Pular para o conteúdo principal

A Semana Santa contaminada pela política

               

A Semana Santa é um dos feriados mais valorizados pelo feirense. Em parte, essa importância se deve às sólidas tradições católicas que, ainda hoje, inspiram parcela significativa da população local. Mas isso apenas em parte: apesar dos ritos solenes, do respeito e da reverência à crucificação de Jesus Cristo, o período tem, também, suas celebrações profanas, sobretudo aquelas relacionadas à ceia, que é consumida na Sexta-Feira da Paixão, ápice da celebração católica.
                Noutros tempos, o período era revestido de rigor solene: durante toda a Quaresma, às quartas e sextas-feiras, comia-se apenas peixe; o pescado era obrigatório também entre a quarta e a sexta-feira santas. Nessa data, a propósito, os católicos mais engajados praticavam o jejum, como forma de penitência, ante os sofrimentos impostos a Jesus Cristo. O silêncio era outra característica comum à Semana Santa.
                Com o passar dos anos, no entanto, as tradições foram se flexibilizando e o jejum das sextas-feiras foi substituído por uma ceia robusta, que além do peixe tradicional, é acompanhada do caruru e do vatapá – pratos típicos da culinária afro-baiana – e de, em casos específicos, generosas doses de vinho. A data, que antes era objeto de silêncio e reflexão, migrou para uma celebração em torno de mesa farta.
                Assim, essa mudança de mentalidade se traduz, ao longo da semana, em significativo afluxo para o Centro de Abastecimento e para as feiras-livres, à procura dos condimentos necessários para os pratos tradicionais. O peixe, a castanha de caju, o quiabo, o azeite de dendê e, às vezes, até a cebola e o tomate sobem de preço, mesmo nas épocas de inflação moderada. Inúmeras reportagens apresentam a cotação dos preços desses produtos para zelosas donas-de-casa.
                
                 Ódio
               
               O dinheiro mais curto para os preparativos da ceia, os preços mais elevados dos produtos – que se somam à elevação das demais despesas domésticas – insistem em trazem para o orçamento familiar a crise econômica – e política – que ocupa o noticiário no Brasil desde meados de 2014 e que, neste 2016, vão ofuscar as celebrações católicas pela morte e ressureição de Jesus Cristo.
                Os sentimentos comuns à celebração cristã do período, a propósito, estão em baixa: nas ruas, na internet e nas redes sociais, nas filas, nas escolas, no trabalho e nas mesas de bar o que prevalece é o antagonismo temperado pelo ódio. E esse ódio gravita em torno de uma única questão: o impeachment ou não da presidente Dilma Rousseff (PT), reconduzida para o cargo, pela via eleitoral, em 2014.
                Ao longo da Quaresma, que noutros tempos era época de temperança, o ódio efervesceu a temperaturas inéditas no País. Uma camiseta vermelha ou uma bandeira brasileira são capazes de despertar instintos bárbaros, que provocam até mesmo o desejo de supressão física do antagonista. Exatamente como ocorria na primeira metade do século passado e que, pensavam muitos, constituía algo superado em nossa civilização.

                A mensagem de Jesus Cristo, que permeia o Evangelho, é a do amor ao próximo. No Brasil de hoje, no entanto, muita gente prefere aferrar-se ao Antigo Testamento e à sua retórica beligerante que, supostamente, foi superada pelos ensinamentos cristãos. Na Sexta-Feira Santa, degustando o peixe temperado pelo dendê, entre um gole e outro de vinho, devíamos perceber que o ódio não é bom conselheiro; e que aqueles que são movidos por ele jamais conseguiram constituir obra duradoura.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Parlamento não digere a democracia virtual

A tentativa do Congresso Nacional de cercear a liberdade de opinião através da Internet é ao mesmo tempo preocupante e alvissareira. Preocupante por motivos óbvios: trata-se de mais uma ingerência – ou tentativa – da classe política de cercear a liberdade de opinião que a Constituição de 1988 prevê e que, até recentemente, era exercida apenas pelos poucos “privilegiados” que tinham acesso aos meios de comunicação convencionais, como jornais impressos, emissoras de rádio e televisão. Por outro lado, é alvissareira por dois motivos: primeiro porque o acesso e o uso da Internet como meio de comunicação no Brasil vem se difundindo, alcançando dezenas de milhões de brasileiros que integram o universo de “incluídos digitais”. Segundo, porque a expansão já causa imensa preocupação na Câmara e no Senado, onde se tenta forjar amarras inúteis no longo prazo. Semana passada a ingerência e a incompreensão do que representa o fenômeno da Internet eram visíveis através das imagens da TV Senado:

Cultura e História no Mercado de Arte Popular

                                Um dos espaços mais relevantes da história da Feira de Santana é o chamado Mercado de Arte Popular , o MAP. Às vésperas de completar 100 anos – foi inaugurado formalmente em 27 de março de 1915 – o entreposto foi se tornando uma necessidade ainda no século XIX, mas só começou a sair do papel de fato em 1906, quando a Câmara Municipal aprovou o empréstimo de 100 contos de réis que deveria custear sua construção.   Atualmente, o MAP passa por mais uma reforma que, conforme previsão da prefeitura, deverá ser concluída nos próximos meses.                 Antes mesmo da proclamação da República, em 1889, já se discutia na Feira de Santana a necessidade de construção de um entreposto comercial que pudesse abrigar a afamada feira-livre que mobilizava comerciantes e consumidores da região. Isso na época em que não existia a figura do chefe do Executivo, quando as questões administrativas eram resolvidas e encaminhadas pela Câmara Municipal.           

“Um dia de domingo” na tarde de sábado

  Foi num final de tarde de sábado. Aquela escuridão azulada, típica do entardecer, já se irradiava pelo céu de nuvens acinzentadas. No Cruzeiro, as primeiras sombras envolviam as árvores esguias, o casario acanhado, os pedestres vivazes, os automóveis que avançavam pelas cercanias. No bar antigo – era escuro, piso áspero, paredes descoradas, mesas e cadeiras plásticas – a clientela espalhava-se pelas mesas, litrinhos e litrões esvaziando-se com regularidade. Foi quando o aparelho de som lançou a canção inesperada: “ ... Eu preciso te falar, Te encontrar de qualquer jeito Pra sentar e conversar, Depois andar de encontro ao vento”. Na mesa da calçada, um sujeito de camiseta regata e bermuda de surfista suspendeu a ruidosa conversa, esticou as pernas, sacudiu os pés enfiados numa sandália de dedo. Os olhos percorriam as árvores, a torre da igreja do outro lado da praça, os táxis estacionados. No que pensava? Difícil descobrir. Mas contraiu o rosto numa careta breve, uma express