Pular para o conteúdo principal

O BRT como panaceia para o caos no transporte público



               
    Parece que a atual gestão municipal da Feira de Santana aposta todas as suas fichas na implantação do chamado BRT (Bus Rapid Transit) na cidade, num futuro ainda impreciso. Afinal, só isso para justificar o quadro caótico em que se encontra o transporte coletivo no município. Tarifa cara, veículos velhos que quebram com muita frequência ou que, simplesmente, pegam fogo e longas esperas nos pontos integram a rotina do feirense há muitos anos. Mas, ultimamente, a situação aproxima-se dos limites do insustentável. Não é à toa que o transporte clandestino encontra tanta demanda.
                O noticiário sobre o BRT deixa transparecer que, quando implantado, o sistema vai solucionar todos os problemas de mobilidade no município. Esse entusiasmo deve ser visto pela população com cautela: diversas grandes cidades brasileiras e de outros países apostaram no sistema, adotando-o ao longo dos últimos anos, com variáveis graus de sucesso.
                Pelo que se noticia, serão implantados dois corredores exclusivos nas avenidas Getúlio Vargas e João Durval Carneiro. Neles, os veículos circularão em faixas exclusivas, especialmente construídas, reduzindo o tempo médio de deslocamento do usuário. Essa é a versão divulgada, no momento, a segmentos diversos, com tons dourados.
                O todo-poderoso lobby das empresas de ônibus, porém, omite uma série de problemas que esse sistema já apresenta nas cidades onde foi  implantado. O primeiro – e principal – aspecto a ser desmistificado é que não existe solução mágica: todos os formatos implicam em custos e acarretam problemas com diversos níveis de complexidade.
                Quando o BRT foi implantado em Curitiba a imprensa nacional tratou de cobrir a experiência de elogios. A capital paranaense tornou-se paradigma de sucesso em questão de mobilidade urbana. Nos anos seguintes, porém, os problemas foram surgindo – a exemplo da superlotação – mas não ganharam o mesmo espaço na mídia. Outras experiências, consideradas altamente exitosas, também povoam o imaginário jornalístico. É o caso de Bogotá.
                Bogotá
                Há duas semanas tive a oportunidade de conhecer a capital colombiana. E não perdi a chance de, exaustivamente, utilizar o BRT, rebatizado na capital andina de TransMilenio. Uma virtude inicial é inegável: o veículo circula livremente pelas faixas exclusivas, retardando-se apenas nos semáforos. É inquestionável o avanço em termos de elevação da velocidade média, o que favorece o usuário.
                Há, contudo, problemas que nem sempre ganham espaço na imprensa: um deles é a superlotação. Nos horários de pico e mesmo fora dele é difícil viajar sentado. Muitos passageiros são forçados a verdadeiros malabarismos para se equilibrar nos veículos, sobretudo no início da manhã e no final da tarde.
                Integração só existe dentro das estações: caso seja forçado a deixar o equipamento, o usuário tem que pagar nova passagem. O valor, inclusive, não varia: nos sábados, domingos ou feriados,  paga-se a mesma tarifa. Nesses dias, a propósito, a frota é dramaticamente reduzida, forçando o usuário a longas esperas. Exatamente como acontece onde não existe BRT.
                Note-se, adicionalmente, que o BRT foi implantado em grandes avenidas – as carreras e calles mais importantes – mantendo à parte grande parte de Bogotá. Nas regiões da cidade não cobertas pelo serviço, a qualidade do transporte público é bastante pior que em grande parte das capitais brasileiras. Verdadeiras “chaleiras” transportam passageiros numa locomoção cara e arriscada.
                Evidentemente, não se pretende esgotar num texto simples o debate sobre o polêmico BRT. Mas se deseja advertir que, nas propagandas e nos discursos, a realidade é sempre muito mais doce e rósea que a vida verdadeira. Caso o sistema efetivamente saia do papel na Feira de Santana, impactos significativos serão gerados sobre a vida da população, o que naturalmente exige discussões mais aprofundadas...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Parlamento não digere a democracia virtual

A tentativa do Congresso Nacional de cercear a liberdade de opinião através da Internet é ao mesmo tempo preocupante e alvissareira. Preocupante por motivos óbvios: trata-se de mais uma ingerência – ou tentativa – da classe política de cercear a liberdade de opinião que a Constituição de 1988 prevê e que, até recentemente, era exercida apenas pelos poucos “privilegiados” que tinham acesso aos meios de comunicação convencionais, como jornais impressos, emissoras de rádio e televisão. Por outro lado, é alvissareira por dois motivos: primeiro porque o acesso e o uso da Internet como meio de comunicação no Brasil vem se difundindo, alcançando dezenas de milhões de brasileiros que integram o universo de “incluídos digitais”. Segundo, porque a expansão já causa imensa preocupação na Câmara e no Senado, onde se tenta forjar amarras inúteis no longo prazo. Semana passada a ingerência e a incompreensão do que representa o fenômeno da Internet eram visíveis através das imagens da TV Senado:

Cultura e História no Mercado de Arte Popular

                                Um dos espaços mais relevantes da história da Feira de Santana é o chamado Mercado de Arte Popular , o MAP. Às vésperas de completar 100 anos – foi inaugurado formalmente em 27 de março de 1915 – o entreposto foi se tornando uma necessidade ainda no século XIX, mas só começou a sair do papel de fato em 1906, quando a Câmara Municipal aprovou o empréstimo de 100 contos de réis que deveria custear sua construção.   Atualmente, o MAP passa por mais uma reforma que, conforme previsão da prefeitura, deverá ser concluída nos próximos meses.                 Antes mesmo da proclamação da República, em 1889, já se discutia na Feira de Santana a necessidade de construção de um entreposto comercial que pudesse abrigar a afamada feira-livre que mobilizava comerciantes e consumidores da região. Isso na época em que não existia a figura do chefe do Executivo, quando as questões administrativas eram resolvidas e encaminhadas pela Câmara Municipal.           

“Um dia de domingo” na tarde de sábado

  Foi num final de tarde de sábado. Aquela escuridão azulada, típica do entardecer, já se irradiava pelo céu de nuvens acinzentadas. No Cruzeiro, as primeiras sombras envolviam as árvores esguias, o casario acanhado, os pedestres vivazes, os automóveis que avançavam pelas cercanias. No bar antigo – era escuro, piso áspero, paredes descoradas, mesas e cadeiras plásticas – a clientela espalhava-se pelas mesas, litrinhos e litrões esvaziando-se com regularidade. Foi quando o aparelho de som lançou a canção inesperada: “ ... Eu preciso te falar, Te encontrar de qualquer jeito Pra sentar e conversar, Depois andar de encontro ao vento”. Na mesa da calçada, um sujeito de camiseta regata e bermuda de surfista suspendeu a ruidosa conversa, esticou as pernas, sacudiu os pés enfiados numa sandália de dedo. Os olhos percorriam as árvores, a torre da igreja do outro lado da praça, os táxis estacionados. No que pensava? Difícil descobrir. Mas contraiu o rosto numa careta breve, uma express