Pular para o conteúdo principal

Bolsa Família como política de Estado



              
             
O senador Aécio Neves, pré-candidato do PSDB à presidência da República, teve uma iniciativa muito feliz: apresentou a proposta de incorporar o Programa Bolsa Família (PBF) à Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS). O projeto tramita no Congresso Nacional, contando com pareceres favoráveis. Segundo justifica o senador mineiro, a ideia é tornar o Bolsa Família uma política de Estado e não de governo, como ainda é hoje. Esperto, antecipa-se a estratégia eleitoral petista de invariavelmente acusar os adversários de pretender extinguir o programa.
                 Ano que vem, quando soarem os tambores eleitorais, certamente Aécio Neves vai tentar capitalizar a iniciativa no horário eleitoral, o que é perfeitamente natural. Mas, com uso eleitoreiro ou não, a proposta é muito bem vinda. Os milhões de brasileiros que dependem dos recursos repassados pelo programa necessitam da certeza de que nenhuma marola partidária pode comprometer a continuidade do programa.
                Conforme palavras do próprio Aécio Neves, o Bolsa Família vai se tornar “política de Estado e não de governo”. Estará a salvo, portanto, das incertezas que rondam a política partidária. A decisão é para ser comemorada: controverso, o PBF foi torpedeado de maneira implacável nos seus primórdios.
                Lá por volta de 2006, nas eleições presidenciais, os beneficiários do programa foram fustigados com adjetivos impiedosos: preguiçosos, indolentes, acomodados e por aí vai. Até membros da Igreja Católica criticaram a iniciativa. A postura revela bem os sólidos resquícios escravocratas ainda vigentes no País. Com o passar dos anos, porém, os ânimos foram serenando e o PBF se afirmou a partir dos seus resultados. A iniciativa de Aécio Neves, senador de oposição, apenas referenda os êxitos do programa.
                Mais além
                Apesar do inegável sucesso, o Bolsa Família é uma política emergencial voltada para produzir efeitos no curto prazo. Mitiga a fome e atenua algumas necessidades essenciais, serve como estímulo para a manutenção de crianças e adolescentes na escola, mas é limitada quando se planejam soluções perenes para a emancipação sustentada dos indivíduos.
                Uma necessidade fundamental para isso – tão exaustivamente mencionada – é a melhoria na educação. Com qualificação adequada, os indivíduos reduzem as possibilidade de depender do apoio financeiro dos governos. A educação por si só, porém, não faz milagres: se a sociedade não oferecer oportunidades, os investimentos em educação vão se mostrar inócuos.
                O desenvolvimento do Brasil dependerá, cada vez mais, de políticas mais sólidas de redução das imensas desigualdades econômicas e sociais. Descontando os países em guerra, temos a pior distribuição de renda do planeta. O Bolsa Família ajudou a reduzir a imensa pobreza, mas os desafios não se esgotam por aí.
                Promessas
                Ano que vem, na campanha eleitoral, vão pulular promessas de um Brasil melhor nos próximos quatro anos. Para alguns brasileiros, porém, o País precisa melhorar mais: justamente para aqueles que vivem à margem dos frutos do progresso e que necessitam mais das políticas do Estado. É a necessidade de incluir os segmentos da população que pouco participam do banquete do progresso o maior desafio do próximo presidente.
                Talvez o gesto do senador Aécio Neves represente, simbolicamente, o final de um ciclo: o da inclusão no circuito do consumo de milhões de brasileiros que permaneciam à margem de direitos essenciais e da própria História. Capitaneado pelo PT, o processo ganha o status de política de Estado através do gesto de um senador do PSDB.
Mas, como já se apontou, a batalha não se encerra aí. Talvez tenhamos apenas evoluído de um estágio de barbárie camuflada para um ponto de partida que os países desenvolvidos – e diversos países em desenvolvimento – já alcançaram há muitas décadas: o de impedir que parcela significativa de sua população corra o risco de morrer de fome. Resta, agora, aguardar as promessas de quem se dispõe a conduzir os próximos passos...


                   

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Parlamento não digere a democracia virtual

A tentativa do Congresso Nacional de cercear a liberdade de opinião através da Internet é ao mesmo tempo preocupante e alvissareira. Preocupante por motivos óbvios: trata-se de mais uma ingerência – ou tentativa – da classe política de cercear a liberdade de opinião que a Constituição de 1988 prevê e que, até recentemente, era exercida apenas pelos poucos “privilegiados” que tinham acesso aos meios de comunicação convencionais, como jornais impressos, emissoras de rádio e televisão. Por outro lado, é alvissareira por dois motivos: primeiro porque o acesso e o uso da Internet como meio de comunicação no Brasil vem se difundindo, alcançando dezenas de milhões de brasileiros que integram o universo de “incluídos digitais”. Segundo, porque a expansão já causa imensa preocupação na Câmara e no Senado, onde se tenta forjar amarras inúteis no longo prazo. Semana passada a ingerência e a incompreensão do que representa o fenômeno da Internet eram visíveis através das imagens da TV Senado:

Cultura e História no Mercado de Arte Popular

                                Um dos espaços mais relevantes da história da Feira de Santana é o chamado Mercado de Arte Popular , o MAP. Às vésperas de completar 100 anos – foi inaugurado formalmente em 27 de março de 1915 – o entreposto foi se tornando uma necessidade ainda no século XIX, mas só começou a sair do papel de fato em 1906, quando a Câmara Municipal aprovou o empréstimo de 100 contos de réis que deveria custear sua construção.   Atualmente, o MAP passa por mais uma reforma que, conforme previsão da prefeitura, deverá ser concluída nos próximos meses.                 Antes mesmo da proclamação da República, em 1889, já se discutia na Feira de Santana a necessidade de construção de um entreposto comercial que pudesse abrigar a afamada feira-livre que mobilizava comerciantes e consumidores da região. Isso na época em que não existia a figura do chefe do Executivo, quando as questões administrativas eram resolvidas e encaminhadas pela Câmara Municipal.           

“Um dia de domingo” na tarde de sábado

  Foi num final de tarde de sábado. Aquela escuridão azulada, típica do entardecer, já se irradiava pelo céu de nuvens acinzentadas. No Cruzeiro, as primeiras sombras envolviam as árvores esguias, o casario acanhado, os pedestres vivazes, os automóveis que avançavam pelas cercanias. No bar antigo – era escuro, piso áspero, paredes descoradas, mesas e cadeiras plásticas – a clientela espalhava-se pelas mesas, litrinhos e litrões esvaziando-se com regularidade. Foi quando o aparelho de som lançou a canção inesperada: “ ... Eu preciso te falar, Te encontrar de qualquer jeito Pra sentar e conversar, Depois andar de encontro ao vento”. Na mesa da calçada, um sujeito de camiseta regata e bermuda de surfista suspendeu a ruidosa conversa, esticou as pernas, sacudiu os pés enfiados numa sandália de dedo. Os olhos percorriam as árvores, a torre da igreja do outro lado da praça, os táxis estacionados. No que pensava? Difícil descobrir. Mas contraiu o rosto numa careta breve, uma express