Pular para o conteúdo principal

Notícias lamentáveis



Semana passada a edição impressa da Tribuna Feirense trouxe duas notícias lamentáveis. A primeira delas é que estudantes residentes na zona rural do município têm aulas em uma casa de farinha, espaço absolutamente inadequado para que crianças ou adolescentes desenvolvam atividades escolares. A outra é que a abertura do restaurante popular no Centro de Abastecimento – o que constitui uma realização elogiável – absorveu boa parte da clientela dos restaurantes que funcionam no entreposto, levando-os ao risco de falência e à perda de muitos postos de trabalho. Ambos os fatos demonstram fragilidades dos gestores do município nos últimos anos.

Feira de Santana é uma cidade que recebe recursos significativos para a manutenção do ensino fundamental através de repasses federais. E mesmo que sejam insuficientes, resta a alternativa de se investir recursos próprios, o que demonstraria o interesse dos gestores em oferecer uma educação de qualidade.

É inconcebível, portanto, que jovens e crianças tenham que se adaptar a uma casa de farinha para estudar. Tomara que a prefeitura adote uma solução imediata providenciando transporte escolar para que os estudantes possam pelo menos freqüentar aulas em uma escola de verdade, mesmo que mal-conservada, como quase todas as escolas da zona rural e da periferia de Feira de Santana.

Episódios recentes, como a demora na oferta da merenda no primeiro semestre do ano passado e o desvio da mesma merenda de um depósito da prefeitura flagrado em meados do ano mostram que o problema é muito mais de gestão que de falta de recursos.

Centro de Abstecimento

Há uns três anos, fiz um artigo nesta mesma Tribuna Feirense alertando que a construção de um restaurante no Centro de Abastecimento ia afetar a atividade dos comerciantes de alimentos. A obra é bem vinda, mas faltou política pública – ou gestão – para qualificar os comerciantes, direcionar suas atividades especializando-os e prepará-los para o novo cenário.

Nada disso foi feito e essas pessoas agora sofrem as conseqüências da omissão do poder público no bolso. Postos de trabalho podem ser perdidos com a queda nas vendas, porque alternativas não se colocam no curto prazo. Resta à prefeitura – ou ao governo do Estado, caso seja acionado – estudar a situação e apresentar medidas paliativas.

Há muito tempo, a propósito, o Centro de Abastecimento é gerido através de paliativos. Improvisam-se reformas, fazem-se “puxadinhos” sem respaldo técnico, improvisa-se o recolhimento do lixo, improvisa-se na qualificação do espaço. Lamentável para um entreposto que deveria ser motivo de orgulho para a Feira de Santana.



Mais



Infelizmente a cidade ainda vive no tempo em que governar era calçar ruas com paralelepípedos, inclusive sem saneamento básico ou quaisquer outras melhorias. O máximo de modernidade que se permite é a construção de uma meia-dúzia de viadutos de prioridade duvidosa, favorecendo basicamente quem tem carro.

Educação, saúde, qualificação profissional, políticas de inclusão social e de defesa do meio-ambiente estão, a cada dia, mais presentes nas demandas da sociedade. Feira de Santana, todavia, ainda vive no tempo dos paralelepípedos jogados junto a montes de areia, atormentando a vida dos cidadãos, mas sinalizando que o “prefeito está trabalhando”.

“Trabalho” hoje exige capital intelectual e capacidade de enxergar os problemas. Quem mais enfrenta problemas são os mais pobres, que devem constituir o foco principal dos governantes. O noticiário da Tribuna Feirense mostra que, na Feira de Santana, ainda não chegamos no século XXI em termos de administração pública.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Parlamento não digere a democracia virtual

A tentativa do Congresso Nacional de cercear a liberdade de opinião através da Internet é ao mesmo tempo preocupante e alvissareira. Preocupante por motivos óbvios: trata-se de mais uma ingerência – ou tentativa – da classe política de cercear a liberdade de opinião que a Constituição de 1988 prevê e que, até recentemente, era exercida apenas pelos poucos “privilegiados” que tinham acesso aos meios de comunicação convencionais, como jornais impressos, emissoras de rádio e televisão. Por outro lado, é alvissareira por dois motivos: primeiro porque o acesso e o uso da Internet como meio de comunicação no Brasil vem se difundindo, alcançando dezenas de milhões de brasileiros que integram o universo de “incluídos digitais”. Segundo, porque a expansão já causa imensa preocupação na Câmara e no Senado, onde se tenta forjar amarras inúteis no longo prazo. Semana passada a ingerência e a incompreensão do que representa o fenômeno da Internet eram visíveis através das imagens da TV Senado:

Cultura e História no Mercado de Arte Popular

                                Um dos espaços mais relevantes da história da Feira de Santana é o chamado Mercado de Arte Popular , o MAP. Às vésperas de completar 100 anos – foi inaugurado formalmente em 27 de março de 1915 – o entreposto foi se tornando uma necessidade ainda no século XIX, mas só começou a sair do papel de fato em 1906, quando a Câmara Municipal aprovou o empréstimo de 100 contos de réis que deveria custear sua construção.   Atualmente, o MAP passa por mais uma reforma que, conforme previsão da prefeitura, deverá ser concluída nos próximos meses.                 Antes mesmo da proclamação da República, em 1889, já se discutia na Feira de Santana a necessidade de construção de um entreposto comercial que pudesse abrigar a afamada feira-livre que mobilizava comerciantes e consumidores da região. Isso na época em que não existia a figura do chefe do Executivo, quando as questões administrativas eram resolvidas e encaminhadas pela Câmara Municipal.           

Patrimônio Cultural de Feira de Santana I

A Sede da Prefeitura Municipal A história do prédio da Prefeitura Municipal de Feira de Santana começou há 129 anos, em 1880. Naquela oportunidade, a Câmara Municipal adquiriu o imóvel para sediar o Executivo, que não dispunha de instalações adequadas. Hoje talvez cause estranheza a iniciativa partir do Legislativo, mas é que naqueles anos os vereadores acumulavam o papel reservado aos atuais prefeitos. Em 1906 o município crescia e o prédio de então já não atendia às necessidades do Executivo. Foi, então, adquirido um outro imóvel utilizado como anexo da prefeitura. Passaram-se 14 anos e veio a iniciativa de se construir um prédio único e que abrigasse com comodidade a administração municipal. Após a autorização da construção da nova sede em 1920, o intendente Bernardino Bahia lançou a pedra fundamental em 1921. O engenheiro Acciolly Ferreira da Silva assumiu a responsabilidade técnica. No início do século XX Feira de Santana experimentou uma robusta expansão urbana. Além do prédio da