Pular para o conteúdo principal

Feira não terá um milhão de habitantes

Durante muito tempo se falou que, em pouco tempo, a Feira de Santana alcançaria o seu milhão de habitantes, tornando-se uma metrópole. Matéria publicada nesta Tribuna Feirense semana passada sinaliza que, em 2010, o número de habitantes será de aproximadamente 550 mil pessoas, contrariando a estimativa populacional do próprio IBGE, que colocava o município muito próximo da marca dos 600 mil habitantes. Um conjunto de transformações ocorridas na sociedade brasileira ao longo da última década explica a expansão menor.

A mais evidente mudança é a redução paulatina da taxa de fecundidade. Na média, atualmente as mulheres têm pouco mais de dois filhos, o suficiente apenas para repor a população. Quanto mais escolarizadas, menor o número de filhos. É evidente que essa tendência se verifica também na Feira de Santana.

Para um município se manter crescendo significativamente seria necessário, então, um contínuo fluxo de migrantes. O que ocorre, todavia, é que o êxodo rural – principal fonte de expansão populacional das grandes cidades – também vem caindo e a própria melhoria das condições de sobrevivência no campo e em cidades menores reduz o incentivo à migração.

Assim, é possível especular que talvez a Feira de Santana nunca alcance a marca dos 700 mil habitantes ou se estabilize em torno desse número. Afinal, estimativas indicam que, em 2030, o Brasil alcançará 206 milhões de habitantes e, a partir de então, a população total começará a declinar, assim como ocorre em muitos países desenvolvidos. Em 2040, por exemplo, estima-se que serão 204 milhões de brasileiros.


Vantagens

Com uma expansão urbana em patamares civilizados a Feira de Santana tem tudo para se tornar uma cidade com maior qualidade de vida. Por um lado não viverá as neuroses das grandes metrópoles brasileiras, como o trânsito caótico, a poluição e os graves problemas de infraestrutura urbana. Por outro lado, oferecerá produtos e serviços não disponíveis nas pequenas cidades e a possibilidade de uma vida mais dinâmica que nos longínquos recantos do interior.

A expansão controlada também apresenta outras virtudes: ausência da selvagem especulação imobiliária das grandes cidades, distâncias menores e possibilidades de se promover o planejamento urbano com qualidade, corrigindo problemas crônicos atualmente, como as habitações precárias e a ausência de saneamento.

Fala-se que população menor implica em menor repasse de recursos federais e estaduais. Esse raciocínio, no entanto, é contraditório: afinal, população maior significa mais pobreza, mais problemas de infraestrutura e – ao final das contas – mais dificuldades que aumentos de repasses não necessariamente resolvem.

Realidade

O fato é que o Censo 2010 oferece informações valiosas que podem servir de insumo para se promover a requalificação do planejamento do município. A população está se tornando mais idosa, haverá menor demanda pelo ensino fundamental e a redução no ritmo da expansão urbana permitirá atacar alguns problemas em espaços já consolidados.

Infelizmente a concepção de políticas públicas ainda não costuma levar em conta informações relevantes coletadas por instituições de pesquisa como o IBGE. A velocidade com que se processam certas transformações, no entanto, leva a deduzir que mudanças são necessárias nas agendas dos governos, principalmente no que se refere às questões demográficas.

Ao que parece o Censo 2010 vem confirmar tendências que se desenhavam em levantamentos anteriores, mas a uma velocidade maior. Cai por terra o mito do milhão de habitantes na Feira de Santana, mas fica a expectativa de uma cidade melhor planejada, com menos problemas e mais qualidade de vida para a população.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Parlamento não digere a democracia virtual

A tentativa do Congresso Nacional de cercear a liberdade de opinião através da Internet é ao mesmo tempo preocupante e alvissareira. Preocupante por motivos óbvios: trata-se de mais uma ingerência – ou tentativa – da classe política de cercear a liberdade de opinião que a Constituição de 1988 prevê e que, até recentemente, era exercida apenas pelos poucos “privilegiados” que tinham acesso aos meios de comunicação convencionais, como jornais impressos, emissoras de rádio e televisão. Por outro lado, é alvissareira por dois motivos: primeiro porque o acesso e o uso da Internet como meio de comunicação no Brasil vem se difundindo, alcançando dezenas de milhões de brasileiros que integram o universo de “incluídos digitais”. Segundo, porque a expansão já causa imensa preocupação na Câmara e no Senado, onde se tenta forjar amarras inúteis no longo prazo. Semana passada a ingerência e a incompreensão do que representa o fenômeno da Internet eram visíveis através das imagens da TV Senado:

Cultura e História no Mercado de Arte Popular

                                Um dos espaços mais relevantes da história da Feira de Santana é o chamado Mercado de Arte Popular , o MAP. Às vésperas de completar 100 anos – foi inaugurado formalmente em 27 de março de 1915 – o entreposto foi se tornando uma necessidade ainda no século XIX, mas só começou a sair do papel de fato em 1906, quando a Câmara Municipal aprovou o empréstimo de 100 contos de réis que deveria custear sua construção.   Atualmente, o MAP passa por mais uma reforma que, conforme previsão da prefeitura, deverá ser concluída nos próximos meses.                 Antes mesmo da proclamação da República, em 1889, já se discutia na Feira de Santana a necessidade de construção de um entreposto comercial que pudesse abrigar a afamada feira-livre que mobilizava comerciantes e consumidores da região. Isso na época em que não existia a figura do chefe do Executivo, quando as questões administrativas eram resolvidas e encaminhadas pela Câmara Municipal.           

“Um dia de domingo” na tarde de sábado

  Foi num final de tarde de sábado. Aquela escuridão azulada, típica do entardecer, já se irradiava pelo céu de nuvens acinzentadas. No Cruzeiro, as primeiras sombras envolviam as árvores esguias, o casario acanhado, os pedestres vivazes, os automóveis que avançavam pelas cercanias. No bar antigo – era escuro, piso áspero, paredes descoradas, mesas e cadeiras plásticas – a clientela espalhava-se pelas mesas, litrinhos e litrões esvaziando-se com regularidade. Foi quando o aparelho de som lançou a canção inesperada: “ ... Eu preciso te falar, Te encontrar de qualquer jeito Pra sentar e conversar, Depois andar de encontro ao vento”. Na mesa da calçada, um sujeito de camiseta regata e bermuda de surfista suspendeu a ruidosa conversa, esticou as pernas, sacudiu os pés enfiados numa sandália de dedo. Os olhos percorriam as árvores, a torre da igreja do outro lado da praça, os táxis estacionados. No que pensava? Difícil descobrir. Mas contraiu o rosto numa careta breve, uma express