Pular para o conteúdo principal

Transporte de qualidade exige mais que ônibus novo


Em meados de janeiro a frota de ônibus novos, pertencente às empresas vencedoras da licitação ocorrida ano passado, começou a circular com estardalhaço pelas ruas da Feira de Santana. Dizia-se – com razão – que pela primeira vez o feirense dispunha de uma frota inteira de veículos totalmente novos para circular pela cidade. Nesse sentido, não restam dúvidas que houve um avanço elogiável em relação à triste realidade que sempre caracterizou o transporte coletivo no município, sobretudo nos últimos anos. Afinal, o feirense vinha penando há tempos circulando em veículos velhos e malcuidados.
A disponibilidade de veículos novos é uma das medidas mais importantes para garantir o mínimo de dignidade ao transporte público em qualquer lugar pretensamente civilizado. No entanto, ao contrário do que alguns podem imaginar, não é a única iniciativa e, isoladamente, por si só, é incapaz de assegurar o funcionamento exitoso do sistema. É a percepção que parece estar faltando na Feira de Santana.
Essencialmente, o município convive com um conjunto de problemas estruturais no transporte público sobre o qual a oferta de ônibus novos não produz nenhum efeito: terminais e demais equipamentos – como os pontos de ônibus – precários e mal conservados; roteiros equivocados, que não atendem às demandas dos usuários; quantidade de ônibus insuficiente, sobretudo em bairros periféricos; vias de circulação em situação precária; e valores das tarifas elevados.
Há anos os chamados terminais de integração na Feira de Santana apresentam condições deploráveis: sujeira, insegurança, sanitários interditados, assentos quebrados e estruturas danificadas, o que torna penosa a permanência dos feirenses nesses espaços. Isso sem contar os prolongados descansos autoconcedidos por motoristas e cobradores quando chegam aos terminais. Pelas ruas, os pontos não oferecem o mínimo de conforto ao passageiro, isso quando os vândalos não se dedicam a danificar o que existe.
Outra grande queixa dos feirenses é o roteiro das linhas: trajetos irracionais somam-se à concentração de veículos por determinadas vias do centro da cidade – como a avenida Senhor dos Passos – e, por outro lado, equipamentos essenciais à vida da cidade, como a Rodoviária, contam com o fluxo de pouquíssimos ônibus. Essa distribuição irracional dos roteiros leva o feirenses a extensos deslocamentos ou à espera de mais um ônibus para chegar ao destino.

Mais problemas

A oferta limitada de ônibus é outro problema que, embora parcialmente atenuado nos últimos dias, continua causando transtornos. O drama é maior exatamente nos bairros periféricos e densamente povoados – como os conjuntos populares que surgiram nos últimos anos –onde as esperas se arrastam, intermináveis, sobretudo nos fins semana. Para quem tem compromissos, então, é ainda pior.
 É justamente a limitação na oferta do transporte coletivo que alimenta o transporte clandestino, alvo de intensas – e justas – reclamações dos empresários. O transporte clandestino, a propósito, é uma chaga que remonta aos anos 1990 e que, sabe Deus o porquê, prefeito e secretário nenhum consegue erradicar. Precariedade na oferta do transporte convencional e prodigalidade da fiscalização constituem os principais combustíveis que induzem o feirense a recorrer à frota alternativa.
Por fim, é necessário reconhecer que os reajustes cada vez mais constantes na tarifa são um grande estímulo à queda no número de passageiros. Afinal, o País atravessa uma crise econômica intensa que, só no ano passado, varreu quase sete mil empregos no município. Não haveria, portanto, momento mais impróprio para penalizar a população com passagens mais caras. Quem pode, compra uma dessas motonetas e sai adoidado, contribuindo para tornar o trânsito feirense ainda mais infernal.
Há, ainda, um elemento que não se relaciona diretamente à política de transporte público, mas que produz efeitos sensíveis sobre esta: o estado de conservação das ruas e avenidas da cidade. Há bairros cujas vias são um imenso suceder de crateras; na zona rural, basta uma chuva para determinados trechos ficarem intransitáveis. Não é à toa que as fotos de ônibus quebrados são tão comuns nas redes sociais.
Essas questões mostram que a oferta de um sistema de transporte público de qualidade vai além da oferta de uma frota de ônibus inteiramente nova. Noutras palavras, o debate segue necessário, sobretudo em ano de eleição.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Parlamento não digere a democracia virtual

A tentativa do Congresso Nacional de cercear a liberdade de opinião através da Internet é ao mesmo tempo preocupante e alvissareira. Preocupante por motivos óbvios: trata-se de mais uma ingerência – ou tentativa – da classe política de cercear a liberdade de opinião que a Constituição de 1988 prevê e que, até recentemente, era exercida apenas pelos poucos “privilegiados” que tinham acesso aos meios de comunicação convencionais, como jornais impressos, emissoras de rádio e televisão. Por outro lado, é alvissareira por dois motivos: primeiro porque o acesso e o uso da Internet como meio de comunicação no Brasil vem se difundindo, alcançando dezenas de milhões de brasileiros que integram o universo de “incluídos digitais”. Segundo, porque a expansão já causa imensa preocupação na Câmara e no Senado, onde se tenta forjar amarras inúteis no longo prazo. Semana passada a ingerência e a incompreensão do que representa o fenômeno da Internet eram visíveis através das imagens da TV Senado:

Cultura e História no Mercado de Arte Popular

                                Um dos espaços mais relevantes da história da Feira de Santana é o chamado Mercado de Arte Popular , o MAP. Às vésperas de completar 100 anos – foi inaugurado formalmente em 27 de março de 1915 – o entreposto foi se tornando uma necessidade ainda no século XIX, mas só começou a sair do papel de fato em 1906, quando a Câmara Municipal aprovou o empréstimo de 100 contos de réis que deveria custear sua construção.   Atualmente, o MAP passa por mais uma reforma que, conforme previsão da prefeitura, deverá ser concluída nos próximos meses.                 Antes mesmo da proclamação da República, em 1889, já se discutia na Feira de Santana a necessidade de construção de um entreposto comercial que pudesse abrigar a afamada feira-livre que mobilizava comerciantes e consumidores da região. Isso na época em que não existia a figura do chefe do Executivo, quando as questões administrativas eram resolvidas e encaminhadas pela Câmara Municipal.           

“Um dia de domingo” na tarde de sábado

  Foi num final de tarde de sábado. Aquela escuridão azulada, típica do entardecer, já se irradiava pelo céu de nuvens acinzentadas. No Cruzeiro, as primeiras sombras envolviam as árvores esguias, o casario acanhado, os pedestres vivazes, os automóveis que avançavam pelas cercanias. No bar antigo – era escuro, piso áspero, paredes descoradas, mesas e cadeiras plásticas – a clientela espalhava-se pelas mesas, litrinhos e litrões esvaziando-se com regularidade. Foi quando o aparelho de som lançou a canção inesperada: “ ... Eu preciso te falar, Te encontrar de qualquer jeito Pra sentar e conversar, Depois andar de encontro ao vento”. Na mesa da calçada, um sujeito de camiseta regata e bermuda de surfista suspendeu a ruidosa conversa, esticou as pernas, sacudiu os pés enfiados numa sandália de dedo. Os olhos percorriam as árvores, a torre da igreja do outro lado da praça, os táxis estacionados. No que pensava? Difícil descobrir. Mas contraiu o rosto numa careta breve, uma express