Pular para o conteúdo principal

A Reforma da Bíblia


Eu nem sabia que era possível apresentar emenda para modificar a Bíblia. Pelo que entendi, isso é possível lá no Planalto Central, em Brasília, na Câmara dos Deputados. Atribuição de político graúdo. Não é à toa que os mais entendidos dizem que na capital do País se fazem coisas que até Deus duvida. Ou talvez não recomende, como é o caso em questão. Confesso que isso me animou: com muita modéstia, sem aquela circunspecção teológica dos doutos nas Sagradas Escrituras, tenho lá minhas humildes propostas para aprimorar a Bíblia, ajustá-la a algumas necessidades da vida moderna. Mas claro que só faria isso a partir de intensos debates, ouvindo especialistas e a comunidade, como é a praxe nos dias atuais.
 Meu problema é chegar lá, no Planalto Central: é longo e tortuoso o caminho de quem ascende na vida partidária. Daqui a dois anos tem eleição para deputado federal mas reconheço que, hoje, minhas chances são mínimas, mesmo com uma plataforma eleitoral reluzente: a reforma das Sagradas Escrituras. Serei repudiado por muitos, reconheço. Mas muita gente anseia por mudanças. É nessa faixa do eleitorado que eu aposto.
Imagino que meu primeiro estágio eletivo seja na Câmara Municipal aqui da Feira de Santana. Nesse 2016 já não dá mais: perdi prazos, por enquanto não tenho apoiadores e faria uma campanha muito modesta, andando a pé, sem dinheiro para remunerar cabos eleitorais. Mas, de antemão, já lanço minha candidatura para 2020. Claro que, daqui a dois anos, terei que enfrentar a corrida eleitoral – com poucas chances de vitória, reitero – apenas para ficar mais conhecido, divulgar minhas pretensões reformistas.
Não vou enganar meus eleitores: na Feira de Santana não é possível apresentar emenda, mudar a Bíblia, nada disso. Mas vou apresentar um argumento irrefutável: aqui, conversando com os feirenses, vou coletar propostas, construir consensos, amadurecer ideias. Assim, quando chegar em Brasília e encaminhar as emendas, a Feira de Santana estará na vanguarda da reforma da Bíblia. Já penso até em ser o vereador mais votado...

Reforma Latino-americana

Corro o risco da demasiada sinceridade, mas tenho ambições amplas: ficarei, provavelmente, apenas dois anos como vereador. Meus eleitores já ficam de antemão avisados. Em 2022 – bicentenário da Independência – darei o primeiro grande salto: migrarei para a Assembleia Legislativa. Lá, pretendo fazer caravanas por todas as regiões do estado para, em plenárias, coletar mais propostas. Entre os estados, a Bahia estará na vanguarda da reforma da Bíblia.
Sendo assim, as mudanças nas Sagradas Escrituras só devem começar, mesmo, daqui a uns dez anos, quando me eleger deputado federal. Alguns podem julgar o prazo demasiado longo. Mas é coisa do processo legislativo, do debate de ideias. Descontando a roubalheira, nada é célere em Brasília. A demora tem um lado bom: não permitirei emendas oportunistas, coisa de quem só pensa no imediato. Não: a reforma será pensada nos mínimos detalhes. Modéstia à parte, é uma postura equilibrada, típica de quem tem perfil para liderar a frente parlamentar da reforma da Bíblia...
Finda essa tarefa, não pretendo seguir em Brasília: meu apego àquelas benesses do poder é nenhum. Isso se deve a mais uma ambição: reformar a Bíblia no âmbito da América do Sul, quiçá da América Latina. Pretendo, pois, entrar num desses parlamentos latinos aí. Claro que terei problemas, são diversos idiomas distintos, o esforço vai exigir gente altamente especializada. Mas acho que vale a pena.
Por fim, não temo nenhuma represália divina. Estou convencido da lisura dos meus propósitos. Pelo que soube, Deus disse: “ai de quem retirar um til da Bíblia”. Concordo, mas com uma ressalva: no aramaico, idioma original das Sagradas Escrituras, esse acento não existe. Logo, pelo jeito, pode se mexer à vontade. E, aqui, é possível contornar essa restrição: basta promover antes mais uma reforma ortográfica, abolindo esse famigerado til. O problema é que isso pode gerar mais atrasos na reforma da Bíblia...

       

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Parlamento não digere a democracia virtual

A tentativa do Congresso Nacional de cercear a liberdade de opinião através da Internet é ao mesmo tempo preocupante e alvissareira. Preocupante por motivos óbvios: trata-se de mais uma ingerência – ou tentativa – da classe política de cercear a liberdade de opinião que a Constituição de 1988 prevê e que, até recentemente, era exercida apenas pelos poucos “privilegiados” que tinham acesso aos meios de comunicação convencionais, como jornais impressos, emissoras de rádio e televisão. Por outro lado, é alvissareira por dois motivos: primeiro porque o acesso e o uso da Internet como meio de comunicação no Brasil vem se difundindo, alcançando dezenas de milhões de brasileiros que integram o universo de “incluídos digitais”. Segundo, porque a expansão já causa imensa preocupação na Câmara e no Senado, onde se tenta forjar amarras inúteis no longo prazo. Semana passada a ingerência e a incompreensão do que representa o fenômeno da Internet eram visíveis através das imagens da TV Senado:

Cultura e História no Mercado de Arte Popular

                                Um dos espaços mais relevantes da história da Feira de Santana é o chamado Mercado de Arte Popular , o MAP. Às vésperas de completar 100 anos – foi inaugurado formalmente em 27 de março de 1915 – o entreposto foi se tornando uma necessidade ainda no século XIX, mas só começou a sair do papel de fato em 1906, quando a Câmara Municipal aprovou o empréstimo de 100 contos de réis que deveria custear sua construção.   Atualmente, o MAP passa por mais uma reforma que, conforme previsão da prefeitura, deverá ser concluída nos próximos meses.                 Antes mesmo da proclamação da República, em 1889, já se discutia na Feira de Santana a necessidade de construção de um entreposto comercial que pudesse abrigar a afamada feira-livre que mobilizava comerciantes e consumidores da região. Isso na época em que não existia a figura do chefe do Executivo, quando as questões administrativas eram resolvidas e encaminhadas pela Câmara Municipal.           

“Um dia de domingo” na tarde de sábado

  Foi num final de tarde de sábado. Aquela escuridão azulada, típica do entardecer, já se irradiava pelo céu de nuvens acinzentadas. No Cruzeiro, as primeiras sombras envolviam as árvores esguias, o casario acanhado, os pedestres vivazes, os automóveis que avançavam pelas cercanias. No bar antigo – era escuro, piso áspero, paredes descoradas, mesas e cadeiras plásticas – a clientela espalhava-se pelas mesas, litrinhos e litrões esvaziando-se com regularidade. Foi quando o aparelho de som lançou a canção inesperada: “ ... Eu preciso te falar, Te encontrar de qualquer jeito Pra sentar e conversar, Depois andar de encontro ao vento”. Na mesa da calçada, um sujeito de camiseta regata e bermuda de surfista suspendeu a ruidosa conversa, esticou as pernas, sacudiu os pés enfiados numa sandália de dedo. Os olhos percorriam as árvores, a torre da igreja do outro lado da praça, os táxis estacionados. No que pensava? Difícil descobrir. Mas contraiu o rosto numa careta breve, uma express