Pular para o conteúdo principal

Mercado de trabalho feirense estagnou em 2014



               
               
                Os números ainda não são conclusivos porque os dados referentes ao mês de dezembro ainda não estão disponíveis no site do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Mas que a geração de empregos formais na Feira de Santana está em queda não restam dúvidas: nos onze primeiros meses de 2014, o saldo líquido foi de apenas 577 novas vagas. Alguns, mais otimistas, dirão que, pelo menos, não houve saldo negativo no intervalo, o que não deixa de ser verdade. Mas, olhando em perspectiva, verifica-se uma tendência preocupante no médio prazo.
                Considerando os últimos oito anos, 2014 foi o ano com o menor número de empregos formais gerados. Nos anos mais agudos da crise internacional (2008 e 2009) os resultados foram, curiosamente, bem melhores: 4,8 mil e 6,6 mil novas vagas, respectivamente. Isso considerando o intervalo entre janeiro e novembro, para manter o padrão de comparação com 2014.
                Os melhores desempenhos foram observados em 2010 e 2012, com 8,7 mil e 7,2 mil empregos, respectivamente, também no mesmo intervalo. Os piores resultados foram observados em 2007 (3,4 mil empregos) e 2011 (2,8 mil novos postos). Ainda assim, superiores ao que se verificou nos primeiros onze meses do ano passado.
                Desde 2007 foram gerados 37,7 mil postos de trabalho na Feira de Santana, sempre considerando os primeiros 11 meses do ano. Nota-se, portanto, que a contribuição mais modesta aconteceu em 2014, conforme já mencionado. O que isso significa? Quais as perspectivas para os próximos meses? Fatores endógenos e exógenos ajudam na explicação.

                Fatores Externos

                Em termos exógenos, uma constatação é óbvia: no geral, a economia brasileira desacelerou em 2014. Está aí o pífio desempenho do Produto Interno Bruto (PIB) para atestar, inclusive, com um trimestre em recessão. Esse crescimento modesto da economia nos últimos 12 meses ajudou a conter a expansão de novos postos de trabalho no País.
                Para 2015, as perspectivas não são promissoras: fala-se em PIB igualmente ínfimo e diversos rumores já sinalizam para uma elevação futura na taxa de juros, o que fortalece as expectativas de crescimento econômico mais lento, já que elevação nos juros é sinônimo de retração nas expectativas de investimento.
Somando-se a isso, os cortes no orçamento anunciados pelos governos tornam o cenário ainda mais sombrio. Para piorar, anunciaram-se medidas voltadas para o aumento da arrecadação, o que também tende a resultar em mais retração no investimento. No front nacional, portanto, as notícias não são nada alvissareiras.

Fatores Internos

Na Feira de Santana – que, evidentemente, está exposta às intempéries nacionais indicadas acima – há problemas específicos que tendem a constranger a geração de novos postos de trabalho no médio prazo. É o caso, por exemplo, do refluxo natural nos investimentos em habitação, que viveu um boom expressivo nos últimos anos e que tende a se retrair, ao menos temporariamente.
É o caso, também, da baixa qualificação da mão-de-obra local. Enquanto existirem trabalhadores qualificados disponíveis, as empresas tendem a absorvê-los. A saturação desse recurso, por outro lado, tende a desencorajar novos investimentos, em função da baixa produtividade média da mão-de-obra remanescente. Esse fator já pode estar afetando o desempenho do mercado de trabalho feirense.
Diversos outros fatores tendem a influenciar nesse cenário: infraestrutura logística, incentivos à implantação de novas empresas, tributos municipais, etc. O fato, porém, é que em 2015 corre-se o risco, até mesmo, de haver retração no número de empregos formais no município, o que seria desastroso para a economia feirense. Resta seguir perscrutando o futuro, para verificar se a tendência se confirma.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Parlamento não digere a democracia virtual

A tentativa do Congresso Nacional de cercear a liberdade de opinião através da Internet é ao mesmo tempo preocupante e alvissareira. Preocupante por motivos óbvios: trata-se de mais uma ingerência – ou tentativa – da classe política de cercear a liberdade de opinião que a Constituição de 1988 prevê e que, até recentemente, era exercida apenas pelos poucos “privilegiados” que tinham acesso aos meios de comunicação convencionais, como jornais impressos, emissoras de rádio e televisão. Por outro lado, é alvissareira por dois motivos: primeiro porque o acesso e o uso da Internet como meio de comunicação no Brasil vem se difundindo, alcançando dezenas de milhões de brasileiros que integram o universo de “incluídos digitais”. Segundo, porque a expansão já causa imensa preocupação na Câmara e no Senado, onde se tenta forjar amarras inúteis no longo prazo. Semana passada a ingerência e a incompreensão do que representa o fenômeno da Internet eram visíveis através das imagens da TV Senado:

Cultura e História no Mercado de Arte Popular

                                Um dos espaços mais relevantes da história da Feira de Santana é o chamado Mercado de Arte Popular , o MAP. Às vésperas de completar 100 anos – foi inaugurado formalmente em 27 de março de 1915 – o entreposto foi se tornando uma necessidade ainda no século XIX, mas só começou a sair do papel de fato em 1906, quando a Câmara Municipal aprovou o empréstimo de 100 contos de réis que deveria custear sua construção.   Atualmente, o MAP passa por mais uma reforma que, conforme previsão da prefeitura, deverá ser concluída nos próximos meses.                 Antes mesmo da proclamação da República, em 1889, já se discutia na Feira de Santana a necessidade de construção de um entreposto comercial que pudesse abrigar a afamada feira-livre que mobilizava comerciantes e consumidores da região. Isso na época em que não existia a figura do chefe do Executivo, quando as questões administrativas eram resolvidas e encaminhadas pela Câmara Municipal.           

“Um dia de domingo” na tarde de sábado

  Foi num final de tarde de sábado. Aquela escuridão azulada, típica do entardecer, já se irradiava pelo céu de nuvens acinzentadas. No Cruzeiro, as primeiras sombras envolviam as árvores esguias, o casario acanhado, os pedestres vivazes, os automóveis que avançavam pelas cercanias. No bar antigo – era escuro, piso áspero, paredes descoradas, mesas e cadeiras plásticas – a clientela espalhava-se pelas mesas, litrinhos e litrões esvaziando-se com regularidade. Foi quando o aparelho de som lançou a canção inesperada: “ ... Eu preciso te falar, Te encontrar de qualquer jeito Pra sentar e conversar, Depois andar de encontro ao vento”. Na mesa da calçada, um sujeito de camiseta regata e bermuda de surfista suspendeu a ruidosa conversa, esticou as pernas, sacudiu os pés enfiados numa sandália de dedo. Os olhos percorriam as árvores, a torre da igreja do outro lado da praça, os táxis estacionados. No que pensava? Difícil descobrir. Mas contraiu o rosto numa careta breve, uma express