Pular para o conteúdo principal

Verdades, meias-verdades e inverdades na Internet


           
   

            É chover no molhado afirmar que a Internet provocou uma revolução na vida das pessoas desde meados da década de 1990. Essa revolução, a propósito, permanece em curso, já que a rede virtual aprofunda e amplifica relações, que vão desde a prosaica aquisição e um produto qualquer – praticamente já se vende de tudo na Internet – até o início e consolidação de relacionamentos amorosos, passando pelo acesso cômodo e rápido a serviços diversos e até à banal busca por informações. Estatísticas que divulgam o tempo que as pessoas passam em frente ao computador ou a ampliação do acesso pelo conjunto da população reforçam as evidências.
            Muitos segmentos foram fortemente afetados pelo surgimento da rede. Entre eles está o jornalismo. Quando comecei na imprensa em 1995, os papeis ainda eram razoavelmente estanques: jornais impressos de um lado, emissoras de rádio do outro e as emissoras de tevê pairando, onipotentes, sobre o universo da comunicação. A Internet já havia surgido, mas poucos apostavam numa disseminação tão avassaladora num espaço tão curto de tempo.
            Hoje um único portal de Internet pode combinar as três formas de mídia sem embaraços. O conceito de meio de comunicação se subverteu e houve uma profunda diversificação, com a proliferação de blogs, sites e outros recursos de comunicação, como o twitter.
            É perfeitamente natural que o fenômeno provoque a febre que atrai incontáveis pessoas para a órbita da comunicação. E, como as recentes eleições provaram, a classe política mergulhou de forma voraz, produzindo e explorando notícias, torpedeando adversários e mobilizando seguidores engajados na produção de verdades, de meias-verdades e de inverdades.

            Influência

            Já é incontestável a influência que os políticos exercem sobre a produção e difusão de notícias na Internet. Um exemplo é o processo eleitoral: depois de apurados os resultados, muitos esquecerem que eleição agora só em 2012 e que o momento é de se voltar para os problemas que afligem o Brasil e a Bahia ou de dar continuidade àquilo que marcha de forma adequada.
Assim, nada de produzir notícia sobre o que é relevante para o público: afora os fuxicos sobre rateio ministerial, indicações para cargos públicos ou eleições para presidir parlamentos, nada se fala sobre o presente. A “bola da vez” são as eleições de 2012, antecipadas pelos derrotados em 2010 ou pelos que pretendem alçar vôos maiores no próximo ano.
Depois de conviver com um incômodo debate eleitoral que se arrastou por três meses, os brasileiros já são forçados a ouvir especulações sobre 2012, como se os projetos pessoais de “vossas excelências” fossem mais importantes que o dia-a-dia dos mortais comuns que vivem afastados dos círculos do poder. Ou como se esses dessem elevada importância aos fuxicos palacianos.

Expectativa

Muitos políticos – espertamente – lançam “factóides” para se conservar em evidência: é o “partido X” que debate a reestruturação visando ganhar a próxima eleição, é o “parlamentar Y” que anuncia com estardalhaço que pretende abandonar antigos parceiros de consórcio eleitoral e por aí vai. Com dois cliques o internauta é tragado pela torrente de notícias de relevância duvidosa.
Um das causas é a histórica relação entre profissionais da imprensa e determinados políticos ou grupos políticos. A outra razão é o custo elevado para se fazer jornalismo com qualidade: é muito mais cômodo e barato, por exemplo, acompanhar sessões legislativas ou os bastidores do Executivo que fazer reportagens mais consistentes, mas que envolvem custos elevados.
Eventuais restrições financeiras, no entanto, não são impedimento para o profissional da imprensa distinguir o que tem relevância daquilo que é fofoca ou “balão de ensaio” para assegurar sobrevida a políticos eleitoralmente cambaleantes. Infelizmente, as versões avidamente produzidas e divulgadas valem bem mais que verdades que se buscam com mais esforço.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Parlamento não digere a democracia virtual

A tentativa do Congresso Nacional de cercear a liberdade de opinião através da Internet é ao mesmo tempo preocupante e alvissareira. Preocupante por motivos óbvios: trata-se de mais uma ingerência – ou tentativa – da classe política de cercear a liberdade de opinião que a Constituição de 1988 prevê e que, até recentemente, era exercida apenas pelos poucos “privilegiados” que tinham acesso aos meios de comunicação convencionais, como jornais impressos, emissoras de rádio e televisão. Por outro lado, é alvissareira por dois motivos: primeiro porque o acesso e o uso da Internet como meio de comunicação no Brasil vem se difundindo, alcançando dezenas de milhões de brasileiros que integram o universo de “incluídos digitais”. Segundo, porque a expansão já causa imensa preocupação na Câmara e no Senado, onde se tenta forjar amarras inúteis no longo prazo. Semana passada a ingerência e a incompreensão do que representa o fenômeno da Internet eram visíveis através das imagens da TV Senado:

Cultura e História no Mercado de Arte Popular

                                Um dos espaços mais relevantes da história da Feira de Santana é o chamado Mercado de Arte Popular , o MAP. Às vésperas de completar 100 anos – foi inaugurado formalmente em 27 de março de 1915 – o entreposto foi se tornando uma necessidade ainda no século XIX, mas só começou a sair do papel de fato em 1906, quando a Câmara Municipal aprovou o empréstimo de 100 contos de réis que deveria custear sua construção.   Atualmente, o MAP passa por mais uma reforma que, conforme previsão da prefeitura, deverá ser concluída nos próximos meses.                 Antes mesmo da proclamação da República, em 1889, já se discutia na Feira de Santana a necessidade de construção de um entreposto comercial que pudesse abrigar a afamada feira-livre que mobilizava comerciantes e consumidores da região. Isso na época em que não existia a figura do chefe do Executivo, quando as questões administrativas eram resolvidas e encaminhadas pela Câmara Municipal.           

“Um dia de domingo” na tarde de sábado

  Foi num final de tarde de sábado. Aquela escuridão azulada, típica do entardecer, já se irradiava pelo céu de nuvens acinzentadas. No Cruzeiro, as primeiras sombras envolviam as árvores esguias, o casario acanhado, os pedestres vivazes, os automóveis que avançavam pelas cercanias. No bar antigo – era escuro, piso áspero, paredes descoradas, mesas e cadeiras plásticas – a clientela espalhava-se pelas mesas, litrinhos e litrões esvaziando-se com regularidade. Foi quando o aparelho de som lançou a canção inesperada: “ ... Eu preciso te falar, Te encontrar de qualquer jeito Pra sentar e conversar, Depois andar de encontro ao vento”. Na mesa da calçada, um sujeito de camiseta regata e bermuda de surfista suspendeu a ruidosa conversa, esticou as pernas, sacudiu os pés enfiados numa sandália de dedo. Os olhos percorriam as árvores, a torre da igreja do outro lado da praça, os táxis estacionados. No que pensava? Difícil descobrir. Mas contraiu o rosto numa careta breve, uma express