Pular para o conteúdo principal

A retomada sutil das feiras-livres (II)


Semana passada abordamos um fenômeno curioso que vem ocorrendo na Feira de Santana nos últimos anos: o retorno de camelôs e feirantes às ruas do centro comercial, mesmo com a resistência de muitos comerciantes e com a existência de um Centro de Abastecimento (CAF) que, em tese, deveria absorver esses vendedores. Há em curso, portanto, um processo de “retorno” da antiga feira-livre ao centro da cidade, depois da remoção, três décadas atrás, para o CAF. Esse processo, a propósito, não tem nada de novo e remonta a apenas alguns anos após a realização da transferência.

Conforme apontado, o retorno não se deu sem conflitos: os protestos de lojistas são constantes, eventualmente a prefeitura reordena os espaços e solta o “rapa” para reprimir e apreender mercadorias dos ambulantes, mas os problemas sociais enfrentados pelo país acabam empurrando muitos, sem alternativa, para a atividade.

Até o início da segunda metade do século XX a feira-livre era o principal motor da economia feirense: direta ou indiretamente boa parte da população dependia da atividade e era natural, portanto, que a lógica de ocupação dos espaços urbanos se submetesse à própria lógica da feira-livre.

A industrialização dos anos 1960, a expansão urbana e o fortalecimento comercial puseram em xeque a precedência da feira sobre a ocupação dos espaços. Surge, pois, o poder público para mediar o conflito, lançando a proposta de construção do CAF e reservando o centro comercial para atividades mais “nobres”: bancos, grandes lojas e empresas prestadoras de serviços.

Transformações

A mudança forçada produziu insatisfações que se desdobraram nos anos seguintes. Essas insatisfações resultaram em conflitos, que obrigaram a prefeitura a atuar continuamente na mediação. Daí o surgimento do “Feiraguai” e dos pequenos espaços para comercialização de frutas e verduras, quando se tentou concentrar o que se espalhava desordenadamente pelas ruas do centro.

Os conflitos no centro da cidade, as dificuldades de acesso que foram surgindo e a própria especulação imobiliária produziram um efeito interessante: a desconcentração de algumas atividades mais “sofisticadas” das ruas centrais. Similar aos que ocorreu em outras grandes cidades, mas com inegáveis particularidades.

Nesse contexto surgiu, portanto, o primeiro grande shopping center na avenida João Durval, distante cerca de 3,7 quilômetros do centro da cidade. Os bancos, por sua vez, priorizaram a abertura de novas agências em pontos mais distantes da aglomeração dos feirantes e camelôs, nas avenidas Getúlio Vargas e Maria Quitéria.

Reconfiguração

Houve, inclusive, o surgimento de boulevards e de algumas lojas ao longo da Getúlio Vargas, mais afastadas do centro comercial, fortalecendo esse processo decretado pelos bancos e grandes empresários. A redução dos conflitos favoreceu a ampliação do número de camelôs e feirantes, fortalecidos pelo crescimento econômico mais visível nos últimos anos.

A atividade comercial na Feira de Santana perdeu a homogeneidade característica das primeiras etapas das atividades mercantis, ganhando complexidade à medida que surgiam setores econômicos robustos, como a indústria, os serviços e o próprio comércio, em parte desvinculado da clientela da tradicional feira-livre.

Uma das faces dessa transição foi o conflito inicial pelas áreas mais nobres do centro da cidade. Posteriormente, o crescimento foi responsável pela adoção de novas estratégias locacionais pelos segmentos mais abastados, reduzindo as tensões e permitindo a “retomada” da antiga feira-livre sob novas nuanças, apontadas no artigo da semana passada.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Parlamento não digere a democracia virtual

A tentativa do Congresso Nacional de cercear a liberdade de opinião através da Internet é ao mesmo tempo preocupante e alvissareira. Preocupante por motivos óbvios: trata-se de mais uma ingerência – ou tentativa – da classe política de cercear a liberdade de opinião que a Constituição de 1988 prevê e que, até recentemente, era exercida apenas pelos poucos “privilegiados” que tinham acesso aos meios de comunicação convencionais, como jornais impressos, emissoras de rádio e televisão. Por outro lado, é alvissareira por dois motivos: primeiro porque o acesso e o uso da Internet como meio de comunicação no Brasil vem se difundindo, alcançando dezenas de milhões de brasileiros que integram o universo de “incluídos digitais”. Segundo, porque a expansão já causa imensa preocupação na Câmara e no Senado, onde se tenta forjar amarras inúteis no longo prazo. Semana passada a ingerência e a incompreensão do que representa o fenômeno da Internet eram visíveis através das imagens da TV Senado:

Cultura e História no Mercado de Arte Popular

                                Um dos espaços mais relevantes da história da Feira de Santana é o chamado Mercado de Arte Popular , o MAP. Às vésperas de completar 100 anos – foi inaugurado formalmente em 27 de março de 1915 – o entreposto foi se tornando uma necessidade ainda no século XIX, mas só começou a sair do papel de fato em 1906, quando a Câmara Municipal aprovou o empréstimo de 100 contos de réis que deveria custear sua construção.   Atualmente, o MAP passa por mais uma reforma que, conforme previsão da prefeitura, deverá ser concluída nos próximos meses.                 Antes mesmo da proclamação da República, em 1889, já se discutia na Feira de Santana a necessidade de construção de um entreposto comercial que pudesse abrigar a afamada feira-livre que mobilizava comerciantes e consumidores da região. Isso na época em que não existia a figura do chefe do Executivo, quando as questões administrativas eram resolvidas e encaminhadas pela Câmara Municipal.           

“Um dia de domingo” na tarde de sábado

  Foi num final de tarde de sábado. Aquela escuridão azulada, típica do entardecer, já se irradiava pelo céu de nuvens acinzentadas. No Cruzeiro, as primeiras sombras envolviam as árvores esguias, o casario acanhado, os pedestres vivazes, os automóveis que avançavam pelas cercanias. No bar antigo – era escuro, piso áspero, paredes descoradas, mesas e cadeiras plásticas – a clientela espalhava-se pelas mesas, litrinhos e litrões esvaziando-se com regularidade. Foi quando o aparelho de som lançou a canção inesperada: “ ... Eu preciso te falar, Te encontrar de qualquer jeito Pra sentar e conversar, Depois andar de encontro ao vento”. Na mesa da calçada, um sujeito de camiseta regata e bermuda de surfista suspendeu a ruidosa conversa, esticou as pernas, sacudiu os pés enfiados numa sandália de dedo. Os olhos percorriam as árvores, a torre da igreja do outro lado da praça, os táxis estacionados. No que pensava? Difícil descobrir. Mas contraiu o rosto numa careta breve, uma express