Pular para o conteúdo principal

Números da religião na Feira de Santana




Religião sempre foi tema espinhoso. Tanto que circula por aí uma máxima popular que lista três temas-tabu acerca dos quais é bom evitar discussão: política, futebol e – como é previsível – religião. Paradoxalmente, eventuais polêmicas em torno dos dois primeiros temas são compreensíveis: no futebol, centenas de equipes disputam a simpatia dos torcedores, pulverizando preferências e, por esta razão, despertando apaixonadas e inconclusivas discussões. A política, por sua vez, segue uma regra tautológica: se há governo, logo, há oposição. Mesmo minúscula ou lipoaspirada pelos encantos dos cofres públicos. Sendo assim, há debate e divergência.
Na seara da religião, no entanto, diversidade é coisa recente no Brasil. É que, ao longo de séculos, a Igreja Católica exerceu monopólio quase exclusivo sobre corações e mentes daqueles que pleiteavam conexão com o divino. Logo, divergência era coisa isolada. Isso até aproximadamente meados do século XX, quando os brados exaltados dos pastores começaram a se sobrepor às pregações mansas dos padres católicos.
  Em Feira de Santana, por exemplo, o rebanho católico encolhe, apesar do crescimento da população. Em 1991 os católicos representavam 334 mil pessoas. Dez anos depois, eram 327 mil, para recuar para 318 mil em 2010. Ao longo dos mesmos 19 anos, a população feirense passou de 406 mil para 556 mil. Todos os números são de censos do IBGE.
No sentido oposto, os chamados evangélicos expandiram-se de maneira robusta: eram, no total, 27 mil em 1991; saltaram para pouco mais de 80 mil no censo seguinte, alcançando, por fim, 108 mil fieis no último levantamento, em 2010. Representam, portanto, cerca de um sexto da população. O total agrega os chamados pentecostais e as demais vertentes, que se pulverizam em dezenas – talvez centenas – de denominações diferentes.

Proliferação

Uma série de indícios sinalizava o crescimento dos evangélicos na Feira de Santana. O mais evidente é o surgimento de novos templos: em garagens, antigas borracharias, mercados de bairro falidos e até em instalações de bares e restaurantes, com frequência impressionante, surgem templos improvisados, sobretudo nos bairros periféricos. Alguns prosperam e, com reformas, ganham ar mais condizente com a sisudez religiosa; a maioria, porém, pouco frequentada, fecha em pouco tempo.
Outro indício foi o crescimento da chamada bancada evangélica, pejorativamente batizada de “bancada do dízimo”. Estão presentes em todos os parlamentos, com os mesmos discursos conservadores, a mesma disposição messiânica e – aqui ou ali – escorregam em escândalos de corrupção, já que a carne é fraca. Foi o caso, por exemplo, da Máfia dos Sanguessugas, que envolveu boa parte da bancada federal em 2006.
O esforço agressivo para promover conversões em massa, a propaganda baseada na banalização dos milagres e – sobretudo – o uso maciço da programação televisiva explicam parte do êxito. Porém, nem tudo na discussão religiosa é conversão. Há outras tendências em curso.

Sem religião

No Censo 1991 do IBGE, 31,4 mil feirenses declararam-se sem religião. Nove anos depois, em 2000, o número passou para pouco mais de 51 mil; No Censo 2010, novo salto: 68,3 mil pessoas afirmaram que não seguem nenhuma religião. Pelo visto, replica-se aqui fenômeno semelhante ao observado em relação à expansão evangélica: um grande salto no período 1991/2000 e um crescimento mais moderado no intervalo 2000/2010.
Os dados censitários atestam a estagnação da Igreja Católica, a ascensão dos chamados evangélicos e dos sem-religião. A comparação entre os dois censos, porém, mostra uma tendência à estabilização dos números, com o catolicismo ainda hegemônico e os evangélicos representando parcela expressiva da população.
Em suma, pode-se afirmar que hoje, de fato, existe maior diversidade religiosa. E essa diversidade empresta verdade à máxima popular indicada no início do texto. O que se espera é que a reconfiguração das opções religiosas da população não conduza à divisão e à intolerância. Ao logo de séculos, as disputas religiosas funcionaram como combustível para conflitos fraticidas. Exatamente o oposto daquilo que Jesus Cristo pregou...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Parlamento não digere a democracia virtual

A tentativa do Congresso Nacional de cercear a liberdade de opinião através da Internet é ao mesmo tempo preocupante e alvissareira. Preocupante por motivos óbvios: trata-se de mais uma ingerência – ou tentativa – da classe política de cercear a liberdade de opinião que a Constituição de 1988 prevê e que, até recentemente, era exercida apenas pelos poucos “privilegiados” que tinham acesso aos meios de comunicação convencionais, como jornais impressos, emissoras de rádio e televisão. Por outro lado, é alvissareira por dois motivos: primeiro porque o acesso e o uso da Internet como meio de comunicação no Brasil vem se difundindo, alcançando dezenas de milhões de brasileiros que integram o universo de “incluídos digitais”. Segundo, porque a expansão já causa imensa preocupação na Câmara e no Senado, onde se tenta forjar amarras inúteis no longo prazo. Semana passada a ingerência e a incompreensão do que representa o fenômeno da Internet eram visíveis através das imagens da TV Senado:

Cultura e História no Mercado de Arte Popular

                                Um dos espaços mais relevantes da história da Feira de Santana é o chamado Mercado de Arte Popular , o MAP. Às vésperas de completar 100 anos – foi inaugurado formalmente em 27 de março de 1915 – o entreposto foi se tornando uma necessidade ainda no século XIX, mas só começou a sair do papel de fato em 1906, quando a Câmara Municipal aprovou o empréstimo de 100 contos de réis que deveria custear sua construção.   Atualmente, o MAP passa por mais uma reforma que, conforme previsão da prefeitura, deverá ser concluída nos próximos meses.                 Antes mesmo da proclamação da República, em 1889, já se discutia na Feira de Santana a necessidade de construção de um entreposto comercial que pudesse abrigar a afamada feira-livre que mobilizava comerciantes e consumidores da região. Isso na época em que não existia a figura do chefe do Executivo, quando as questões administrativas eram resolvidas e encaminhadas pela Câmara Municipal.           

“Um dia de domingo” na tarde de sábado

  Foi num final de tarde de sábado. Aquela escuridão azulada, típica do entardecer, já se irradiava pelo céu de nuvens acinzentadas. No Cruzeiro, as primeiras sombras envolviam as árvores esguias, o casario acanhado, os pedestres vivazes, os automóveis que avançavam pelas cercanias. No bar antigo – era escuro, piso áspero, paredes descoradas, mesas e cadeiras plásticas – a clientela espalhava-se pelas mesas, litrinhos e litrões esvaziando-se com regularidade. Foi quando o aparelho de som lançou a canção inesperada: “ ... Eu preciso te falar, Te encontrar de qualquer jeito Pra sentar e conversar, Depois andar de encontro ao vento”. Na mesa da calçada, um sujeito de camiseta regata e bermuda de surfista suspendeu a ruidosa conversa, esticou as pernas, sacudiu os pés enfiados numa sandália de dedo. Os olhos percorriam as árvores, a torre da igreja do outro lado da praça, os táxis estacionados. No que pensava? Difícil descobrir. Mas contraiu o rosto numa careta breve, uma express