Pular para o conteúdo principal

Efeitos do salário-mínimo sobre a economia feirense

Depois de muita polêmica, foi enfim aprovado na semana passada o valor do novo salário-mínimo, fixado em R$ 545. Para além de toda as divergências decorrentes do percentual a ser aplicado, o mais importante foi o fato que, enfim, o Brasil começar a ter uma política consistente e previsível de reajuste, com vigência programada para pelo menos quatro anos. Mais do que uma sinalização de clareza em relação às contas públicas para o próximo quadriênio, a adoção da regra facilita a vida do trabalhador e permite aos empresários programar investimentos e projetar a contratação de mão-de-obra.
Nos estados e municípios mais ricos o salário-mínimo não constitui uma referência muito utilizada, já que normalmente se paga mais aos trabalhadores. Os trabalhadores mais qualificados, por sua vez, dispõem de renda mais elevada e não necessariamente utilizam o salário-mínimo como referência em negociações salariais.
O salário-mínimo, no entanto, constitui referência importante – e em muitos casos única – para aposentadorias e pensões, benefícios sociais, remunerações em prefeituras e estados mais pobres e, em algumas regiões, serve como referência para o pagamento dos serviços prestados por trabalhadores autônomos.
Na Feira de Santana o salário-mínimo é referência em muitos segmentos. No comércio – que emprega parcela expressiva da mão-de-obra local – o valor costuma ser empregado nas negociações salariais; muitas empresas prestadoras de serviços pagam o salário-mínimo para seus empregados; e muitos funcionários públicos têm rendimentos nessa faixa salarial.

Economia Feirense

Se o reajuste do salário-mínimo é a mais importante referência para trabalhadores e empregadores, os efeitos sobre a economia feirense são mais do que óbvios. Principalmente porque o município polariza o comércio e os serviços num entorno amplo, cuja maior parte dos trabalhadores situa-se na mesma faixa de renda em dezenas de municípios.
Assim, mesmo com as incertezas que cercam as previsões sobre o desempenho da economia no médio prazo – e, em muitos casos, até no curto prazo – as perspectivas para a economia feirense se desenham mais claras, com possibilidades de planejamento mais eficiente para os próximos anos, justamente em função dessa política que se desenha de forma mais transparente.
O certo é que os segmentos empresariais cuja clientela situa-se nessa faixa de remuneração serão beneficiados com a continuidade da política de valorização do salário-mínimo, que vem contribuindo para a redução das desigualdades sociais existentes no Brasil.

Possibilidades

Alguns setores já são visivelmente beneficiados, como o imobiliário, principalmente com o crescimento na venda de imóveis populares e o de veículos automotivos, com destaque para a venda de motocicletas. A chamada classe C, no entanto, também vem impulsionando os negócios nos setores de comércio e serviços, tendo acesso a produtos que antes não figuravam entre suas possibilidades.
A desenvoltura crescente da classe C sinaliza para um período de prosperidade para a Feira de Santana, habitada majoritariamente por pessoas nessa faixa de renda, mas que também tende a ser beneficiada pela presença de consumidores de outros municípios com poder aquisitivo similar.
A política de valorização do salário-mínimo implementada ao longo da última década é visível nas ruas e praças da Feira de Santana. No centro do município são observáveis engarrafamentos inéditos, o passo apressado dos transeuntes que tocam seus negócios e o movimento intenso nas lojas, mesmo nos meses distantes dos períodos festivos ou das tradicionais liquidações.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Parlamento não digere a democracia virtual

A tentativa do Congresso Nacional de cercear a liberdade de opinião através da Internet é ao mesmo tempo preocupante e alvissareira. Preocupante por motivos óbvios: trata-se de mais uma ingerência – ou tentativa – da classe política de cercear a liberdade de opinião que a Constituição de 1988 prevê e que, até recentemente, era exercida apenas pelos poucos “privilegiados” que tinham acesso aos meios de comunicação convencionais, como jornais impressos, emissoras de rádio e televisão. Por outro lado, é alvissareira por dois motivos: primeiro porque o acesso e o uso da Internet como meio de comunicação no Brasil vem se difundindo, alcançando dezenas de milhões de brasileiros que integram o universo de “incluídos digitais”. Segundo, porque a expansão já causa imensa preocupação na Câmara e no Senado, onde se tenta forjar amarras inúteis no longo prazo. Semana passada a ingerência e a incompreensão do que representa o fenômeno da Internet eram visíveis através das imagens da TV Senado:

Cultura e História no Mercado de Arte Popular

                                Um dos espaços mais relevantes da história da Feira de Santana é o chamado Mercado de Arte Popular , o MAP. Às vésperas de completar 100 anos – foi inaugurado formalmente em 27 de março de 1915 – o entreposto foi se tornando uma necessidade ainda no século XIX, mas só começou a sair do papel de fato em 1906, quando a Câmara Municipal aprovou o empréstimo de 100 contos de réis que deveria custear sua construção.   Atualmente, o MAP passa por mais uma reforma que, conforme previsão da prefeitura, deverá ser concluída nos próximos meses.                 Antes mesmo da proclamação da República, em 1889, já se discutia na Feira de Santana a necessidade de construção de um entreposto comercial que pudesse abrigar a afamada feira-livre que mobilizava comerciantes e consumidores da região. Isso na época em que não existia a figura do chefe do Executivo, quando as questões administrativas eram resolvidas e encaminhadas pela Câmara Municipal.           

“Um dia de domingo” na tarde de sábado

  Foi num final de tarde de sábado. Aquela escuridão azulada, típica do entardecer, já se irradiava pelo céu de nuvens acinzentadas. No Cruzeiro, as primeiras sombras envolviam as árvores esguias, o casario acanhado, os pedestres vivazes, os automóveis que avançavam pelas cercanias. No bar antigo – era escuro, piso áspero, paredes descoradas, mesas e cadeiras plásticas – a clientela espalhava-se pelas mesas, litrinhos e litrões esvaziando-se com regularidade. Foi quando o aparelho de som lançou a canção inesperada: “ ... Eu preciso te falar, Te encontrar de qualquer jeito Pra sentar e conversar, Depois andar de encontro ao vento”. Na mesa da calçada, um sujeito de camiseta regata e bermuda de surfista suspendeu a ruidosa conversa, esticou as pernas, sacudiu os pés enfiados numa sandália de dedo. Os olhos percorriam as árvores, a torre da igreja do outro lado da praça, os táxis estacionados. No que pensava? Difícil descobrir. Mas contraiu o rosto numa careta breve, uma express