Pular para o conteúdo principal

Temas candentes para as eleições de 2016


Neste 2016 acontecem eleições para prefeito em todo o Brasil e, também, na Feira de Santana. Pelo que noticia a imprensa feirense, muitos nomes estão colocados – ou pré-colocados – no tabuleiro local. Alguns, mais afoitos, trombeteiam críticas ao atual prefeito, José Ronaldo de Carvalho (DEM), que inclusive pode alcançar um inédito quarto mandato, caso confirme o desejo de permanecer no posto até 2020. Outros, mais discretos, apegam-se a temas específicos em suas críticas, surfando no tema do momento no noticiário.
Normalmente, quase todos os pré-candidatos recuam depois que as conversas se intensificam. Para consumo externo, alegam a construção de consensos, o fortalecimento do grupo político ao qual se vinculam e outras desculpas do gênero. Normalmente, não é nada disso: lançam-se na expectativa de um negociação mais vantajosa lá adiante, traduzida na forma de cargos ou de apoio para candidaturas ao Legislativo.
Não é à toa que as últimas eleições municipais vem assumindo um caráter claramente plebiscitário: ao invés do magote de candidatos das primeiras disputas de meados dos anos 1980, evoluímos – ou involuímos – para disputas cada vez mais polarizadas, nas quais governo e oposição guerreiam em trincheiras próximas, sem claro verniz ideológico. Isso tanto em Brasília, quanto nos estados e nos municípios.
Em Feira de Santana o fenômeno é o mesmo. A última eleição mais plural na cidade vai completar 20 anos, exatamente neste 2016. Quantidade, não necessariamente, é sinônimo de qualidade; todavia, uma fauna mais variada enriquece as discussões e oferece aos eleitores um leque mais amplo de opções, como ocorreu em 1996. Na pior das hipóteses, abandona-se a toada monocórdia da polaridade.

Temas

Nos últimos anos, ficou evidente que a Feira de Santana acumula uma série de questões pendentes que exigem discussão e, sobretudo, solução. Uma delas, exaustivamente mencionada nos últimos anos, é o transporte público. O que já era ruim em 2012 – quando foi um dos principais temas da campanha – segue ruim, apesar de todas as promessas dos últimos anos. Para constatar, basta observar como os feirenses sofrem no dia-a-dia.
Outra questão amarga é a saúde pública: em 2014, o município galgou triste projeção no cenário nacional, destacando-se como a porta de entrada da Chikungunya no Brasil. Até técnicos do Ministério da Saúde aportaram por aqui, para investigar o problema, sobretudo no bairro George Américo. Depois, a Feira de Santana ainda se destacou com a epidemia do Zika vírus. Isso para não mergulhar na seara do péssimo atendimento habitualmente prestado à população.
O município também claudica em relação à Educação: em ranking divulgado pelo Ministério da Educação – com base em notas de estudantes do ensino fundamental – a Feira de Santana aparece em situação desconfortável, abaixo da meta estabelecida, distante dos primeiros colocados e bem longe de muitos municípios menores, que, por dedução, contam com menos recursos disponíveis para investir em educação.
É desejável que a já extensa lista de pré-candidatos se disponha a discutir esses temas – e os vários outros que estão colocados, mas que não foram aqui mencionados – caso estejam sinalizando para uma pretensão à vera de disputar a prefeitura. Caso não, é melhor silenciar que recorrer aos chavões surrados, às frases de efeito, à pirotecnia verbal que pouca contribuição traz para resolver os problemas dos feirenses.

O debate é oportuno sobretudo em função da severa crise econômica que abala o País e que, por isso mesmo, torna ainda mais fundamental estabelecer prioridades.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Parlamento não digere a democracia virtual

A tentativa do Congresso Nacional de cercear a liberdade de opinião através da Internet é ao mesmo tempo preocupante e alvissareira. Preocupante por motivos óbvios: trata-se de mais uma ingerência – ou tentativa – da classe política de cercear a liberdade de opinião que a Constituição de 1988 prevê e que, até recentemente, era exercida apenas pelos poucos “privilegiados” que tinham acesso aos meios de comunicação convencionais, como jornais impressos, emissoras de rádio e televisão. Por outro lado, é alvissareira por dois motivos: primeiro porque o acesso e o uso da Internet como meio de comunicação no Brasil vem se difundindo, alcançando dezenas de milhões de brasileiros que integram o universo de “incluídos digitais”. Segundo, porque a expansão já causa imensa preocupação na Câmara e no Senado, onde se tenta forjar amarras inúteis no longo prazo. Semana passada a ingerência e a incompreensão do que representa o fenômeno da Internet eram visíveis através das imagens da TV Senado:

Cultura e História no Mercado de Arte Popular

                                Um dos espaços mais relevantes da história da Feira de Santana é o chamado Mercado de Arte Popular , o MAP. Às vésperas de completar 100 anos – foi inaugurado formalmente em 27 de março de 1915 – o entreposto foi se tornando uma necessidade ainda no século XIX, mas só começou a sair do papel de fato em 1906, quando a Câmara Municipal aprovou o empréstimo de 100 contos de réis que deveria custear sua construção.   Atualmente, o MAP passa por mais uma reforma que, conforme previsão da prefeitura, deverá ser concluída nos próximos meses.                 Antes mesmo da proclamação da República, em 1889, já se discutia na Feira de Santana a necessidade de construção de um entreposto comercial que pudesse abrigar a afamada feira-livre que mobilizava comerciantes e consumidores da região. Isso na época em que não existia a figura do chefe do Executivo, quando as questões administrativas eram resolvidas e encaminhadas pela Câmara Municipal.           

“Um dia de domingo” na tarde de sábado

  Foi num final de tarde de sábado. Aquela escuridão azulada, típica do entardecer, já se irradiava pelo céu de nuvens acinzentadas. No Cruzeiro, as primeiras sombras envolviam as árvores esguias, o casario acanhado, os pedestres vivazes, os automóveis que avançavam pelas cercanias. No bar antigo – era escuro, piso áspero, paredes descoradas, mesas e cadeiras plásticas – a clientela espalhava-se pelas mesas, litrinhos e litrões esvaziando-se com regularidade. Foi quando o aparelho de som lançou a canção inesperada: “ ... Eu preciso te falar, Te encontrar de qualquer jeito Pra sentar e conversar, Depois andar de encontro ao vento”. Na mesa da calçada, um sujeito de camiseta regata e bermuda de surfista suspendeu a ruidosa conversa, esticou as pernas, sacudiu os pés enfiados numa sandália de dedo. Os olhos percorriam as árvores, a torre da igreja do outro lado da praça, os táxis estacionados. No que pensava? Difícil descobrir. Mas contraiu o rosto numa careta breve, uma express