Pular para o conteúdo principal

Riqueza e cultura das feiras-livres


Há duas semanas tivemos a oportunidade de apresentar um ensaio sobre o comércio informal no centro de Feira de Santana no 37º Congresso Brasileiro de Estudos Rurais e Urbanos promovido pela faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP). O ensaio que originou a apresentação foi gestado a partir de dois artigos publicados na Tribuna Feirense no início do ano. A principal ideia defendida – no artigo e no ensaio – é de que a feira-livre retornou mudada para as ruas centrais da cidade, com uma nova forma de organização espacial e com novos produtos e serviços.

No debate que se seguiu à apresentação fiquei sabendo da importância que alguns estudiosos da USP atribuem a trabalhos relacionados à dinâmica de feiras-livres, à organização do comércio informal no centro da principal metrópole brasileira e, sobretudo, ao papel que esses espaços desempenham na construção ou transformação de processos culturais.

É evidente que, com o crescimento das cidades e a diversificação das atividades econômicas, as feiras-livres perderam a importância de principal dínamo dos processos culturais. Metrópoles e grandes cidades se fragmentaram culturalmente, manifestando múltiplas feições. Parte dessas feições está no comércio informal e nas feiras-livres.

Tempos atrás Caetano Veloso comparou Feira de Santana a São Paulo. Guardando as devidas proporções, ambas resultam de processos semelhantes, como centros econômicos polarizadores e receptores de grandes fluxos de migrantes, que aportaram em ambas em busca de melhores condições de vida.

Comércio Informal

Outra semelhança entre as duas cidades reside no comércio informal em si. Lá a rua 25 de Março atrai comerciantes do Brasil inteiro e movimenta somas difíceis de mensurar. Na Feira de Santana consolidou-se o “Feiraguai”, com toda a confusão de feirenses e visitantes que buscam adquirir desde produtos banais – como adesivos infantis, por exemplo – até produtos sofisticados que muitas vezes não estão acessíveis sequer no comércio formal.

A Feira de Santana, todavia, apresenta o diferencial de manter no próprio centro da cidade um movimentado comércio de frutas, verduras e legumes que não se vê na capital paulista. E ainda temos, bastante característico, um forte traço cultural, a preservação da identidade com essa forma de mercadejar.

Isso tudo sem considerar o Centro de Abastecimento, que nos últimos anos ganhou em dinamismo e constitui o principal entreposto comercial da região, com clientela de mais de cem municípios.

Olhar Diferente

Nos últimos anos evoluímos o bastante para perceber que a riqueza vai além dos bens materiais tangíveis – aquilo que se pode tocar -, mas também se manifesta no intangível, nos conhecimentos, nos saberes e na cultura. E aprendemos que preservar a cultura é relevante.

Na Feira de Santana ainda precisamos avançar no sentido de preservar, conhecer e valorizar nossa própria história. Isso não significa renunciar ao progresso ou aos avanços que são inevitáveis e necessários: pelo contrário, nos conhecendo mais podemos planejar melhor o futuro e torná-lo mais compatível com o que desejamos.

Mesmo que alguns torçam a cara e desprezem a cultura popular que se construiu com as feiras-livres durante quase dois séculos, ela existe e deve ser valorizada e mais conhecida. As feira-livres não merecem o tratamento preconceituoso que se utilizou para removê-la do centro da cidade nos anos 1970, sob o discurso do progresso e da prosperidade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Parlamento não digere a democracia virtual

A tentativa do Congresso Nacional de cercear a liberdade de opinião através da Internet é ao mesmo tempo preocupante e alvissareira. Preocupante por motivos óbvios: trata-se de mais uma ingerência – ou tentativa – da classe política de cercear a liberdade de opinião que a Constituição de 1988 prevê e que, até recentemente, era exercida apenas pelos poucos “privilegiados” que tinham acesso aos meios de comunicação convencionais, como jornais impressos, emissoras de rádio e televisão. Por outro lado, é alvissareira por dois motivos: primeiro porque o acesso e o uso da Internet como meio de comunicação no Brasil vem se difundindo, alcançando dezenas de milhões de brasileiros que integram o universo de “incluídos digitais”. Segundo, porque a expansão já causa imensa preocupação na Câmara e no Senado, onde se tenta forjar amarras inúteis no longo prazo. Semana passada a ingerência e a incompreensão do que representa o fenômeno da Internet eram visíveis através das imagens da TV Senado:

Cultura e História no Mercado de Arte Popular

                                Um dos espaços mais relevantes da história da Feira de Santana é o chamado Mercado de Arte Popular , o MAP. Às vésperas de completar 100 anos – foi inaugurado formalmente em 27 de março de 1915 – o entreposto foi se tornando uma necessidade ainda no século XIX, mas só começou a sair do papel de fato em 1906, quando a Câmara Municipal aprovou o empréstimo de 100 contos de réis que deveria custear sua construção.   Atualmente, o MAP passa por mais uma reforma que, conforme previsão da prefeitura, deverá ser concluída nos próximos meses.                 Antes mesmo da proclamação da República, em 1889, já se discutia na Feira de Santana a necessidade de construção de um entreposto comercial que pudesse abrigar a afamada feira-livre que mobilizava comerciantes e consumidores da região. Isso na época em que não existia a figura do chefe do Executivo, quando as questões administrativas eram resolvidas e encaminhadas pela Câmara Municipal.           

“Um dia de domingo” na tarde de sábado

  Foi num final de tarde de sábado. Aquela escuridão azulada, típica do entardecer, já se irradiava pelo céu de nuvens acinzentadas. No Cruzeiro, as primeiras sombras envolviam as árvores esguias, o casario acanhado, os pedestres vivazes, os automóveis que avançavam pelas cercanias. No bar antigo – era escuro, piso áspero, paredes descoradas, mesas e cadeiras plásticas – a clientela espalhava-se pelas mesas, litrinhos e litrões esvaziando-se com regularidade. Foi quando o aparelho de som lançou a canção inesperada: “ ... Eu preciso te falar, Te encontrar de qualquer jeito Pra sentar e conversar, Depois andar de encontro ao vento”. Na mesa da calçada, um sujeito de camiseta regata e bermuda de surfista suspendeu a ruidosa conversa, esticou as pernas, sacudiu os pés enfiados numa sandália de dedo. Os olhos percorriam as árvores, a torre da igreja do outro lado da praça, os táxis estacionados. No que pensava? Difícil descobrir. Mas contraiu o rosto numa careta breve, uma express