Pular para o conteúdo principal

O inverossímil dá o tom do roteiro eleitoral

Faltam pouco mais de 60 dias para as eleições presidenciais. Até aqui, a sucessão segue um roteiro inverossímil, digno dessas republiquetas de bananas que saltaram do mundo subdesenvolvido para as telas dos cinemas. Aliás, esse ambiente político surreal desabrochou há, pelo menos, cinco anos: nas célebres jornadas de junho de 2013 os governantes preferiram ignorar aquela inquietação difusa que congestionou as ruas, optando por alardear a realidade rósea produzida nos estúdios de marqueteiros criativos. Houve, inclusive, quem acusasse os manifestantes de “ingratidão”.
No ano seguinte – naquelas tormentosas eleições presidenciais – sobraram agressões e faltaram ideias. Descolada da realidade, a marquetagem ignorou os prenúncios de crise. O resultado não podia ser outro: intensificação do arranca-rabo político com a deposição de Dilma Rousseff (PT), depois do flagrante estelionato eleitoral aplicado sobre seus crédulos eleitores. Ao largo, prosperava no Congresso o clientelismo – e outras práticas abomináveis – encarnadas pelas bancadas do boi, da bala e da bíblia.
Artífice da rasteira sobre o petismo, Michel Temer (MDB-SP) ascendeu. Se Dilma Rousseff conduziu um governo ruinoso, o mandatário de Tietê foi a própria personificação da ruína. Está aí a catástrofe econômica, a metástase da corrupção, a ultrajante revogação de direitos, o sucateamento dos serviços públicos, as benesses generosas para amigos empresários e a própria gestão temerária para explicar a maciça rejeição ao controverso governante.
Traumatizado com esses antecedentes, o brasileiro vê se aproximarem as eleições presidenciais sob o já mencionado cenário surreal. O líder das pesquisas – Lula – está encarcerado em Curitiba; Jair Bolsonaro – aquele entusiasta do regime militar – herda, até o momento, a liderança sem o ex-presidente petista. Daí para trás um magote de candidaturas pouco expressivas se acotovela, carente de ideias, de um plano, de um rumo para o País.
Nesse cenário de amplas incertezas, uma convicção, pelo menos, já se cristalizou: vença quem vencer, quem vai seguir dando as cartas no Congresso Nacional, mercadejando benesses, cargos e verbas e viabilizando eventualmente a próxima gestão é o chamado “Centrão”, aquele agrupamento partidário que reúne DEM, PP, PR, PRB e Solidariedade. Movimentando-se, em bloco, ampliam o próprio cacife.

Marchas e contramarchas

Depois de marchas e contramarchas, decidiram aderir a Geraldo Alckmin (PSDB-SP), o ex-governador de São Paulo. Ironicamente, em tese, é aquele menos exposto à tutela, já que representa uma legenda robusta e se apresenta com um leque prévio de apoiadores. Ciro Gomes (PDT-CE) e Jair Bolsonaro – vinculado ao insignificante PSL – seriam muito mais dependentes desse consórcio interpartidário, caso amealhassem o apoio.
No petismo, o cenário não é menos dramático. Lula – como candidato – estertora: tudo indica que sua candidatura será indeferida. Mesmo assim, insiste, sustentando-a, embora os clamores pela indicação de um “poste” venham se elevando. Num lance ousado, lançou um programa de governo radical, fustigando o oligopólio bancário e os conglomerados da comunicação.
É provável que tudo não passe de blefe: nem Lula vai até o fim em sua obstinação, nem existem intenções de adotar aquilo que foi lançado em frases chamejantes no papel. Talvez Lula já tenha feito sua escolha tempos atrás – o “poste” – e mantenha as especulações como cortina de fumaça; e o tom iracundo contra bancos e mídia sinalize, no fundo, uma ameaça que, lá adiante, vai se converter na habitual disposição de negociar. Ou “compor”, conforme o consagrado jargão petista.
O fato é que, vença quem vencer – até mesmo Lula –, vai encontrar o “Centrão” a postos, com sua lista de exigências devidamente elaborada. Não convém negligenciá-lo: a ruína política de Dilma Rousseff contou com a colaboração do agrupamento. E a alardeada capacidade de articulação política de Michel Temer transformou-se em pálida sujeição aos sucessivos enquadramentos impostos pelo grupo.
O “Centrão” evoca o vergonhoso passado político brasileiro. Mas o que é desalentador, mesmo, é ter a convicção de que ele vai seguir representando o futuro. Sabe Deus até quando.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Parlamento não digere a democracia virtual

A tentativa do Congresso Nacional de cercear a liberdade de opinião através da Internet é ao mesmo tempo preocupante e alvissareira. Preocupante por motivos óbvios: trata-se de mais uma ingerência – ou tentativa – da classe política de cercear a liberdade de opinião que a Constituição de 1988 prevê e que, até recentemente, era exercida apenas pelos poucos “privilegiados” que tinham acesso aos meios de comunicação convencionais, como jornais impressos, emissoras de rádio e televisão. Por outro lado, é alvissareira por dois motivos: primeiro porque o acesso e o uso da Internet como meio de comunicação no Brasil vem se difundindo, alcançando dezenas de milhões de brasileiros que integram o universo de “incluídos digitais”. Segundo, porque a expansão já causa imensa preocupação na Câmara e no Senado, onde se tenta forjar amarras inúteis no longo prazo. Semana passada a ingerência e a incompreensão do que representa o fenômeno da Internet eram visíveis através das imagens da TV Senado:

Cultura e História no Mercado de Arte Popular

                                Um dos espaços mais relevantes da história da Feira de Santana é o chamado Mercado de Arte Popular , o MAP. Às vésperas de completar 100 anos – foi inaugurado formalmente em 27 de março de 1915 – o entreposto foi se tornando uma necessidade ainda no século XIX, mas só começou a sair do papel de fato em 1906, quando a Câmara Municipal aprovou o empréstimo de 100 contos de réis que deveria custear sua construção.   Atualmente, o MAP passa por mais uma reforma que, conforme previsão da prefeitura, deverá ser concluída nos próximos meses.                 Antes mesmo da proclamação da República, em 1889, já se discutia na Feira de Santana a necessidade de construção de um entreposto comercial que pudesse abrigar a afamada feira-livre que mobilizava comerciantes e consumidores da região. Isso na época em que não existia a figura do chefe do Executivo, quando as questões administrativas eram resolvidas e encaminhadas pela Câmara Municipal.           

Patrimônio Cultural de Feira de Santana I

A Sede da Prefeitura Municipal A história do prédio da Prefeitura Municipal de Feira de Santana começou há 129 anos, em 1880. Naquela oportunidade, a Câmara Municipal adquiriu o imóvel para sediar o Executivo, que não dispunha de instalações adequadas. Hoje talvez cause estranheza a iniciativa partir do Legislativo, mas é que naqueles anos os vereadores acumulavam o papel reservado aos atuais prefeitos. Em 1906 o município crescia e o prédio de então já não atendia às necessidades do Executivo. Foi, então, adquirido um outro imóvel utilizado como anexo da prefeitura. Passaram-se 14 anos e veio a iniciativa de se construir um prédio único e que abrigasse com comodidade a administração municipal. Após a autorização da construção da nova sede em 1920, o intendente Bernardino Bahia lançou a pedra fundamental em 1921. O engenheiro Acciolly Ferreira da Silva assumiu a responsabilidade técnica. No início do século XX Feira de Santana experimentou uma robusta expansão urbana. Além do prédio da