Pular para o conteúdo principal

A busca pelas ovelhas perdidas

 
    Ao contrário do que muita gente imagina, o número de pessoas que se “convertem” às chamadas igrejas evangélicas desacelerou ao longo da última década no Brasil. Entre 2003 e 2009, por exemplo, algumas denominações religiosas declinaram em quantidade de fieis, apesar de todo o estardalhaço que se faz pelas ruas, nos locais de trabalho e – sobretudo – nas emissoras de rádio e televisão. Os chamados evangélicos – ou “cristãos” na terminologia fundamentalista que alguns adotam para excluir todos os que não “oram” na mesma cartilha – praticamente estagnaram em cerca de 25 milhões de pessoas. Os dados são do IBGE.
            O fenômeno mais curioso, além da estagnação relativa, é o caráter “antropofágico” da expansão de algumas organizações: crescem às custas dos rebanhos de outras que, por sua vez, reforçam o aprisco com simpatizantes de uma terceira igreja que vai acabar precisando elevar os louvores ao Senhor se não quiser, ela mesma, ver minguar o sacrossanto dízimo.
            A relativa escassez de dizimistas acirra a competição e força a adoção de estratégias que não se diferenciam muito da feroz concorrência capitalista que alguns condenam ao fogo do inferno. Até a ciência pagã se incorpora ao leque de estratégias: não faltam diligentes pastores, bispos, diáconos – ou outras denominações arrebatadas da Igreja Católica – queimando as pestanas em cursos de psicanálise por correspondência, tentando entender e dominar a mente do fiel.
            Curioso, no entanto, é o exercício desse cristianismo à brasileira: 5,4 milhões de pessoas declaram-se evangélicas, mas não se vinculam a nenhuma igreja (crescimento de 329% em relação a 2003). Esse fenômeno não deixa de indicar que as pessoas estão mais preocupadas em viver a própria espiritualidade do que se vincular a algum credo e enfrentar externalidades como a fúria fundamentalista ou os incessantes apelos pelo dízimo, ou, mais simplesmente, os gritos histéricos ou o canto desafinado nalgum culto.

            “Milagres”

            O crescimento modesto do número de fieis – os que se declaram sem religião no Brasil cresceram 42% desde 2003 – contrasta com um processo avassalador: a expansão dos programas religiosos na televisão aberta. Em alguns momentos, chega a ser sufocante o infindável suceder de programas que exaltam Jesus e cobram o dízimo, não necessariamente nessa ordem.
            A escassez de fieis impõe a adoção de estratégias mais agressivas para amealhar seguidores. Já vi surdo-mudo curado, mas falando fanho (o que demonstra que o “milagre” não foi completo), vi curados do vício do crack (algo até banal) e incontáveis empresários que prosperaram, ficando ricos. No conjunto, nem Jesus Cristo fez tanto.
            Os discursos tornaram-se tão sofisticados que se segmentam por classe: pro pobre, tem o discurso da prosperidade; pra quem é classe média, o discurso da superação das dificuldades materiais e dos problemas familiares; pro rico, foi feito sob encomenda o discurso de uma vida com bens materiais, mas vazia sem Jesus no coração.

            Joio e trigo

            É claro que nem todas as denominações – algumas são igrejas de fato e não meramente seitas – avançam despudoradamente sobre a algibeira do fiel. Mas boa parte do discurso sobre o avanço “cristão” esconde interesses menos elevados: ânsia pela fortuna fácil, poder e influência política ou até mesmo o radicalismo de quem se dedica a uma leitura literal e pouco reflexiva sobre a Bíblia. Há quem pregue de olho no título eleitoral do fiel.
            A partir da metade da década passada, o Brasil passou a viver um período de crescimento econômico que não experimentava há uns 25 anos. Era óbvio que, quando o país superasse os problemas econômicos que o afligiam, a corrida aos templos perderia fôlego. É o que acontece hoje, replicando algo que se verifica em outras partes do mundo.
            Dias atrás vi um pastor anunciando que a comunidade evangélica no Brasil alcança “40 ou 50 milhões de pessoas, quiçá 60 milhões”. Os dados divulgados pelo IBGE desmentem a estimativa, que deve figurar no mesmo anedotário dos milhares de “milagres” que se sucedem, todos os dias, em algum canto do país...
                       

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Parlamento não digere a democracia virtual

A tentativa do Congresso Nacional de cercear a liberdade de opinião através da Internet é ao mesmo tempo preocupante e alvissareira. Preocupante por motivos óbvios: trata-se de mais uma ingerência – ou tentativa – da classe política de cercear a liberdade de opinião que a Constituição de 1988 prevê e que, até recentemente, era exercida apenas pelos poucos “privilegiados” que tinham acesso aos meios de comunicação convencionais, como jornais impressos, emissoras de rádio e televisão. Por outro lado, é alvissareira por dois motivos: primeiro porque o acesso e o uso da Internet como meio de comunicação no Brasil vem se difundindo, alcançando dezenas de milhões de brasileiros que integram o universo de “incluídos digitais”. Segundo, porque a expansão já causa imensa preocupação na Câmara e no Senado, onde se tenta forjar amarras inúteis no longo prazo. Semana passada a ingerência e a incompreensão do que representa o fenômeno da Internet eram visíveis através das imagens da TV Senado:

Cultura e História no Mercado de Arte Popular

                                Um dos espaços mais relevantes da história da Feira de Santana é o chamado Mercado de Arte Popular , o MAP. Às vésperas de completar 100 anos – foi inaugurado formalmente em 27 de março de 1915 – o entreposto foi se tornando uma necessidade ainda no século XIX, mas só começou a sair do papel de fato em 1906, quando a Câmara Municipal aprovou o empréstimo de 100 contos de réis que deveria custear sua construção.   Atualmente, o MAP passa por mais uma reforma que, conforme previsão da prefeitura, deverá ser concluída nos próximos meses.                 Antes mesmo da proclamação da República, em 1889, já se discutia na Feira de Santana a necessidade de construção de um entreposto comercial que pudesse abrigar a afamada feira-livre que mobilizava comerciantes e consumidores da região. Isso na época em que não existia a figura do chefe do Executivo, quando as questões administrativas eram resolvidas e encaminhadas pela Câmara Municipal.           

“Um dia de domingo” na tarde de sábado

  Foi num final de tarde de sábado. Aquela escuridão azulada, típica do entardecer, já se irradiava pelo céu de nuvens acinzentadas. No Cruzeiro, as primeiras sombras envolviam as árvores esguias, o casario acanhado, os pedestres vivazes, os automóveis que avançavam pelas cercanias. No bar antigo – era escuro, piso áspero, paredes descoradas, mesas e cadeiras plásticas – a clientela espalhava-se pelas mesas, litrinhos e litrões esvaziando-se com regularidade. Foi quando o aparelho de som lançou a canção inesperada: “ ... Eu preciso te falar, Te encontrar de qualquer jeito Pra sentar e conversar, Depois andar de encontro ao vento”. Na mesa da calçada, um sujeito de camiseta regata e bermuda de surfista suspendeu a ruidosa conversa, esticou as pernas, sacudiu os pés enfiados numa sandália de dedo. Os olhos percorriam as árvores, a torre da igreja do outro lado da praça, os táxis estacionados. No que pensava? Difícil descobrir. Mas contraiu o rosto numa careta breve, uma express