Pular para o conteúdo principal

Crime organizado mostra a cara na Bahia

Os ataques a módulos policiais e os incêndios de ônibus na periferia de Salvador mostram que o modus operandi do Primeiro Comando da Capital (PCC), facção criminosa paulista, começa a se disseminar Brasil afora e já chegou à Bahia. Embora longe das proporções assumidas pelos ataques realizados em São Paulo em maio de 2006, a ação audaciosa dos criminosos na capital baiana mostra organização, articulação e, aparentemente, comando unificado.
No Rio de Janeiro também são frequentes os incêndios de ônibus em pretensos protestos de supostos moradores de bairros pobres da periferia. Aliar-se às duas principais capitais brasileiras no quesito articulação do crime organizado não é nada confortável para Salvador. Pelo contrário, é algo extremamente preocupante.
Os criminosos vêm se organizando no Brasil há pelo menos três décadas. Começou com o Comando Vermelho nas prisões do Rio de Janeiro nos anos 1970, evoluiu com a estrutura semiempresarial do PCC em São Paulo na década passada e agora já mostra suas garras em diversas regiões do Brasil, inclusive na Bahia.
O fenômeno da estruturação do crime organizado no País tem basicamente duas causas: a ausência do Estado na oferta de educação, saúde e demais políticas de inclusão social, de um lado, e do outro a adoção de políticas de segurança pública equivocadas. Como fermento, a corrupção, a morosidade da justiça e o envolvimento cada vez mais íntimo de criminosos com o poder político e com políticos criminosos.
Perspectivas
Todavia, embora as previsões apocalípticas sejam comuns em momentos como esse, a situação mostra um fato incontestável e que deve ser trabalhado: o crime só se organiza onde o Estado é desorganizado. Trocando em miúdos, a maioria dos deserdados só migra para a delinquência quando todas as outras portas se fecharam. E cabe justamente ao Estado manter as portas abertas.
No caso da Bahia, a violência desenfreada da última década veio acompanhada – perigosamente – da crescente organização dos criminosos. Em grande medida o tráfico de drogas é o suporte para outros tipos de delitos. Afinal, são seus representantes que contam com organização, armas, influência na política, na polícia, na justiça e – sobretudo – com fluxos monetários constantes e crescentes para financiar ações criminosas.
Lidar com o crime organizado implica em lidar com organizações. É óbvio, mas não é o que se executa hoje em termos de segurança pública. A inteligência, a prevenção e as ações estruturadas são, corriqueiramente, substituídas por incursões pontuais onde se distribuem bofetadas e tiros nos que integram o “chão da fábrica” do crime organizado. Os barões do pó permanecem intocados em suas mansões.
Ações
Dirá o leitor, com razão, que as constatações acima são óbvias e que o mais difícil é conseguir combater o crime organizado com eficiência. E está certo. Com um pouco de bom senso vamos construindo interpretações que não são exclusividade de privilegiados intelectualmente, mas de todos os que se dedicam a observar o dia-a-dia com um pouco mais de atenção.
Contudo, a semana começou na Bahia com uma inegável demonstração de força e organização dos criminosos que atuam nas fronteiras do estado. Colocado na defensiva, cabe ao Estado reagir e exibir os resultados dessa reação à sociedade, acuando os delinquentes que se organizam em poderosas quadrilhas que tornam os baianos mais pobres, residentes na periferia, reféns da criminalidade.
Aos políticos, além da ação, cabe a obrigação da sensatez e da maturidade a partir daqui. Os baianos sabem o pouco que se faz e o muito que se deixou de fazer pela segurança pública. E os resultados estão aí, pelas ruas, tocando fogo em ônibus, amedrontando a população e tornando os próprios policiais alvos de disparos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Parlamento não digere a democracia virtual

A tentativa do Congresso Nacional de cercear a liberdade de opinião através da Internet é ao mesmo tempo preocupante e alvissareira. Preocupante por motivos óbvios: trata-se de mais uma ingerência – ou tentativa – da classe política de cercear a liberdade de opinião que a Constituição de 1988 prevê e que, até recentemente, era exercida apenas pelos poucos “privilegiados” que tinham acesso aos meios de comunicação convencionais, como jornais impressos, emissoras de rádio e televisão. Por outro lado, é alvissareira por dois motivos: primeiro porque o acesso e o uso da Internet como meio de comunicação no Brasil vem se difundindo, alcançando dezenas de milhões de brasileiros que integram o universo de “incluídos digitais”. Segundo, porque a expansão já causa imensa preocupação na Câmara e no Senado, onde se tenta forjar amarras inúteis no longo prazo. Semana passada a ingerência e a incompreensão do que representa o fenômeno da Internet eram visíveis através das imagens da TV Senado:

Cultura e História no Mercado de Arte Popular

                                Um dos espaços mais relevantes da história da Feira de Santana é o chamado Mercado de Arte Popular , o MAP. Às vésperas de completar 100 anos – foi inaugurado formalmente em 27 de março de 1915 – o entreposto foi se tornando uma necessidade ainda no século XIX, mas só começou a sair do papel de fato em 1906, quando a Câmara Municipal aprovou o empréstimo de 100 contos de réis que deveria custear sua construção.   Atualmente, o MAP passa por mais uma reforma que, conforme previsão da prefeitura, deverá ser concluída nos próximos meses.                 Antes mesmo da proclamação da República, em 1889, já se discutia na Feira de Santana a necessidade de construção de um entreposto comercial que pudesse abrigar a afamada feira-livre que mobilizava comerciantes e consumidores da região. Isso na época em que não existia a figura do chefe do Executivo, quando as questões administrativas eram resolvidas e encaminhadas pela Câmara Municipal.           

“Um dia de domingo” na tarde de sábado

  Foi num final de tarde de sábado. Aquela escuridão azulada, típica do entardecer, já se irradiava pelo céu de nuvens acinzentadas. No Cruzeiro, as primeiras sombras envolviam as árvores esguias, o casario acanhado, os pedestres vivazes, os automóveis que avançavam pelas cercanias. No bar antigo – era escuro, piso áspero, paredes descoradas, mesas e cadeiras plásticas – a clientela espalhava-se pelas mesas, litrinhos e litrões esvaziando-se com regularidade. Foi quando o aparelho de som lançou a canção inesperada: “ ... Eu preciso te falar, Te encontrar de qualquer jeito Pra sentar e conversar, Depois andar de encontro ao vento”. Na mesa da calçada, um sujeito de camiseta regata e bermuda de surfista suspendeu a ruidosa conversa, esticou as pernas, sacudiu os pés enfiados numa sandália de dedo. Os olhos percorriam as árvores, a torre da igreja do outro lado da praça, os táxis estacionados. No que pensava? Difícil descobrir. Mas contraiu o rosto numa careta breve, uma express