Pular para o conteúdo principal

Feira perdeu, em média, 18 empregos por dia em 2015

          
         Há duas semanas o brasileiro tomou conhecimento do impacto da crise econômica sobre o estoque de empregos formais no País ano passado: 1,5 milhão de vagas a menos. Quase sempre, a divulgação do número nas emissoras de tevê foi acompanhada de matérias com desempregados que, à falta de alternativa melhor, aderiram ao universo dos biscateiros. E aí tome louvação à criatividade inata do brasileiro. Mas, com pirotecnia televisiva ou não, a informação dimensionou o impacto da crise econômica sobre os trabalhadores.
          Conforme analisamos com frequência ao longo de 2015, a crise eliminou milhares de empregos na Feira de Santana. Mas somente agora em janeiro o número exato foi divulgado pelo governo: precisos 6.595 postos formais a menos, num intervalo de 12 meses. Na média, são quase 550 empregos a menos por mês. Por dia, essa média atingiu 18,3.
Note-se que não se trata de números absolutos: é o saldo entre admissões e demissões. Em outras palavras, significa que, por dia, houve 18 demissões a mais que contratações na Feira de Santana. Em números absolutos, a situação é pior que na recessão da era Collor. E, talvez, seja também pior que a recessão legada pelos militares no estertor do regime, entre 1981 e 1983.
 O grande problema é que 2014 também já foi um ano desfavorável, porque no saldo extinguiram-se 914 postos. Dessa forma, são exatos 7.509 empregos a menos em apenas dois anos. E, pelo cenário traçado pelos economistas de inúmeras instituições – incluindo aí o Fundo Monetário Internacional -, 2016 tende a ser tão ruim quanto 2015, pelo menos em termos de retração no Produto Interno Bruto – PIB.

Recorde

Os cinco anos de Dilma Rousseff no poder não foram nada favoráveis ao mercado de trabalho formal na Feira de Santana. Nos três primeiros anos de mandato – entre 2011 e 2013 – foi tudo muito bem: 12.091 novos empregos gerados no intervalo. Média anual superior a quatro mil novos postos. Mas, nos dois últimos anos, conforme apontado acima, veio o baque e a desaceleração.
Na média, em cinco anos, o saldo foi positivo em meros 916 empregos por ano. Muito menos que o antecessor Lula no segundo mandato: 5,7 mil empregos adicionais ao ano, ou 22,9 mil no quadriênio 2007-2010. Foi esse desempenho que alavancou a eleição e, em grande medida, a reeleição de Dilma Rousseff à presidência da República, com o voto entusiasmado dos feirenses.
Em 2016, caso o enxugamento no número de vagas alcance precisamente 1.914 empregos, Dilma Rousseff terá alcançado uma proeza: o estoque de postos formais em sua gestão será zero no município. Noutras palavras, isso significa que o patamar terá regredido àquilo que seu antecessor Lula legou, em 2010: 107.162 empregos. Mais que estatística, é uma tragédia significativa.

Expectativa

O cenário observado em nível nacional aplica-se também à realidade feirense: o segmento que registrou maior retração no período foi, justamente, o da construção civil. Mais de 1,2 mil ajudantes de pedreiro e cerca de 800 pedreiros perderam o emprego ao longo de 2015. As perdas, todavia, não se limitaram a esses setores. Comerciários e profissionais de telemarketing também foram afetados, o que demonstra a irradiação da crise por diversos setores da economia.
A grande questão é que, à exceção das vozes oficiais – sempre otimistas acerca da retomada do crescimento – ninguém crê em recuperação até, pelo menos, meados de 2016. Ao contrário: o próprio FMI, mencionado acima, estima retração de 3,5% este ano e, na melhor das hipóteses, estagnação para 2017. As esperanças, portanto, estão sendo lançadas apenas para 2018.
O fantasma do desemprego, todavia, não chegou sozinho: veio acompanhado pelo espectro da inflação. Assim, além da escassez de empregos, há a carestia corroendo os salários dos felizardos que permanecem empregados. É dura a quadra que o Brasil vai atravessando. E, o que é pior, nada sinaliza melhora no médio prazo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Parlamento não digere a democracia virtual

A tentativa do Congresso Nacional de cercear a liberdade de opinião através da Internet é ao mesmo tempo preocupante e alvissareira. Preocupante por motivos óbvios: trata-se de mais uma ingerência – ou tentativa – da classe política de cercear a liberdade de opinião que a Constituição de 1988 prevê e que, até recentemente, era exercida apenas pelos poucos “privilegiados” que tinham acesso aos meios de comunicação convencionais, como jornais impressos, emissoras de rádio e televisão. Por outro lado, é alvissareira por dois motivos: primeiro porque o acesso e o uso da Internet como meio de comunicação no Brasil vem se difundindo, alcançando dezenas de milhões de brasileiros que integram o universo de “incluídos digitais”. Segundo, porque a expansão já causa imensa preocupação na Câmara e no Senado, onde se tenta forjar amarras inúteis no longo prazo. Semana passada a ingerência e a incompreensão do que representa o fenômeno da Internet eram visíveis através das imagens da TV Senado:

Cultura e História no Mercado de Arte Popular

                                Um dos espaços mais relevantes da história da Feira de Santana é o chamado Mercado de Arte Popular , o MAP. Às vésperas de completar 100 anos – foi inaugurado formalmente em 27 de março de 1915 – o entreposto foi se tornando uma necessidade ainda no século XIX, mas só começou a sair do papel de fato em 1906, quando a Câmara Municipal aprovou o empréstimo de 100 contos de réis que deveria custear sua construção.   Atualmente, o MAP passa por mais uma reforma que, conforme previsão da prefeitura, deverá ser concluída nos próximos meses.                 Antes mesmo da proclamação da República, em 1889, já se discutia na Feira de Santana a necessidade de construção de um entreposto comercial que pudesse abrigar a afamada feira-livre que mobilizava comerciantes e consumidores da região. Isso na época em que não existia a figura do chefe do Executivo, quando as questões administrativas eram resolvidas e encaminhadas pela Câmara Municipal.           

“Um dia de domingo” na tarde de sábado

  Foi num final de tarde de sábado. Aquela escuridão azulada, típica do entardecer, já se irradiava pelo céu de nuvens acinzentadas. No Cruzeiro, as primeiras sombras envolviam as árvores esguias, o casario acanhado, os pedestres vivazes, os automóveis que avançavam pelas cercanias. No bar antigo – era escuro, piso áspero, paredes descoradas, mesas e cadeiras plásticas – a clientela espalhava-se pelas mesas, litrinhos e litrões esvaziando-se com regularidade. Foi quando o aparelho de som lançou a canção inesperada: “ ... Eu preciso te falar, Te encontrar de qualquer jeito Pra sentar e conversar, Depois andar de encontro ao vento”. Na mesa da calçada, um sujeito de camiseta regata e bermuda de surfista suspendeu a ruidosa conversa, esticou as pernas, sacudiu os pés enfiados numa sandália de dedo. Os olhos percorriam as árvores, a torre da igreja do outro lado da praça, os táxis estacionados. No que pensava? Difícil descobrir. Mas contraiu o rosto numa careta breve, uma express