e cadeiras plásticas – a clientela espalhava-se pelas mesas, litrinhos e litrões esvaziando-se com regularidade. Foi quando o aparelho de som lançou a canção inesperada: “ ... Eu preciso te falar, Te encontrar de qualquer jeito Pra sentar e conversar, Depois andar de encontro ao vento”. Na mesa da calçada, um sujeito de camiseta regata e bermuda de surfista suspendeu a ruidosa conversa, esticou as pernas, sacudiu os pés enfiados numa sandália de dedo. Os olhos percorriam as árvores, a torre da igreja do outro lado da praça, os táxis estacionados. No que pensava? Difícil descobrir. Mas contraiu o rosto numa careta breve, uma express