Pular para o conteúdo principal

O espetáculo do futebol amador

            Numa cidade com poucas alternativas de lazer como a Feira de Santana, o futebol amador dos finais de semana cumpre a função de divertir, entreter e congregar um número de pessoas difícil de ser mensurado. Enquanto centenas de atletas correm atrás da bola em dezenas de campos espalhados pelos diversos bairros da cidade nas manhãs de domingo, milhares de expectadores acompanham atentos, vibrando e torcendo por suas equipes.
Essa atividade se desenvolve em praças esportivas razoavelmente estruturadas – como na Vila Olímpica dos Amadores ou no Beira-Riacho, ali ao lado do Centro de Abastecimento – ou em campos duros de terra batida, nos quais a boa-vontade dos apaixonados por futebol ajuda a superar inúmeras deficiências.
Um exemplo do que a paixão pelo futebol pode produzir é o próprio Campeonato Feirense de Amadores, que há décadas reúne equipes de bairros diversos, que se enfrentam em partidas aguardadas com imensa expectativa ao longo da semana. Organizada sob a tutela da Liga Feirense de Desportos, a competição retrata a tenacidade e o empenho dos incontáveis cartolas do futebol amador feirense.
O futebol amador feirense, porém, vai muito além dessa competição. Alguns bairros estruturam suas próprias ligas – quase sempre informais – que mobilizam atletas, organizam competições, convocam a torcida e lutam para oferecer infra-estrutura para a realização das partidas e algum conforto para o expectador.
Política Pública
O apoio ao esporte amador é uma política pública que envolve a aplicação de recursos modestos, mas que produz resultados bastante expressivos. Um dos mais óbvios é o incentivo às práticas esportivas que ajudam a prevenir doenças e manter o corpo saudável.
Um dos segmentos mais favorecidos pelo apoio oficial ao esporte é a juventude. Por um lado, contribui para manter adolescentes e adultos jovens afastados do flagelo das drogas; por outro lado, permite a inserção social através do convívio em grupo e da dedicação a uma atividade saudável também sob a dimensão social.
Embora exposto a eventuais “lambanças” e até a agressões físicas durante as partidas, o futebol amador cumpre o papel importante de congregar pessoas – muitas delas humildes que não dispõem de expressivas alternativas de convívio social – e de permitir uma integração muito salutar o que, em linhas gerais, contribui para uma harmonia social difícil de se ver nos dias atuais.
Atividade Econômica
Há quem veja como principal – talvez única – função dos campeonatos amadores de futebol a revelação de novos talentos que ingressarão em times profissionais e ganharão fortunas. Um dos produtos do futebol amador é, de fato, o atleta talentoso que pode ser acolhido por grandes equipes.
Isso, porém, é exceção e muita gente desperdiça parte da juventude perseguindo a ilusão de surgir para o futebol profissional. Alguns abdicam do convívio familiar, do trabalho e dos estudos e enveredam na roda-viva das “peneiras” e da dependência em relação a empresários inescrupulosos. Com as frustrações e o passar dos anos, voltam-se para a vida verdadeira, mais velhos e pouco qualificados para o trabalho.
            É saudável saber que o futebol amador vai muito além dessa visão estreita. O esporte nos finais de semana congrega, harmoniza, promove inclusão social, afasta da tragédia das drogas, valoriza a saúde e – às vezes – ajuda a revelar um jovem talento. Tudo isso temperado pela alegria espontânea do torcedor brasileiro.
           

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Parlamento não digere a democracia virtual

A tentativa do Congresso Nacional de cercear a liberdade de opinião através da Internet é ao mesmo tempo preocupante e alvissareira. Preocupante por motivos óbvios: trata-se de mais uma ingerência – ou tentativa – da classe política de cercear a liberdade de opinião que a Constituição de 1988 prevê e que, até recentemente, era exercida apenas pelos poucos “privilegiados” que tinham acesso aos meios de comunicação convencionais, como jornais impressos, emissoras de rádio e televisão. Por outro lado, é alvissareira por dois motivos: primeiro porque o acesso e o uso da Internet como meio de comunicação no Brasil vem se difundindo, alcançando dezenas de milhões de brasileiros que integram o universo de “incluídos digitais”. Segundo, porque a expansão já causa imensa preocupação na Câmara e no Senado, onde se tenta forjar amarras inúteis no longo prazo. Semana passada a ingerência e a incompreensão do que representa o fenômeno da Internet eram visíveis através das imagens da TV Senado:

Cultura e História no Mercado de Arte Popular

                                Um dos espaços mais relevantes da história da Feira de Santana é o chamado Mercado de Arte Popular , o MAP. Às vésperas de completar 100 anos – foi inaugurado formalmente em 27 de março de 1915 – o entreposto foi se tornando uma necessidade ainda no século XIX, mas só começou a sair do papel de fato em 1906, quando a Câmara Municipal aprovou o empréstimo de 100 contos de réis que deveria custear sua construção.   Atualmente, o MAP passa por mais uma reforma que, conforme previsão da prefeitura, deverá ser concluída nos próximos meses.                 Antes mesmo da proclamação da República, em 1889, já se discutia na Feira de Santana a necessidade de construção de um entreposto comercial que pudesse abrigar a afamada feira-livre que mobilizava comerciantes e consumidores da região. Isso na época em que não existia a figura do chefe do Executivo, quando as questões administrativas eram resolvidas e encaminhadas pela Câmara Municipal.           

“Um dia de domingo” na tarde de sábado

  Foi num final de tarde de sábado. Aquela escuridão azulada, típica do entardecer, já se irradiava pelo céu de nuvens acinzentadas. No Cruzeiro, as primeiras sombras envolviam as árvores esguias, o casario acanhado, os pedestres vivazes, os automóveis que avançavam pelas cercanias. No bar antigo – era escuro, piso áspero, paredes descoradas, mesas e cadeiras plásticas – a clientela espalhava-se pelas mesas, litrinhos e litrões esvaziando-se com regularidade. Foi quando o aparelho de som lançou a canção inesperada: “ ... Eu preciso te falar, Te encontrar de qualquer jeito Pra sentar e conversar, Depois andar de encontro ao vento”. Na mesa da calçada, um sujeito de camiseta regata e bermuda de surfista suspendeu a ruidosa conversa, esticou as pernas, sacudiu os pés enfiados numa sandália de dedo. Os olhos percorriam as árvores, a torre da igreja do outro lado da praça, os táxis estacionados. No que pensava? Difícil descobrir. Mas contraiu o rosto numa careta breve, uma express