Pular para o conteúdo principal

Inferências sobre o Mercado de Trabalho (III)



               
                 A bola ainda não rolou para a disputa da Copa do Mundo de 2014 e o som alegre das sanfonas juninas pouco ressoa pelo Nordeste, mas alguns dos principais temas da campanha eleitoral – que só  começa mesmo pra valer em julho – já estão na rua. Por um lado, a antecipação do debate pode provocar paralisia nas gestões em curso, comprometendo o desempenho dos governantes de plantão. Mas, por outro, permite que se conheça com razoável antecedência o que pensem os pré-candidatos, particularmente aqueles que almejam a presidência da República.
                Um tema que deveria despertar a atenção da maioria do eleitorado é a política de reajustes do salário-mínimo. Nos últimos anos, pela primeira vez, se adotou uma proposta clara de majoração: soma-se o percentual da inflação (que nada mais é que a reposição das perdas) com o percentual do crescimento do PIB de dois anos antes, alcançando-se o índice de reajuste.
                Essa política vigorou entre 2011 e 2014. Além de transparentes, as regras adotadas beneficiaram claramente o trabalhador que recebe o salário-mínimo e que, desde sempre, nunca usufruía dos benefícios do crescimento econômico. Com a eleição presidencial de 2014, o próximo mandatário é quem vai definir que critérios serão adotados para os reajustes, o que significa que as coisas podem mudar.
                Economistas ligados ao PSDB aproveitaram o vácuo e já lançaram suas opiniões: para eles, o valor do salário-mínimo se elevou muito nos últimos anos. É chegado o momento, portanto,  de frear esse crescimento e compatibilizá-lo com a expansão da produtividade do trabalhador. São observações muito convergentes com o que praticava o PSDB em meados da década de 1990, quando governava o Brasil.
                Antecipação
                Aécio Neves, pré-candidato do próprio PSDB, no entanto, se antecipou ao desgaste: decidiu elaborar um projeto de lei propondo a replicação da mesma política atual até 2019, quando se encerra o mandato do próximo presidente da República. Eduardo Campos (PSB), por sua vez, também já assegurou que pretende reajustar o mínimo acima da taxa de inflação anual.
                Por enquanto, o PT conserva o trunfo de primeiro implementar a política que os principais adversários pretendem manter. É o que se desenha com a fórmula de elevação do salário-mínimo e, também, com o Bolsa Família. Mas vale lembrar: em 2002 aconteceu o mesmo, com o PT se comprometendo a manter a estabilidade monetária alcançada na era tucana de Fernando Henrique Cardoso.
                Aparentemente, portanto, os reajustes do salário-mínimo devem permanecer acima da inflação. A medida é salutar não apenas para os próprios trabalhadores, mas sobretudo para as regiões mais pobres do País, onde o mínimo constitui a tônica do mercado de trabalho e das políticas de transferência de renda.
                Feira de Santana
                O salário-mínimo é fundamental para a economia da Feira de Santana também. Boa parte dos trabalhadores locais é remunerada dessa forma: 52,9% da força de trabalho feirense (estimada em 292,2 mil pessoas em 2010) recebiam até um salário-mínimo. Além disso, a presença constante de beneficiários de programas de transferência de renda no comércio feirense, oriundos de municípios vizinhos, reforça essa relevância.
                A elevação do poder de compra de quem recebe o salário-mínimo aquece a economia e induz a geração de mais postos de trabalho, o que repercute na redução das taxas de desemprego. Em suma, constitui um ciclo virtuoso que, na última década, contribuiu para a redução da pobreza e da miséria no País e também na Feira de Santana.
                Caso, nos próximos anos, a política de reajuste adotada pelo próximo presidente da República seja menos favorável a esses trabalhadores, o município vai sofrer impacto direto, com redução no ritmo do comércio e do setor de serviços. Eis porque é particularmente relevante discutir o tema na Feira de Santana...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Parlamento não digere a democracia virtual

A tentativa do Congresso Nacional de cercear a liberdade de opinião através da Internet é ao mesmo tempo preocupante e alvissareira. Preocupante por motivos óbvios: trata-se de mais uma ingerência – ou tentativa – da classe política de cercear a liberdade de opinião que a Constituição de 1988 prevê e que, até recentemente, era exercida apenas pelos poucos “privilegiados” que tinham acesso aos meios de comunicação convencionais, como jornais impressos, emissoras de rádio e televisão. Por outro lado, é alvissareira por dois motivos: primeiro porque o acesso e o uso da Internet como meio de comunicação no Brasil vem se difundindo, alcançando dezenas de milhões de brasileiros que integram o universo de “incluídos digitais”. Segundo, porque a expansão já causa imensa preocupação na Câmara e no Senado, onde se tenta forjar amarras inúteis no longo prazo. Semana passada a ingerência e a incompreensão do que representa o fenômeno da Internet eram visíveis através das imagens da TV Senado:

Cultura e História no Mercado de Arte Popular

                                Um dos espaços mais relevantes da história da Feira de Santana é o chamado Mercado de Arte Popular , o MAP. Às vésperas de completar 100 anos – foi inaugurado formalmente em 27 de março de 1915 – o entreposto foi se tornando uma necessidade ainda no século XIX, mas só começou a sair do papel de fato em 1906, quando a Câmara Municipal aprovou o empréstimo de 100 contos de réis que deveria custear sua construção.   Atualmente, o MAP passa por mais uma reforma que, conforme previsão da prefeitura, deverá ser concluída nos próximos meses.                 Antes mesmo da proclamação da República, em 1889, já se discutia na Feira de Santana a necessidade de construção de um entreposto comercial que pudesse abrigar a afamada feira-livre que mobilizava comerciantes e consumidores da região. Isso na época em que não existia a figura do chefe do Executivo, quando as questões administrativas eram resolvidas e encaminhadas pela Câmara Municipal.           

“Um dia de domingo” na tarde de sábado

  Foi num final de tarde de sábado. Aquela escuridão azulada, típica do entardecer, já se irradiava pelo céu de nuvens acinzentadas. No Cruzeiro, as primeiras sombras envolviam as árvores esguias, o casario acanhado, os pedestres vivazes, os automóveis que avançavam pelas cercanias. No bar antigo – era escuro, piso áspero, paredes descoradas, mesas e cadeiras plásticas – a clientela espalhava-se pelas mesas, litrinhos e litrões esvaziando-se com regularidade. Foi quando o aparelho de som lançou a canção inesperada: “ ... Eu preciso te falar, Te encontrar de qualquer jeito Pra sentar e conversar, Depois andar de encontro ao vento”. Na mesa da calçada, um sujeito de camiseta regata e bermuda de surfista suspendeu a ruidosa conversa, esticou as pernas, sacudiu os pés enfiados numa sandália de dedo. Os olhos percorriam as árvores, a torre da igreja do outro lado da praça, os táxis estacionados. No que pensava? Difícil descobrir. Mas contraiu o rosto numa careta breve, uma express